Buracas do Casmilo: um segredo escondido no Maciço de Sicó
Não há mais nada assim em Portugal. As buracas do Casmilo são uma série de cavidades na rocha que resultam de um fenómeno geológico
Para chegar até os enormes buracos basta percorrer uma trilha fácil que pode ser feita. É bem divertido escalar as pedras e entrar nas cavidades rochosas. A paisagem é linda também! É um passeio curto e agradável.
Assão uma interessante formação geológica que pode ser visitada no concelho de Condeixa-a-Nova, freguesia do Zambujal, em Portugal. Na estrada que liga o monte da Senhora do Círculo à Serra de Janeanes encontramos a povoação de Casmilo
Provavelmente nunca ouviu falar do spot super instagramável que é o vale das Buracas de Casmilo, no concelho de Condeixa-a-Nova, em plena serra de Sicó. Pois bem, fique a saber que é ali que fica a maior concentração de buracas de Portugal.
Estas buracas são pequenas grutas que se desenvolveram horizontalmente e cujas entradas podem atingir os dez metros. Tanto quanto se sabe, estas formações calcárias desenvolveram-se em épocas em que o clima era mais frio do que é atualmente.Era nestas zonas que se abrigavam os rebanhos de cabras e ovelhas.
Percurso com inicio/fim junto ao polidesportivo da aldeia do Casmilo, que nos leva a descobrir a beleza agreste do Vale das Buracas contracenando com a constante presença de dóceis rebanhos e de campos domados pela mão humana, delimitados por muros de pedra calcária.
Este percurso é uma agradável lição de geomorfologia, pela particular formação do vale, do campo de lapiás e também das dolinas arranjadas.