10 países mais antigos do mundo

10 países mais antigos do mundo

No dia 5 de outubro de 1143 o Rei Afonso VII de Leão e Castela reconheceu oficialmente a independência do reino forjado à sua custa por D. Afonso Henriques. Desta data nasceu o ditado, que durante anos os alunos eram obrigados a memorizar: 1143, quem não conhece esta data não é bom português

Na história da independência de Portugal existem duas grandes datas. A primeira diz respeito ao reconhecimento por parte de Afonso VII, de Leão e Castela. A segunda, celebrada esta quinta-feira, é a do reconhecimento papal.

 Segundo esta contagem, Portugal está neste momento a caminho dos 845 anos

A verdade, porém, é que aos olhos do mundo de então o mero acordo entre dois reis não tinha valor enquanto não fosse selado com reconhecimento papal. Depois de 1143 a emergente diplomacia portuguesa pôs-se no terreno para obter essa bênção, com D. Afonso Henriques a declarar-se vassalo do sucessor de Pedro. Entretanto, na faixa Atlântica da Península Ibérica procedia-se à reconquista, expulsando os mouros, sabendo que quanto mais esse projeto avançasse, maior o reino, menor a ameaça futura e mais provável seria o Papa ver o novo país como consolidado.

 

Foi no dia 23 de maio de 1179, há precisamente 844 anos, que chegou a tão aguardada bula papal, conhecida pelo nome Manifestis Probatum” em que o Papa Alexandre III, eleito 20 anos antes, deu finalmente o seu assento ao Reino de Portugal.

 

1- Japão

Japão é o país mais antigo do mundo, tendo sido formado em 660 a.C.

 

2- China

O país mais populoso do mundo, a China, é o segundo país mais antigo do mundo. A unificação do país aconteceu no ano de 221 a.C.

 

3- França

Com uma população de quase 70 milhões de pessoas, a França é o terceiro país mais antigo do mundo. O Tratado de Verdun, assinado em 843, determinou sua criação.

 

4- Dinamarca

Dinamarca tem uma população total de 5 milhões de pessoas e alcançou a independência em 958. Em 2001, o porto de Copenhagen, capital do país, se fundiu com o porto de Malmö para criar o Copenhagen Malmö Port, que se destaca atualmente como destino de cruzeiros.

 

5- Áustria

A população total da Áustria é mais de 8 milhões de pessoas. As origens da Áustria moderna remontam ao tempo da dinastia de Habsburg, quando a maioria do país estava sob o Sacro Império Romano. A Áustria é independente desde 976.

 

6- Hungria

A população total da Hungria é de quase 10 milhões. O povo húngaro tem vários subgrupos, segundo suas características linguísticas e culturais locais. O país é independente desde o ano 1000.

 

7- Portugal

Portugal tem atualmente cerca de 10 milhões de habitantes. Em 1139, depois da vitória na batalha de Ourique, D. Afonso Henriques afirma-se como rei de Portugal e com o apoio dos nobres portugueses é aclamado como rei soberano. Nascia, em 1139, o Reino de Portugal. O sétimo país mais antigo do mundo. A independência de Portugal foi consolidada em 1143 com a assinatura do Tratado de Zamora.

 

8- Mongólia

Independente desde 1206, a Mongólia tem pouco mais de 3 milhões de pessoas e não possui costa marítima, está localizado na Ásia Oriental e Central. Ulan Bator atualmente é a capital e cidade mais populosa do país!

 

9- Tailândia

Tailândia tem mais de 68 milhões de pessoas. A população do país é em grande parte rural, e é concentrada nas áreas de cultivo de arroz. O país alcançou a independência em 1238.

 

10- Andorra

Andorra é um dos menores países da Europa e está situada entre a fronteira espanhola e francesa. Sua população total é de cerca de 72 mil pessoas. Tornou-se independente em 1278.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 12 melhores locais para visitar em Monumentos na Guarda

Os 12 melhores locais para visitar em Monumentos na Guarda

Castelo de Alfaiates em SabugalO Castelo de Alfaiates localiza-se na povoação e freguesia de mesmo nome, concelho de Sabugal, distrito da Guarda, em Portugal. Embora erguido em área de planalto, a colina onde assenta, tornou-o num estratégico e importante ponto avançado na defesa da fonteira, em conjunto com a fo...
As 10 melhores actividades para fazer e visitar na Ericeira

As 10 melhores actividades para fazer e visitar na Ericeira

Praia do Pescador Ericeira - MafraA praia dos pescadores, também conhecida por Praia da Ribeira ou Praia do Peixe, localiza-se no centro histórico da Ericeira. Tem os apoios necessários no Verão e é bastante frequentada porque forma um baía, devido ao pontão, onde o mar aqui é sempre...
Roteiro 15 lugares grátis para visitar em Lagos

Roteiro 15 lugares grátis para visitar em Lagos

Praia da Batata Lagos AlgarveA poucos metros do centro histórico da cidade de Lagos, a acolhedora Praia da Batata é ideal para quem não gosta de se sentir isolado. Com ótimas infraestruturas de apoio e rodeada de diversos equipamentos de lazer, entre os quais o Clube de Vela de Lagos, esta praia é palco de regatas...
O que fazer em Monumentos Portalegre os 18 melhores pontos turisticos

O que fazer em Monumentos Portalegre os 18 melhores pontos turisticos

S de PortalegreA Sé de Portalegre localiza-se na freguesia da Sé, cidade e concelho de Portalegre, no distrito de mesmo nome, em Portugal. O bispado de Portalegre foi criado em 1550 por bula do Papa Júlio III, sendo esta uma das três novas dioceses criadas no reinado de D. João III. O primeiro prelado a ser nomea...