Faz parte da Reserva Ecológica Nacional, por isso é muito frequentada por quem gosta de fazer caminhadas e observar aves. No entanto, já não é a praia selvagem e remota de outros tempos, pois tem agora cafés e restaurantes junto ao parque de estacionamento e ao areal. Situa-se a cerca de 25 minutos de carro do centro de Sesimbra, mas o acesso de transportes públicos é pouco frequente.
A Lagoa de Albufeira é uma lagoa portuguesa localizada no concelho de Sesimbra, na freguesia do Castelo. É um local classificado como sítio Ramsar
A lagoa é alimentada pela água doce das ribeiras da Apostiça, Ferraria e Aiana, e pela água salgada do oceano Atlântico, quando o cordão dunar é aberto oficialmente na primavera. É constituida por três lagoas: a Grande, a pequena e a da Estacada. Ao atingir os 15 metros de profundidade máxima, a Lagoa de Albufeira é considerada a mais funda de Portugal
Rodeada por pinhal em quase todo o perímetro, conta com pequenos areais junto do mar e na margem norte. As águas calmas e o vento criam condições para a prática de winsdurf, kitesurf e vela. Procurada por inúmeras famílias com crianças, o trânsito pode ser caótico aos fins de semana. Em plataformas no meio da lagoa existem viveiros de mexilhão.
Reserva Ecológica Nacional, sendo uma zona de protecção especial de aves. Tem excelentes condições para a prática de vela, windsurf, kitesurf e canoagem. A praia é muito procurada para a prática de surf e bodyboard.
A Lagoa da Albufeira é considerado um dos lugares favoritos para visitar com as crianças!
A Lagoa de Albufeira, com cerca de 3,7 quilómetros, é a lagoa mais profunda de Portugal, chegando a ter quinze metros de profundidade. Porém, na parte em que se junta ao Atlântico, a profundidade é pouca e é aqui que os banhistas se concentram. Já no inverno, as correntes costumam ser fortes, pelo que não é recomendável nadar fora da época balnear.