O que fazer no inverno em Algarve os 18 melhores locais

O que fazer no inverno em Algarve os 18 melhores locais

Ponta da Piedade tem a praia mais bonita do mundo





Ponta da Piedade, Praia do Camilo e vista aérea da Praia Dona Ana - Lagos - Algarve

O título foi dado por uma jornalista do Huffington Post à Ponta da Piedade, localizada na zona costeira deLagos, no Algarve. Suzy Strutner escreveu: Não conseguimos resistir a praia Ponta da Piedade, em Portugal, onde as rochas são tão altas que parecem tocar o céu. Parece que estamos navegando em água cristalina. É tão bela que se torna difícil olhar para ela.

Na verdade, a Ponta da Piedade não é propriamente uma praia, mas um espaço que compreende diversas delas. De qualquer forma, o título é bem-vindo e acaba por destacar mais um cartão postal do país para o mundo (assista ao vídeo de um delicioso passeio de barco que fizemos por lá e veja como é fácil chegar a esse paraíso).

Com uma vista magnífica sobre o Atlântico e as formas das falésias esculpidas pelo mar e pelo tempo, a Ponte da Piedade é um cenário idílico de rochas recortadas que contrastam fortemente com as águas azuis esverdeadas abaixo.

Localizada a 2 km de Lagos, cheia de grutas, baías desconhecidas e praias tranquilas, a Ponte da Piedade é particularmente cativante quando vista do mar.

 

 

 



 

Escadas compridas e estreitas levam-no até uma pequena enseada onde belos barcos esperam por visitantes que desejam explorar este paraíso natural. Nessas viagens, pescadores experientes percorrem habilidosamente as gigantescas esculturas em pedra, revelando seus nomes e segredos. Alguns nomes dados a essas rochas deformadas e perpetuados pelos pescadores incluem General De Gaulle, Chaminé (chaminé), Catedral (catedral), Belas-Artes (belas artes), Camelo (camelo), Museu (museu), Submarino (subaquático), Cozinha (cozinha) e Gruta dos Amores (gruta do amor).

 

Enriquecendo ainda mais essa configuração, estão as muitas espécies de pássaros que fazem dele seu habitat. A pouca distância do litoral, existem várias ilhas nas encostas das quais é comum ver ninhos de falcões peregrinos, corvos, gralhas, andorinhas e andorinhas, assim como colônias de garças e garças.

Aqueles que se atreverem a subir 182 degraus até o topo do farol terão uma vista do promontório da Ponte da Piedade, que marca o limite entre a terra e o mar.



Praia da Ilha Deserta Faro Algarve





Tal como o nome sugere (Ilha Deserta), apenas se pode visitar por barco. Um serviço providenciado para os turistas e alguns hotéis da área tal como o hotel Faro. 

O acesso faz-se por mar, a partir do Cais da Porta Nova (Portas do Mar), sendo que na travessia pode observar na maré vasa pequenos labirintos de areia, canais e bancos de sapal. Pelo caminho há que prestar também atenção às diversas aves que por aqui se alimentam.

A Praia da Barreta é uma das mais bem conservadas e menos frequentadas praias do Algarve. Cerca de 11 km de silêncio e sossego caracterizam a Ilha Deserta, onde tudo parece encaixar-se perfeitamente entre mundos tão distintos como a terra, o mar e o ar. A areia respira de vida, alimentando várias espécies de moluscos: amêijoas, búzios e muitas outras conchas. O cordão dunar mantém preservada a sua vegetação original e a flora encontra o seu máximo esplendor escondendo, na encosta interior as espécies mais frágeis. Aqui a fauna também se encontra protegida, podendo-se observar Borrelhos, Garajaus, Andorinhas do Mar, Gaivinas ou Chiretas.



Praia da Maria Luisa Albufeira Algarve





Esta praia tem interessantes e coloridos rochedos e pequenas ravinas. Esta praia tem acessos facilitados para pessoas com limitações físicas. Também há casas de banho, chuveiros, restaurantes e estacionamento ao dispôr. A praia da Maria Luísa encontra-se vigiada durante o verão.

Com acessos a partir da povoação dos Olhos de Água ou do empreendimento da Quinta da Balaia, a Praia Maria Luísa está rodeada de arribas com tonalidades que vão do ocre ao dourado, num contraste bonito com o azul do mar.A praia possui infraestruturas de apoio muito completas que incluem equipamentos para a prática de vela, windsurf e ski aquático.

O acesso de pedestres à praia atravessa o complexo turístico que a circunda e desce através de uma ravina através da qual flui um riacho. O desfiladeiro é fresco e é ladeado por uma cortina de buganvílias e imponentes carvalhos de pinheiro e cortiça. Um ponto de pinheiros circunda a praia. Na areia dominam o funcho marinho e o bar, plantas resistentes ao salitre. A areia é larga, emoldurada por rochas de cores quentes, polidas pelo mar na base e corroídas pelas chuvas no topo. Muito corroídas pelos elementos, essas formações rochosas oferecem ao visitante da praia entradas e abrigos, além da possibilidade de observar formas curiosas, como algares e arcos. Do extremo leste da praia, você pode acessar a rota para pedestres da Torre da Medronheira



Sabias que a Praia do Martinhal é uma das mais secretas do Algarve





A Praia do Martinhal é um local fascinante, localizada em Sagres. Possuidora de uma atmosfera tranquila e temperatura agradável sentida ao longo do ano, transformam este espaço num destino requintado e exclusivo.



Este é um pequeno paraíso algarvio para descansar e desfrutar...

 





Cacela Velha e as praias da Ria Formosa são os Tesouros do Algarve





Pertencente ao Concelho de Vila real de Santo António, Cacela Velha faz parte do extraordinário património arquitectónico português. Chegados a Cacela, perdemo-nos num mundo de casinhas térreas, caiadas de um branco ofuscante, mas sobretudo o que sobressai é a simplicidade de tudo e todos.



Para quem procura um Algarve por desflorar, encontra em Cacela uma solução para praias únicas e paisagens selvagens para desbravar, nas quais a incontornável Ria Formosa.







 



Praia de Vale Covo Segredo escondido do Algarve





A Praia do Vale Covo localiza-se no Algarve no Carvoeiro, numa enseada virada a Sudoeste. Possui um areal de pequenas dimensões. As águas são calmas, consequência da protecção geológica oferecida pela falésia.



A cerca de 55 metros da costa, existe um ilhéu que se impõe na paisagem. Na Zona Este, há uma gruta com um arco de entrada enorme.











Foi durante anos o lugar mais secreto de Portugal e do Mundo Algar de Benagil





O Algar de Benagil, no concelho de Lagoa no Algarve é uma espectacular praia escondida na zona do Algarve e que não é (ainda) muito conhecida. É uma enorme gruta a que apenas é possível aceder por mar e que tem uma praia de areia no seu interior.



Quer saber mais sobre esta maravilha da natureza? Então não perca nada do que vamos mostrar a seguir!











A Praia da Falésia entre as 15 praias bonitas de Portugal





Praia da Falésia - Albufeira - Algarve - Portugal A Praia da Falésia é uma das mais espectaculares do Algarve. Possui 3 km de areia branca perto de falésias vermelhas, criando uma atmosfera muito agradável.



É um lugar muito procurado durante o verão e por famílias com crianças. Se gosta de ter espaço livre, nesta praia é fácil de obter, basta para isso caminhar um pouco mais afastado dos principais acessos.





São as 4 praias mais bonitas de Lagos e a Ponta da Piedade, é um autentico paraiso





A Ponta da Piedade é possivelmente um dos cenários naturais mais bonitos do litoral Algarvio. A costa é formada por densas falésias corroídas, que têm sido esculpidas em pilares rochosos, túneis naturais e grutas ocultas.

As falésias de arenito irregularmente deformadas, erguem-se em grande contraste às pacíficas águas profundas turquesas e verdes, e toda a região é simplesmente deslumbrante.

Ponta da Piedade Falésias misteriosas que encantam o olhar Com uma magnífica vista sobre o Atlântico e as formas das falésias, esculpidas pelo mar e pelo tempo, a Ponta da Piedade constitui um cenário edílico de rochedos recortados em constante contraste com o azul esverdeado das águas.



Situada a dois quilómetros de Lagos, na Costa de Ouro, e repleta de grutas, baías desconhecidas e praias tranquilas, a Ponta da Piedade é particularmente atraente quando vista a partir do mar.

Uma longa e estreita escadaria de 182 degraus conduz a uma pequena enseada, onde barcos pitorescos esperam pelos visitantes que pretendem explorar este paraíso natural.



Nestas viagens, os pescadores experientes que conduzem os barcos, contornam as gigantescas esculturas de pedra, ao mesmo tempo que desvendam os seus segredos e revelam os seus nomes. General De Gaulle, Chaminé, Catedral, Belas-Artes, Camelo, Museu, Submarino, Cozinha e Gruta dos Amores são alguns dos nomes destas rochas disformes que os pescadores vão perpetuando.









Praia do Martinhal localizada em Sagres das melhores praias da região





A Praia do Martinhal é um local fascinante, localizada em Sagres. Possuidora de uma atmosfera tranquila e temperatura agradável sentida ao longo do ano, transformam este espaço num destino requintado e exclusivo. Este é um pequeno paraíso algarvio para descansar e desfrutar...

 





É dos locais mais visitados do Algarve, Praia da Senhora da Rocha no top erguem-se o Forte e a Capela de Nossa Senhora da Rocha





A Praia da Senhora da Rocha tem um areal de dimensões razoáveis. As pontas da falésia nos extremos, protegem os banhistas em dias mais ventosos. As águas são calmas.



Aqui, costumam existir inúmeras embarcações pesqueiras. No topo da arriba a Oeste, erguem-se o Forte e a Capela de Nossa Senhora da Rocha. As redondezas imediatas estão recheadas de empreendimentos turísticos.









Portimão estas são as 4 melhores praias Três Irmãos - Alvor - Prainha - João de Arens





A Praia dos Três Irmãos é uma baía abrigada entre rochedos, situada na ponta leste do extenso areal do Alvor que se prolonga por cerca de 7 km sem interrupção. Com diversos equipamentos de apoio e excelentes unidades hoteleiras, a praia tem uma pequena gruta muito característica onde as crianças adoram brincar. A baixa-mar dá acesso à Prainha e permite passeios pelas enseadas e algares.

 

 



 



Praia do Amado em Aljezur é considerada a melhor praia para Surf no Algarve





A Praia do Amado localiza-se perto da aldeia da Carrapateira. Apresenta um extenso areal delimitado a sul e a norte por altas arribas que entram pelo mar. No limite norte desta praia surge o Pontal da Carrapateira, uma plataforma rochosa de elevado valor ambiental, apresentando habitats prioritários para a conservação da natureza a nível europeu.









Além da qualidade cénica, a Praia do Amado é muito rica do ponto de vista geológico. Considerada uma das melhores praias portuguesas para o surf, é um dos principais spots da Europa para esta modalidade desportiva.



Praia da Rocha Algarve Portimão





Uma extensa banda de areia abrigada por montes e mesmo à frente do Hotel Algarve Casino. Com um vasto e espaçoso areal que se espraia por mais de 1 km, protegido por arribas de tons quentes e esteticamente recortadas, a Rocha é o local de férias eleito por cada vez mais veraneantes, sendo uma das praias mais conhecidas do país.



A praia possui uma rede de largos passadiços que percorrem praticamente todo o areal, ao longo dos quais se multiplicam os equipamentos de apoio aos utentes da praia, incluindo uma área desportiva. Já na avenida que acompanha a frente de mar da Rocha, sucedem-se hotéis, bares, esplanadas, discotecas e um casino, culminando na marina de Portimão, diversificando a oferta turística e oferecendo muito colorido e animação à praia.



Esta é a gruta mais bonita do mundo e fica em Portugal





Passeio às grutas de Benagil Algarve com a CarvoeiroCaves Aproveite para viver uma experiência inesquecível apreciando as maravilhosas paisagens e visitar as grutas as quais escondem tesouros do passado que suscitam um tumulto de emoções.

A revista AnOther” escolheu o Algar de Benagil, em Lagoa, como uma das cavernas naturais mais incríveis do planeta









extraordinária praia interior, a incrível paleta de cores que vem do céu, a beleza da luz, da água do mar e da clarabóia formada pelas rochas. A revista britânica AnOther apaixonou-se pelo Algar de Benagil, em Lagoa, no Algarve, e afirma sem hesitações: está aqui a gruta mais bonita do mundo.

As grandes fendas nas paredes das falésias combinadas com os ruídos do mar transformam o interior das grutas numa atmosfera mística.



Estas são as 5 praias mais bonitas de Portimão Praia da Rocha, 3 Castelos, Careanos, Vau, Praia do Alemão





Praia da Rocha é conhecida internacionalmente, convidando o visitante a se bronzear e a ir a banhos, a extensa baía oferece excelentes condições para pratica de desportos aquáticos e passeios de barco. Esta praia tem casas de banho públicas, restaurantes e parques de estacionamento com um maré viva e centro de saúde bem perto.

Os 3 Ursos, Rochas Dentadas e Dois Irmãos são alguns dos nome dados pelos habitantes locais para identificar as rochas que se erguem no meio da areia, e produzem sombras acolhedoras quando o Sol está demasiado quente. A Praia dos Três Castelos significa literalmente isso, ou seja a semelhança entre as 3 elevações rochosas que podem ser vistas a alguma distancia da beira mar. A Praia dos Careanos fica mesmo ao lado da praia do Vau no seu flanco Oeste,



A praia dos Careanos também é conhecida pela sua abundância de fosseis antigos. A Praia do Vau apresenta encostas propensas a uma rápida erosão. O barro encontrado nesta praia pensa-se que produz efeitos benéficos para a pele. A Praia do Alemão, o nome original é praia do Barranco das Canas.









Praia da arrifana é a melhor do algarve para surf





Situada numa baía rodeada por arribas altas em que o casario se dispõe harmoniosamente quase até ao mar, a Praia da Arrifana é uma excelente visão de equilíbrio entre a ocupação humana e a natureza, de que se poderá ter uma das melhores perspetivas a partir das ruínas da antiga Fortaleza.

Dotada de todas as infraestruturas necessárias a uma estância balnear, esta praia é procurada durante todo o ano por praticantes de surf e bodyboard.

 

Localizada na pequena povoação piscatória da Arrifana, esta praia insere-se numa zona de elevada importância ecológica e rara beleza natural, desenvolvendo-se num areal com mais de meio quilómetro de extensão.

 

 

 

Protegida por altas arribas xistosas, forma uma espécie de pequena baía, sendo por isso a praia menos batida pelo vento e pela forte rebentação das ondas.

No topo sul desta praia marca presença uma negra e enorme rocha vertical no mar, a fazer lembrar uma estátua gigantesca, aqui denominada de Pedra da Agulha, que se tornou um ícone da costa sudoeste.

Nas arribas que envolvem a praia, encontram-se habitats prioritários, como formações de Cistus palhinhae em charneca marítima, espécie de flora com estatuto de ameaça vulnerável e endemismo ibérico. 





É das mais bonitos do mundo Praia da Marinha fica no Algarve





A Praia da Marinha é uma das mais bonitas e emblemáticas praias de Portugal, considerada, ainda, como uma das 10 mais belas praias da Europa e uma das 100 mais belas praias do Mundo.



Esta praia situada no sítio da Caramujeira, em plena zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve, tornou-se bastante conhecida não só pelas suas belas falésias, como ainda pela alta qualidade da água que permite vislumbrar o fundo marinho com uma visibilidade única















O que visitar e conhecer em Portugal

Os 12 melhores locais para visitar em Almada

Os 12 melhores locais para visitar em Almada

Praia da Mata Costa da CaparicaA Praia da Mata possui um areal muito extenso e amplo que compreende ainda a metade Sul da frente de mar do Camping Piedense. Encontra-se inserida na unidade geográfica das Terras da Costa Sul. Tem um sistema dunar ao longo de todo o seu comprimento.Este é o local das paragens n&uacut...
Os 8 melhores pontos turisticos para visitar em Funchal

Os 8 melhores pontos turisticos para visitar em Funchal

Praia da Foz da Ribeira do Faial MadeiraO Complexo Balnear da Foz da Ribeira do Faial, que conta com uma piscina natural, tem diversos espaços de lazer e infraestruturas de apoio. O Complexo Balnear da Foz da Ribeira do Faial, situado na costa norte da ilha da Madeira, é uma pequena praia de calhau que possui uma piscina natural. Est...
Os 7 melhores locais para visitar em Torres Vedras

Os 7 melhores locais para visitar em Torres Vedras

Igreja de Santa Maria do Castelo (Torres Vedras)A Igreja de Santa Maria do Castelo localiza-se na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, no concelho de Torres Vedras, distrito de Lisboa, em Portugal. Situada no interior do Castelo de Torres Vedras, a Igreja de Santa Maria é uma das mais antigas das quatro matrizes da ...
Os 8 melhores pontos turisticos e passeios em Ericeira

Os 8 melhores pontos turisticos e passeios em Ericeira

Praia de So Julio (Ericeira)A Praia de São Julião pertence aos Concelhos de Mafra (freguesia da Carvoeira) e Sintra. Com um extenso areal recortado por arribas, trata-se de uma das mais belas praias da região. Por ser bastante exposta às ondulações, faz parte do roteiro dos surfistas e bodyboarders, princ...