Caraíbas Portuguesa são mais de 50 km de puro paraíso que está a encantar os turistas

Caraíbas Portuguesa são mais de 50 km de puro paraíso que está a encantar os turistas

Ria Formosa tudo o que escrevermos corre o risco de, rapidamente, estar desatualizado: é que o Parque é formado um sistema de lagoas único e em permanente mudança, dependente do movimento contínuo dos ventos, das correntes e das marés.

 

Foi recentemente eleito como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal e essa distinção já nos poupa muitas palavras: as suas cinco ilhas e as duas penínsulas são de uma beleza ímpar e é obrigatório visitá-las se estiverem pelo Algarve.

 

Zona húmida de importância internacional, a Ria Formosa é um labirinto de canais, ilhas, sapais e bancos de areia, que se estende ao longo de 60 kms do litoral algarvio, entre as Praias do Garrão e da Manta Rota.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Algarve Tourism (@algarvetourism)

 

 
 
 
View this post on Instagram

Uma publicação partilhada por Hotel 3HB Faro (@3hbfaro)

 

 



Esta diversidade de ecossistemas atrai uma fauna variada que inclui numerosas espécies de aves como a galinha-sultana, símbolo do Parque Natural.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por algarve-portugal (@algarve_portugal_)

 

Se quiser admirar esta ave de plumagem vistosa e saber tudo sobre a área protegida, comece a sua visita pelo Centro de Educação Ambiental de Marim, que lhe indicará os trilhos pedestres mais apropriados e os observatórios onde se pode esconder para apreciar o dia-a-dia das várias espécies. O Parque organiza também passeios numa barca tradicional antigamente utilizada na pesca do atum.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Casas Da Ria | Algarve (@casasdaria)

 



Uma das espécies mais simpáticas que aqui pode encontrar, é o cão de água português. Trata-se de uma raça de cães de pelo comprido, que ajudavam os pescadores na sua faina, mergulhando e apanhando o peixe que ficava preso nas redes.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por 🄼🄸🄶ðŸÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂ…„🄴🄻 🄼🄰ðŸÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂ…ðŸÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂ…ƒðŸ„¸ðŸ„½ðŸÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂ…‚ (@mgl.martins)

 



Além da pesca, a extração de sal e a apanha de moluscos e bivalves são as atividades tradicionais das populações da Ria que, com sabedoria e arte, criaram deliciosas especialidades gastronómicas, como a sopa de peixe ou o arroz de lingueirão, que poderá saborear tranquilamente nos restaurantes à beira-mar.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Pedro Pantufo (@pedropantufo)

 



Quem gosta de sol e mar, encontra nas ilhas da Ria Formosa verdadeiros paraísos. De oeste para leste, sucedem-se as Ilhas de Faro, da Barreta, da Culatra, da Armona e de Tavira, com extensos areais pouco frequentados. Para rematar o passeio, visite Cacela Velha, vila branca com um património histórico notável. Suba à fortaleza, e olhe em seu redor.

 

 

A paisagem em que se misturam os azuis da ria, do mar e do céu, é deslumbrante.

 
 







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 9 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Leiria

Os 9 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Leiria

Igreja de So Joo Batista (Figueir dos Vinhos)A Igreja de São João Batista, também referida como Igreja Matriz de Figueiró dos Vinhos, localiza-se na freguesia, vila e concelho de Figueiró dos Vinhos, distrito de Leiria, em Portugal. Originária do século XIII sob a evocação de Santa ...
Os 8 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Ilha da Madeira

Os 8 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Ilha da Madeira

Praia da Laje ilha da MadeiraA Praia da Laje ou Praia da Jamaica é uma praia de areia preta situada na freguesia do Seixal, na ilha da Madeira, em Portugal. No ano de 2004 foi alvo de melhorias, passando a ter balneários, restaurante e nadador salvador. A Praia da Laje, de acesso livre, é uma praia de areia preta de acesso li...
Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Santarém

Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Santarém

Igreja da Graa (Santarm)A Igreja de Santa Maria da Graça, igualmente conhecida como Igreja da Graça ou como Igreja de Santo Agostinho, localiza-se no Largo Pedro álvares Cabral (também conhecido como Largo da Graça), em pleno centro histórico da cidade de Santarém. A igreja, inserida no conjunto do...
7 lugares grátis para visitar em Viana do Castelo

7 lugares grátis para visitar em Viana do Castelo

Praia Norte (Viana do Castelo)A praia Norte é uma praia urbana com extensas zonas pedonais, circuito de manutenção, cafés e esplanadas que convidam a uma paragem para observar o mar, a praia e os barcos que chegam ou partem de Viana do Castelo. Esta praia é considerada como uma zona muito sensível, face &a...