As 12 melhores coisas para fazer no inverno em Praias


Praia da Mareta Vila do Bispo Sagres Algarve





É a primeira praia da costa meridional, inserindo-se na ampla baía que nasce para leste do cabo de S. Vicente, o que a protege dos ventos e ondulações dominantes. Inserida na vila de Sagres, a Mareta é uma praia urbana e muito frequentada, apreciada por proporcionar banhos calmos e um bom ponto de partida para fazer canoagem ou mergulho nas grutas submersas da enseada.

O extenso areal, com quase 800 metros, encontra-se enquadrado por arribas calcárias que se elevam nas extremas da praia, assinalando-se o desenho retilíneo do cabo de S. Vicente a marcar a paisagem. Nestas formações rochosas distinguem-se enormes grutas e as plataformas de lapiás calcário colonizadas por plantas vistosas como o pampilho-marítimo. Caminhando para leste, o areal torna-se mais tranquilo.



Localização: Freguesia de Sagres – Praia Urbana (Sagres)

Acesso Viário: Estrada Pavimentada

Acesso Pedonal: Caminho Consolidado

Estacionamento: Pavimentado; Capacidade Aproximada de 170 Lugares

Tipo: Praia Marítima

Serviços: Cafés; Restaurantes; Aluguer de Cadeiras; Aluguer de Gaivotas e de Caiaques

Segurança: Vigiada pela capitania; Nadador Salvador

Areal: Areia Branca, com uma extensão de 700m

Dimensões com Praia-mar: 700m de comprimento x 50m de largura

Arribas: Calcários e Margas, abrigadas dos ventos predominantes (Noroeste)

Temperatura média da água: 22ºC – Verão

Atividades que podem ser desenvolvidas: Canoagem; Motas de Água; Caça Submarina; Pesca Desportiva; Snorkeling; Surf; Bodyboard





Praia fluvial de Fornelos aldeia de Fornelos Santa Marta de Penaguião





A Praia Fluvial de Fornelos localiza-se na aldeia de Fornelos (Santa Marta de Penaguião), Vila Real tendo sido inaugurada em 1998.

A praia fluvial foi concorrente na fase inicial do concurso 7 Maravilhas

 

A Praia Fluvial de Fornelos é um local idílico e aprazível, junto às águas límpidas do Rio Aguilhão que divide a Freguesia de Fornelos e Louredo. Embora no lugar de Barreiro (freguesia de Louredo) na margem esquerda daquele rio, os proprietários dos terrenos são de Fornelos. As autarquias fizeram valioso investimento para as populações do Concelho (as destinatárias do progresso) e também para as de fora dele. É que a praia fluvial também tem utentes de Vila Real.   A Praia Fluvial de Fornelos foi inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, em 12 de Julho de 1998. E é um belíssimo espaço de lazer, de agradável frescura, com um açude no rio que serve de piscina natural. Na zona envolvente (e vedada) uma parte relvada para banhos de sol, e as estruturas de apoio: casas de banho, lavabos, e um bar. Um pólo (e centralidade turística) que serve com maior vantagem as duas freguesias vizinhas e amigas de Louredo e Fornelos.

Praia da Consolação





A Praia da Consolação localiza-se na freguesia de Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche. Encontra-se dividida em duas pelo Forte da Praia da Consolação.

A sul, é dotada de excelentes condições terapêuticas - numa aberta enseada, o iodo acumulado aliado a outras condições naturais, e pela exposição ao Sol, proporciona o tratamento medicinal em benefí­cio da coluna. Esse facto é único no continente europeu e leva à Consolação, anualmente, muitos milhares de pessoas.

Do lado Norte, a paisagem é completamente diferente. A partir do forte avista-se um largo e muito extenso areal que se prolonga por vários quilómetros em direcção a Peniche. Banhada pelo mar de ondulação forte, esta praia é muito apreciada pelos praticantes de surf e windsurf. Possui areia mais grossa do que o habitual na região.



Praia de Carcavelos





A Praia de Carcavelos é primeira praia oceânica após a foz do rio Tejo, formando com outras a Costa do Estoril.

A Praia de Carcavelos está situada na União das Freguesias de Carcavelos e Parede, entre a Parede e Santo Amaro de Oeiras. No inverno tem ondas de classe nacional onde já vários surfistas despontaram para o desporto. Apenas

É a primeira praia do Concelho que encontramos quando nos deslocamos na direção de Lisboa-Cascais, estando encaixada entre o Forte de São Julião da Barra e a ponta de Rana.

Possui uma grande extensão de areal, sendo muito procurada pelos praticantes de Surf, Windsurf e Bodyboard, devido à forte ondulação das suas águas, razão pela qual disputam-se aqui várias competições. Existe uma zona pedonal que circunda o areal, onde se podem encontrar diversos restaurantes, bares e esplanadas. Dispõe de bons acessos e parques de estacionamento. De referir ainda a existência a Norte da marginal de uma extensa zona verde.



Praia do Farol & Hangares Algarve





Localizada na ilha da Culatra, esta praia estende-se ao longo e debaixo da torre de vigia do Farol da Culatra. Situada na Ilha da Culatra, a praia deve o nome ao farol que se situa na sua extrema poente, na Barra Nova junto ao Cabo de St.ª Maria. Esta barra, estabilizada por molhes, marca uma inflexão na orientação da linha de costa: as ilhas-barreira orientam-se agora a sudeste, expostas ao vento quente Levante e às suas ondulações.



Quando se chega ao cais de embarque verifica-se que a ocupação urbana e turística é intensa, mas o areal é extenso e, para nascente, a praia vai-se tornando gradualmente mais tranquila. O grande molhe da barra é aproveitado pelas escolas de mergulho para as suas aulas, por caçadores submarinos e também para a pesca desportiva.



Praia da Laje ilha da Madeira





A Praia da Laje ou Praia da Jamaica é uma praia de areia preta situada na freguesia do Seixal, na ilha da Madeira, em Portugal.

No ano de 2004 foi alvo de melhorias, passando a ter balneários, restaurante e nadador salvador.

A Praia da Laje, de acesso livre, é uma praia de areia preta de acesso livre com instalações sanitárias.   Esta praia não tem vigilância.   O Complexo Balnear da Laje, também conhecido por “Praia da Jamaica”, situa-se na costa norte da ilha, na freguesia do Seixal. Esta praia fica escondida entre rochedos e é tem uma beleza de uma paisagem pintada pelo verde da montanha e pelo azul cristalino do mar. O nome praia da Jamaica adveio da plantação de palmeiras no passeio que leva ao mar. Esta praia de areia preta distingue-se, não só pelas águas cristalinas, mas também pela tranquilidade que transmite. Apesar de ter instalações sanitárias e um bar de apoio no verão, esta praia não tem vigilância.

Praia da Poça Cascais





A praia da Poça é uma água balnear, de tipologia urbana e uso intensivo, localizada em São João do Estoril, no concelho de Cascais. Está situada perto da Estrada Marginal, delimitada por duas encostas onde se situam o Forte Velho e o Forte de São Teodósio da Cadaveira. A sua frente de praia é arenosa, de declive suave. O acesso à praia pode ser feito a pé, através da Estrada Marginal, do Paredão de Cascais ou do túnel que a liga ao Vale de Santa Rita. Existem parques de estacionamento no Vale de Santa Rita e nas encostas que a limitam. Está dotada de restaurantes e bares, um posto médico e de primeiros socorros, sendo vigiada na época balnear.

Para além dos fortes, possui como pontos de interesse os imponentes casarões na sua envolvente e o edifí­cio que alojava os Banhos Termais da Poça.

À semelhança de outras praias do concelho, encontra-se encaixada entre duas elevações da costa, podendo observar-se o Forte Velho, o Forte da Cadaveira e os antigos banhos da Poça. Possui bons acessos, parque de estacionamento e uma zona pedonal que permite a comunicação com as outras praias.

Localização: S. João do EstorilExtensão da linha da praia: 0,16kmSegurança: Praia vigiada/sinalizadaEquipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros

Acesso à Praia:De automóvel - Pela EN6 - Estrada Marginal - ou pelo interior do Estoril ou Poça. Acesso pedonal pelo túnel desde o Vale de Stª Rita onde há estacionamentoDe comboio - Sair na estação do Estoril e fazer o percurso a pé pelo Paredão

Acesso ao areal por escada e rampa.



Praia dos Três Castelos Portimão Algarve





Areal dourado e mar azul tranquilo, caracterizam a Praia dos Três Castelos, situada ao lado da famosa Praia da Rocha, à qual está ligada por uma passagem escavada nas rochas que a limitam a leste.Para o lado oeste, a sua vizinha é a pequena Praia dos Careanos, estando ambas rodeadas por uma falésia alta que vale a pena percorrer a pé, e apreciar a paisagem de uma outra perspetiva

O acesso à Praia dos Três Castelos faz-se através das escadas que descem do miradouro dos Três Castelos. Antes de descer aproveite para desfrutar de uma vista admirável sobre as formações rochosas muito esculpidas, onde são visíveis arcos, grutas e plataformas muito apetecíveis para falcões, gaivotas, guinchos, pombos-da-rocha e andorinhões.Nos declives mais suaves das arribas da Praia dos Três Castelos crescem aroeiras, barrilhas e salgadeiras.As cores quentes dominam o extenso areal desta praia edílica e quase deserta.



Praia Azul em Torres Vedras





O extenso areal e as suas dunas caracterizam esta praia ideal para praticantes de surf e de bodyboard de inverno, tendo águas mais calmas de verão. Está localizada entre falésias e o rio Sizandro. A Praia Azul apresenta um areal muito extenso com cerca de 1,1 Km.No cimo da falésia, na zona Norte, as habitações misturam-se com terreno de duna. Ao chegar às zonas centro e Sul



Praia do Castelo Costa da Caparica





As praias da Costa da Caparica estendem-se ao longo dos 15 quilómetros. A maioria das praias é vigiada durante o Verão, possuem estacionamento e restaurantes/bares de apoio. O comboio, a funcionar unicamente nos meses de Verão passeia os veraneantes ao longo das praias. 

Diz-se que o nome da praia vem da casa em forma de castelo que se avista na estrada antes do acesso à praia. É uma das mais conhecidas da Caparica, frequentada por uma fauna mais jovem, que se costuma juntar no bar da praia. O restaurante que partilha o nome com o areal é popular para comer peixe fresco (linguado, besugo, chocos, ovas de pescada), mas prepare-se para esperar bastante tempo por mes



Praia e Piscinas das Palmeiras Santa Cruz Madeira





Esta praia, localizada em Santa Cruz, é muito procurada no Verão. Se tem crianças à procura de diversão, então esta é a escolha ideal! Especialmente voltada para os mais novos, esta praia tem insufláveis em plástico rijo, gratuitos, que fazem a delícia das crianças. Uma ilha do tesouro com um dragão a valer e uma escalada, digna de verdadeiros alpinistas, garantem entretenimento por umas boas horas. E enquanto eles brincam, pode ficar descansada a apanhar sol porque este espaço é vigiado por dois jovens.

Esta praia encontra-se dividida em duas áreas: a zona das piscinas (para adultos e crianças), aberta entre as 9 e as 19, e a praia de calhau, sem horário de funcionamento. Aqui pode andar nas gaivotas gratuitamente e passear ao longo da promenade.

A praia das Palmeiras conta ainda com nadador-salvador, posto de primeiros socorros e uma área de restauração.



Praia da Ladeira em Vila do Conde





Nesta praia, localizada numa baía, o mar é bravo e os ventos fortes. É muito procurada para a prática da Pesca Desportiva. Apoios e Infra-estruturas: Estacionamento, Pesca desportiva, Aluguer de toldos, espreguiçadeiras, Bar, Restaurante, Duches, Instalações sanitárias, Praia vigiada.

pequena baía, é conhecida pelo seu mar bravo e pelos ventos fortes. É no entanto recomendada para a prática de pesca desportiva



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal