Esquilo vermelho de regresso a Portugal após extinção de séculos


Centenas de anos depois de ter sido dado como extinto em Portugal, o esquilo-vermelho está de regresso ao país, depois de uma expansão a partir da Galiza, em Espanha

De norte a sul de Portugal já foram avistados cerca de 1440 esquilos o que representa um crescimento desde os anos 80, data que marcou o regresso às florestas nacionais.

O Outono é uma boa altura para se avistarem esquilos?




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Maria Júlia Miranda (@turtlefloweer)




Setembro é o mês em que o esquilo apresenta a maior atividade, já tendo sido registadas 11 horas ininterruptas de actividade durante o dia (dados de outros países). Portanto, o Outono é uma óptima época para encontrar esquilos nas florestas.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Gil Frias (@gilfriasphotography)

 

O que fazem os esquilos nesta estação do ano? E no Inverno?

Nesta altura, aumentam o seu consumo e armazenamento de sementes, uma vez que estas existem em abundância no Outono.

Já quando chega o Inverno, a actividade dos esquilos torna-se mais reduzida, cingindo-se às manhãs e às primeiras horas da tarde. Só assim podem conservar energia durante os dias mais frios.







O projecto O Esquilo Vermelho em Portugal, iniciado em Setembro de 2013, está ligado à Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia de Universidade de Aveiro (UA) e recorre à ajuda dos cidadãos para descobrir por onde anda o esquilo vermelho em Portugal. 

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal