É uma pérola quase desconhecida aqui fica o centro de Portugal


Centro Geodésico de Portugal, 900m depois e encontrar-se-á no Centro Geodésico de Portugal o que significa estar no centro do país. Com uma altitude de 600 m, este local permite ao seu visitante uma visão de 360º sobre um horizonte vastíssimo, em que se destaca a Serra da Lousã e, com tempo limpo, a Serra da Estrela, esta quase a 100 km de distância.

 

Neste local existe o Museu da Geodesia. Sala de exposição temática, pequeno auditório, loja de recordações e bar, enriquecem este espaço num local que é uma das referências do concelho.




Aqui situa-se o vértice geodésico de primeira ordem, conhecido por Picoto da Melriça. Contudo, o ponto central da projecção utilizada na cartografia portuguesa fica perto deste local: a cerca de 200 metros para oeste e 2900 metros para sul




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Joel Wild Photo (@my_view_points)




A importância desta serra resulta do facto de nela estar localizado o Centro Geodésico de Portugal Continental. Nela encontra-se o marco geodésico padrão “TF4” a partir do qual se deu início às observações angulares dos restantes vértices geodésicos de todo o Portugal Continental.




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Jorge Oliveira (@jorgebestfriend)




As coordenadas do marco geodésico são: latitude: 39º 41′ 40,20619 N ; longitude: 8º 07′ 50,06228 W. Existe também uma Pirámide de 1ª Ordem que “simboliza” o centro geodésico com as coordenadas: 39º 41′ 40.20619 N ; 8º 7′ 50.06228 W. Ao contrário do que muita gente pensa, não existe nenhum marco geodésico com coordenadas rectangulares (0,0).

 

O Picoto da Melriça é um local de paragem obrigatória. Os viajantes não abdicam da sua saga mesmo quando as horas apertam por razões familiares e quase sempre conseguem fazer um desvio e inspeccionar um local notável de Portugal.




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Sílvia Fortunato (@ciubia25)




O Picoto da Melriça situado a 592 metros de altura está ligado à história da cartografia moderna em Portugal. Esta começou em 1790, no reinado de D. Maria I, quando a monarca solicitou D. Francisco Ciera, lente da Academia Real da Marinha, a encetar os trabalhos de triangulação geral do território, para a elaboração da Carta Geográfica do Reino.




 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por @__uma_viajante__

 

Os trabalhos arrancaram em 1790, mas foram suspendidos treze anos depois devido às invasões francesas. Logo em 1802, foi erigido o vértice geodésico da Milriça que pertenceu ao grupo dos primeiros 32 vértices nacionais.

Este famoso Picoto é uma pirâmide de alvenaria com 3 metros de base e 9 metros de atura, quase com dois séculos de idade. Os trabalhos da triangulação foram, porém, interrompidos em 1803, por força da situação política da época e mais tarde concluído após 1834.

Hoje existem espalhados pelo país cerca de 8 000 vértices geodésicos, muitos dos quais construídos em locais quase inacessíveis

 

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal