A ilha Deserta, também conhecida por ilha da Barreta, é uma ilha-barreira situada na Ria Formosa, e é o território mais a sul de Portugal Continental. A ilha é desabitada e é essencialmente uma reserva natural, além de possuir uma longa praia de areia, a praia da Barreta, pouco frequentada
O concelho de Faro engloba a península do Ancão e as Ilhas da Barreta (Deserta) e da Culatra. Aqui está também presente o Parque Natural da Ria Formosa, símbolo de uma notável biodiversidade ecológica.Cerca de 11 km de silêncio e sossego caracterizam a Ilha Deserta, onde tudo parece encaixar-se perfeitamente entre mundos tão distintos como a terra, o mar e o ar.
A areia respira de vida, alimentando várias espécies de moluscos: amêijoas, búzios e muitas outras conchas.
O cordão dunar mantém preservada a sua vegetação original e a flora encontra o seu máximo esplendor escondendo, na encosta interior as espécies mais frágeis. Aqui a fauna também se encontra protegida, podendo-se observar Borrelhos, Garajaus, Andorinhas do Mar, Gaivinas ou Chiretas.
A partir do pontão de embarque pode optar por realizar um interessante percurso ambiental.
Este percurso é circular, inicia-se num passadiço de madeira (no lado da Ria) e termina no areal da praia (do lado da Costa).