A lagoa de Melides, com cerca de 26 hectares e pequenas ilhas cobertas de vegetação hidrófila, é importante pelo seu encanto, pela sua função ecológica e pela sua história. Encontrando-se em grande parte assoreada, a lagoa esteve ligada ao mar e serviu de porto pesqueiro até ao século XVIII.




Ecossistema frágil, a lagoa tem servido como habitat a várias espécies animais, designadamente a enguias, pardelhas, tainhas, garças-pequenas, garças-brancas, garças-vermelhas, milhafres-pretos e tarambolas-douradas.




A oriente desta e até às imediações da aldeia de Melides, estende-se uma várzea, onde predomina a cultura do arroz.










A lagoa de Melides faz parte de um sistema de lagoas interiores localizadas ao longo da faixa litoral Alentejana. Estas lagoas costeiras têm uma elevada relevância ecológica, facto que levou à sua inclusão da Rede Natura 2000. 




A Lagoa de Melides situa-se na Costa Alentejana, nas proximidades da praia de Melides e estende-se até à aldeia de Melides.

Um local de uma beleza única com uma grande riqueza de fauna e flora. Para quem quer fugir à confusão da cidade e mergulhar num silêncio profundo que apenas têm como ruído de fundo o barulho dos animais que se escondem por lá, este é o local indicado. A paisagem inspira-o para um picnic, um passeio pedestre ou de cavalo.







A lagoa garanta-lhe actividades como a canoagem e convida-o a um mergulho refrescante num dia de verão. Outra das actividades possíveis é o bird watching, pois é possível observar várias aves, como as cegonhas por exemplo.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal