Mercado de peixe do Livramento em Setúbal, inaugurado em 1930, é um edifício em estilo Arte Deco. Ostenta, no topo sul, um conjunto de painéis de azulejos azuis e brancos da autoria de Pedro Pinto, que representam cenas do quotidianos dos setubalenses de então, como sejam as lides da pesca, do sal, da lavoura e do mercado. No interior o ambiente é vivo e colorido.

 

São 132 bancas e 44 lojas que competem em qualidade. Se vai à procura de algum ingrediente, prepare-se para entrar numa espécie de tour da frescura.

A variedade é tanta que não vai resistir a saltar de banca em banca à procura da escolha certa. Não se preocupe, compre onde comprar não vem desiludido.




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Setúbal (@municipiodesetubal)




O Livramento é o segredo de muitos chefs da cidade (e arredores) e tem ajudado muito boa gente a brilhar em jantares ou almoços caseiros.







 

Os mercados de peixe espalhados pelo mundo podem mostrar a pesca local mas também um pouco da cultura da zona. São palavras de Mark Drabich, presidente da Metropolitan Seafood & Gourmet, ao USA Today

 

 



Foi a partir desta conversa que o jornal norte-americano elaborou uma lista com os mais famosos mercados de peixe do mundo e da preciosa fonte de comida.

 

Portugal também tem um lugar nesta seleção e está representado pelo mercado de peixe do Livramento em Setúbal, que se junta a Tsukiji no Japão, considerado o maior do mundo. 

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por @bernadette_bouaziz

 

A publicação destaca que Setúbal é uma área com uma grande tradição de pesca e sublinha que, naquele mercado, a estrela é a sardinha. Chegam mesmo a recordar que Portugal consome 13 sardinhas por segundo no mês de junho, mês das festas populares de St. António, S. João e S. Pedro.

 

 

Morada e Horário


Avenida Luísa Todi, n.º 163
Telf.: 265 522 377
Funciona de terça-feira a domingo, das 07h30 às 14h00
(Encerra às segundas-feiras e nos feriados dias 1 de janeiro, 25 de abril, 1 de maio, 15 de setembro e 25 de dezembro)

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal