Tem 700 anos fica em Portugal é o Carvalho mais antigo da Europa

Tem 700 anos fica em Portugal é o Carvalho mais antigo da Europa

sperávamos um carvalho-alvarinho (Quercus robur L.) monumental, não um parque construído em seu redor, tão natural que parecera de sempre. Mas a autarquia da Póvoa de Lanhoso não fez por menos: protegeu o seu monumento natural numa redoma idílica, onde nesta tarde crianças de um ATL brincam em actividades de férias organizadas pelo Centro Ambiental (CA) da Póvoa de Lanhoso, que tem a sua sede num edifício moderno, cheio de vidro, aqui.

 

Correm como se não houvesse amanhã sobre a erva (prado) impecavelmente aparada e não têm hesitações quanto a saltarem a pequena cerca que estabelece o perímetro de segurança do carvalho-alvarinho, que acompanha a projecção da copa e corresponde às suas raízes, cuja área não devia ser pisoteada.

Afinal, trata-se de um exemplar referenciado como tendo 500 anos (o que já faz dele o mais antigo da Europa), mas que um estudo posterior da Universidade de Coimbra datou em 700 anos.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por ICNF (@icnf_oficial)

 

Foi há dois anos que um grupo inglês, de uma associação de apreciadores de árvores, questionou a “juventude” do carvalho; a reavaliação subsequente deu-lhes razão. “A idade não está actualizada no site do ICNF porque não demos feedback”, explica Manuela Freitas, engenheira florestal, a trabalhar no CA.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por José Martins (@gebelim)

 

A vetustez da árvore é perceptível claramente — as dimensões não enganam (29 metros de altura para 33,90 metros de diâmetro de copa), a cavidade é imensa e os ramos desdobram-se em ramos que se desdobram em mais.

 

 

Parece que o peso da idade já é grande (foi perdendo ramos devido ao peso, mas este literal) e, com as suas escoras, lembra um respeitável ancião de muletas.

Contudo, este é mais um caso em que as aparências enganam: já cresce pouco, nota Manuela Freitas, mas em termos de vitalidade nenhuma outra árvore em redor o bate: é aquele onde as folhas primeiro rebentam e onde são mais verdes.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 9 melhores lugares para visitar em Beja

Os 9 melhores lugares para visitar em Beja

Igreja de Santo Amaro (Santiago Maior) BejaA Igreja de Santo Amaro de Beja, localizada no Largo de Santo Amaro, em Beja, é um dos poucos templos conservados de arquitectura altimedieval em Portugal e insere-se no amplo processo de reavaliação dos tradicionais conceitos de arte visigótica. Durante muito tempo foi consider...
15 coisas para fazer e visitar no inverno em Braga

15 coisas para fazer e visitar no inverno em Braga

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira GuimaresA Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, também referida como Insigne e Real Colegiada de NossaSenhora da Oliveira, localiza-se na freguesia de Oliveira do Castelo, no Centro Histórico de Guimarães, no distrito de Braga, em Portugal. É um dos mais significativos exemplares de ar...
Os 9 melhores pontos turisticos para visitar em Aljezur

Os 9 melhores pontos turisticos para visitar em Aljezur

Praia de Monte Clrigo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa VicentinaA Praia de Monte Clérigo é uma praia no concelho de Aljezur, no Algarve, em Portugal. Faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Dista cerca 9km da sede do concelho, sendo uma das mais conhecidas e frequentadas da região. &E...
Os 7 melhores locais para visitar em Mafra

Os 7 melhores locais para visitar em Mafra

Praia da Pesqueira Ericeira - MafraA Praia da Pesqueira apresenta um areal de pequenas dimensões na zona Norte.As zonas centro e Sul têm grandes lajes de rocha que integram a estrutura da falésia.Praia da Orelheira MafraA Praia da Orelheira tem uma areal de dimensões razoáveis que se estreita um...