É português e é um dos melhores queijos do mundo


O queijo Serra da Estrela DOP é obtido a partir de leite cru de ovelha, da raça Bordaleira da Serra da Estrela ou Churra Mondegueira. É o mais antigo de todos os queijos portugueses, sendo reconhecido internacionalmente pelas suas características organolépticas. Foi introduzido em Portugal pelo povo Romano.

 

Já durante a Idade Média era mencionado nas letras do poeta Gil Vicente. Este queijo representava uma nutritiva e duradoura fonte alimentar, sendo por isso utilizado pelos grandes exploradores durante as suas viagens. O Queijo Serra da Estrela, fabricado pelas mãos das povoações serranas há centenas de anos, é hoje em dia um dos queijos mais famosos e mais apreciados em todo o mundo.

Delicie-se com o seu sabor intenso e a sua pasta amanteigada. O Queijo Serra da Estrela coloca à mesa dos portugueses uma tradição artesanal ímpar e toda a generosidade da paisagem natural da Serra da Estrela.

 

Área de produção: A área geográfica de produção do Queijo Serra da Estrela DOP abrange os concelhos de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu, nos distritos de Viseu, Coimbra, Guarda e Castelo Branco.

 

História: O Queijo Serra da Estrela DOP é o mais antigo de todos os queijos portugueses, sendo reconhecido internacionalmente pelas suas características organolépticas.


Foi introduzido em Portugal pelo povo Romano. Já durante a Idade Média era mencionado nas letras do poeta Gil Vicente.
Em 1287, o Rei Dom Diniz criou a primeira queijaria no concelho de Celorico da Beira, na região da Serra da Estrela.
Este queijo representava uma nutritiva e duradoura fonte alimentar, sendo por isso utilizado pelos grandes exploradores durante as suas viagens. Em 1885 chega às cidades de Lisboa e Porto, aumentando a sua fama.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal