Aviso amarelo devido ao calor termómetros chegam aos 38


Quatro distritos do continente e Madeira sob aviso amarelo devido ao calor: Porto, Leiria, Aveiro e Coimbra

Quatro distritos de Portugal continental e a ilha da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido ao calor, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Porto, Leiria, Aveiro e Coimbra são os distritos abrangidos devido à "persistência de valores elevados da temperatura máxima", até às 18:00 de domingo.

A costa sul da Madeira e o Porto Santo também estão sob aviso amarelo até às 18:00 de domingo devido às temperaturas elevadas.

O IPMA prevê para hoje períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado ou limpo nas regiões norte e centro até meio da manhã. Ainda assim, prevê máximas de 31 em Lisboa, 29 no Porto, 35 em Évora, 34 em Beja e Santarém. Para amanhã, as previsões apontam para uma subida das máximas e que os termómetros cheguem aos 38 em Santarém, 32 no Porto, 34 em Braga, 31 em Bragança.

 

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O vento estará fraco, soprando moderado (20 a 30 km/h), de sueste no Algarve a partir da manhã e do quadrante sul nas terras altas a partir da tarde.

Prevê-se ainda neblina ou nevoeiro matinal no litoral norte e centro, uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões centro e sul e uma subida da temperatura máxima. As temperaturas máximas previstas para hoje são de 31 graus centígrados em Lisboa, 30 no Porto e em Faro.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal