Fica a 30 minutos de Braga é um dos santuários mais bonitos do norte de Portugal


Localizado na freguesia de Soutelo, concelho de Vieira do Minho, o Santuário de Nossa Senhora da Lapa é um local muito agradável, com zonas de sombra e algumas mesas e bancos que pode aproveitar para fazer um piquenique. Para chegar aqui, terá de subir a cumeada do monte de Penamourinha, com uma subida de carro a pedir a primeira e segunda mudanças, através das estreitas estradas de asfalto. Em dias de chuva formam-se nevoeiros que dificultam a visão da paisagem e do horizonte, pelo que deverá ter isso em conta

 

Diz-se que, em 1805, Nossa Senhora da Lapa surgiu a uma pequena pastorinha. Quando soube do ocorrido, o pai da menina foi ao local. Quando a filha apontou para o local da aparição, lá estava Nossa Senhora novamente.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por David Duarte (@david.amorim.duarte)

 

A notícia espalhou-se rapidamente pelas localidades mais próximas, iniciando-se as romarias no primeiro dia do mês de junho desse ano.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Alexandre Braga (@alexandrebragafilm)

 

A 10 de junho reuniram-se mais de 500 pessoas no local. Dado o enorme influxo de peregrinos, o abade Rodrigues Ramos ordenou a construção de um altar por baixo do bloco de granito onde se tinha dado a aparição. Também ordenou que a área em redor fosse preparada para receber o maior número de peregrinos possível.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Romulo Terrau (@romuloterrau)

 

Sabe o que significa “Lapa”? É uma rocha que forma uma gruta ou um abrigo natural. Existem muitas “Lapas” um pouco por todo o país. É muito natural atribuir-lhes algum tipo de lenda, misticismo ou significado religioso (o mais famoso santuário deste género é o Santuário da Lapa, em Sernancelhe.)

E o mesmo acontece com outras rochas de grandes dimensões, mesmo que não sejam Lapas: veja-se o caso do Penedo dos Cornudos (em Amarante), da Pedra do Galo (no Redondo) ou da Rocha dos Namorados (em Reguengos de Monsaraz). 

 

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal