É uma das ilhas mais paradÃsicas do mundo descobertas pelos portugueses há mais de 500 anos
Esta ilha que se encontra na parte sul da África foi descoberta por portugueses em 1505, mas nunca chegou a ser colonizada pelo nosso reino – em 1598 este território passou para domínio holandês. Durante o século XVIII tornou-se numa colónia francesa, sob o nome de Îlle de France, e em 1814 passou para as mãos dos ingleses, que lhe restauraram o nome de Maurícia. Em 1968, o país tornou-se finalmente independente do governo inglês, embora só se tenha tornado oficialmente numa república em 1991.
A independência aconteceu em 1968, quando se tornou um país da Commonwealth. A Maurícia possui um governo democrático estável com eleições livres e regulares, e direitos humanos positivos, consequentemente atraiu grande investimento estrangeiro, ganhando assim a maior renda per capita da África.
Ver esta publicação no Instagram
Em 1992, o governo reivindica à Corte Internacional de Justiça, em Haia, Holanda, a posse do Arquipélago de Chagos, incluindo o atol Diego Garcia, em poder dos Estados Unidos.
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Nos meses anteriores à devolução de Hong Kong à República Popular da China, em 1997, a Maurícia busca atrair os capitais em fuga do protetorado britânico e consolidar sua posição como centro financeiro internacional.
Ver esta publicação no Instagram
Em novembro de 2000, a aliança oposicionista, formada pelos Movimento Socialista Mauriciano (MSM) e Movimento Militante Mauriciano (MMM), conquista 54 das 62 cadeiras no Parlamento. Sir Anerood Jugnauth (MSM) é nomeado primeiro-ministro.