Milhões de toneladas de pó estão a cair sobre Portugal maior Tempestade da década
nstituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou esta terça-feira, 15 de março, que estão a chegar poeiras oriundas do norte de África a Portugal, devido à depressão Célia, que tem tido efeitos na Madeira nos últimos dias. Prevê-se que persistam até quinta-feira, dia 17.
Os efeitos mais visíveis são as alterações da cor do céu, uma vez que as poeiras estão normalmente acima da superfície, “embora dependendo da sua concentração possam atingir níveis mais baixos com implicações na qualidade do ar e possíveis impactos na saúde”, explica o instituto.
Poeiras vindas do norte de África sobre Portugal continental até quinta-feira
Nuvens de poeira vinda do Norte de África vão atravessar os céus de Portugal continental e o resto da Península Ibérica até ao fim do dia de quinta-feira, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em comunicado, o IPMA afirma que o rumo das poeiras se deve a "um fluxo de sul induzido pela depressão Célia" e aponta a alteração da cor do céu" como o efeito mais visível.
Refere que "as poeiras estão normalmente acima da superfície" mas salienta que concentrações maiores poderão levá-las para níveis mais baixos da atmosfera, onde têm "implicações na qualidade do ar e possíveis impactos na saúde
Ver esta publicação no Instagram
No sul do país, prevê-se chuva hoje e na quarta-feira, pelo que é possível ocorrer a deposição das poeiras
A concentração maior verifica-se agora nas regiões norte e centro do Continente, mas há poeiras a passar também sobre França e Argélia.