Prepara este fim de semana vai passar um cometa perto da terra bem na altura do natal

Prepara este fim de semana vai passar um cometa perto da terra bem na altura do natal

Poderá ver o cometa Leonard desde Portugal continental a olho nu a 12 de dezembro de 2021, naquele que se prevê ser o instante de maior proximidade à Terra, apenas no hemisfério Norte. Só na segunda metade de dezembro, a partir do dia 15, é que será observável a partir do hemisfério sul.

 

Quando estiver mais próximo da Terra, este cometa será visível imediatamente antes do amanhecer e logo após o pôr do sol. Tenha em conta que os tempos e ângulos fornecidos se baseiam numa localização específica.

 

Leonard se aproximará da Terra em 12 de dezembro, chegando a 34 milhões de quilômetros de nosso planeta. Em seguida, ele será empurrado por Vênus em 18 de dezembro. O cometa será visível nos céus dos hemisférios Norte e Sul neste mês.

 

Não dá para saber quão boa será nossa visualização sobre Leonard, então provavelmente precisará de binóculos para localizá-lo, de acordo com a Nasa. Procure por um objeto que se pareça com uma estrela difusa.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por IGN - CNIG (@ignspain)

 

Nas primeiras semanas de dezembro, Leonard pode ser encontrado no Leste antes do amanhecer, passando entre Arcturo — a estrela mais brilhante da constelação do Boieiro e o cabo da Ursa Maior — constelação do hemisfério celestial norte”, disse a agência em um post.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Chase Dolan (@chasedolan)

 

Ele se aproxima do horizonte na época de sua passagem mais próxima da Terra, o que significa que provavelmente será mais brilhante, contudo, mais difícil de observar. Em seguida, Leonard passa a ser um objeto noturno por volta de 14 de dezembro, pouco tempo após o pôr-do-sol — quando começa sua longa jornada para longe do Sol novamente, perdendo seu brilho gradualmente.”

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por J U S T J A M E S (@justjamesmedia)

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Cle (@claudio_86_)

 

Dependendo da poeira e do gás, espera-se que o brilho máximo modelado seja por volta de 13 ou 15 de dezembro de 2021, entre 1 a 3 dias depois do seu ponto mais próximo da Terra. Se o cometa emitir muita poeira, isto deverá tornar o pico mais brilhante devido à dispersão para a frente que poderá deslocar o pico mais tarde, para 15 de dezembro.

 

 







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Beja

Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Beja

Castelo de Mrtola AlentejoO Castelo de Mértola, no Alentejo, localiza-se na freguesia, vila e concelho de Mértola, distrito de Beja, em Portugal.  O castelo fortificado de Mértoladesponta sobre a igreja paroquial desta interessante povoação medieval da região do Alentejo. A maior parte do e...
Os 7 melhores locais para visitar em Lourinhã

Os 7 melhores locais para visitar em Lourinhã

Praia de Paimogo vila da LourinhA Praia de Paimogo é uma praia situada na vila da Lourinhã, em Portugal. A baí­a é protegida pelo Forte de Paimogo, do século XVII. O areal da praia com suas águas calmas possibilita a prática de mergulho, caça submarina ou pesca desportiva. Nesta praia f...
As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Sines

As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Sines

Praia de Vale de FigueirosTambém designada por Vieirinha ou Pedra da Casca, a Praia de Vale Figueiros possui um areal amplo banhado pelo mar de ondulação forte, muito apreciado por surfistas e bodyboarders. Esta praia está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, um dos trechos de costa mais ...
Os 7 melhores locais para visitar em Viseu

Os 7 melhores locais para visitar em Viseu

Museu Municipal Serpa PintoNa envolvente ao jardim e com o mesmo nome do ilustre Explorador Cinfanense, o edifício de traça pública e que outrora serviu de Posto da Guarda e Cadeia, foi reorganizado num espaço de promoção e partilha da vida de Serpa Pinto, com interpretação e exposiç&at...