Fica a 800 metros de altitude a lagoa secreta Portuguesa que esta a encantar os turistas

Fica a 800 metros de altitude a lagoa secreta Portuguesa que esta a encantar os turistas

Esta lagoa encontra-se na Serra Devassa alojada numa cratera vulcânica. A sua cota de altitude em relação ao nível do mar encontra-se nos 800 metros de altitude e está rodeada por florestas típica da macaronésia e plantações de criptomérias. Próximo desta lagoa encontra-se o Miradouro da Lagoa do Canário.

 

A Lagoa do Canário é uma lagoa portuguesa, localizada na ilha açoriana de São Miguel, arquipélago dos Açores, no município de Ponta Delgada e está relacionada com a formação vulcânica do Maciço das Sete Cidades.

 

Esta atração turística integra o Parque Florestal da Mata do Canário, com flora endémica típica da Macaronésia e uma das paisagens mais fascinantes da ilha.

A Lagoa do Canário está a 800 metros acima do nível do mar e o seu acesso é bastante fácil. Se desejar realizar o percurso a pé, poderá deixar a viatura no exterior do Parque onde está inserida a Lagoa.

 

 






O trajecto pelo meio da vegetação proporciona-lhe uma sensação de calma, dada a preciosa natureza, repleta de árvores, plantas e flores. Há também a opção de fazer o trajeto de carro, se assim o preferir, tendo de estacionar no parque junto à lagoa e aceder à mesma a péNo final do trajeto, a surpresa é gratificante, pois a vista da Lagoa do Canário é incrível e única.

No parque há ainda espaço e áreas destinadas a merendas, com mesas, cadeiras e zona de churrasco. O local possibilita a visita de pessoas de qualquer idade e com mobilidade reduzida, por isso, torna-se uma ótima opção para compartilhar momentos de lazer com a família e amigos.

 

 

A origem da Lagoa do Canário está relacionada com os fenómenos vulcânicos ocorridos em todo o arquipélago dos Açores no passado. A partir daí, o surgimento da lagoa deu-se por causa de uma cratera vulcânica formada no local, tendo à sua volta florestas típicas açorianas, como a laurissilva e criptomérias.

 

 

Isto fez com que a região da Lagoa do Canário fosse classificada pelo Governo dos Açores como Zona de Paisagem Protegida, devido à riqueza botânica de grande valor histórico e científico, a tornar a preservação fundamental para o património natural e paisagístico.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Celia Vicente (@celita_vicente)

 

Lagoa do Canário é o seu microclima, predominante no interior da sua vegetação. A humidade costuma ser tão grande que, ao juntar-se com as nuvens baixas ali presentes, forma uma espécie de chuva dentro da vegetação. Conhecida também como a Bruma dos Açores.

 

 







O que visitar e conhecer em Portugal

As 7 melhores coisas para fazer e visitar no Funchal

As 7 melhores coisas para fazer e visitar no Funchal

Praia dos Namorados (Funchal)Praia com areia, situada na Praia Formosa. Dispõe de parque infantil, três postos médicos, zona para prática de desportos, restaurantes e bares.Museu de Arte Sacra do FunchalO Museu de Arte Sacra do Funchal encontra-se instalado no antigo Paço Episcopal do Funchal, na Madeira. É ...
As 7 melhores actividades para fazer e visitar em Estremoz

As 7 melhores actividades para fazer e visitar em Estremoz

Museu da Alfaia AgrcolaPequenas mostras de alfaias agrícolas nas Feiras de Artesanato de Estremoz, deram origem a uma grande exposição na Feira Internacional Agro-Pecuária e do Artesanato de Estremoz, que ocorreu de 1 a 8 de Maio de 1987, onde estiveram ao público mais de 4 mil peças recolhidas pelo Sr. Cr...
7 locais grátis para visitar monumentos no Porto

7 locais grátis para visitar monumentos no Porto

Piscinas de Mars de Lea da PalmeiraPiscinas de Marés é um conjunto de piscinas localizadas na Praia de Leça na Freguesia de Leça da Palmeira, Concelho de Matosinhos, Distrito do Porto, em Portugal. Construí­do na década de 1960 e inaugurado em 1966, foi desenhado pelo arquiteto álvaro Siza Vie...
Os 15 melhores locais para visitar em Póvoa de Varzim

Os 15 melhores locais para visitar em Póvoa de Varzim

Praia do Esteiro fica situada em Ver-o-Mar na Pvoa de Varzim A Praia do Esteiro é uma larga praia marí­tima da Póvoa de Varzim, localizada entre a Praia da Fragosa e a Praia de Coim, na freguesia de Aver-o-Mar. A Praia do Esteiro é uma algo frequentada de areia branca com poucos ou nenhuns penedos. A Praia divide-s...