Prepara este fim de semana vai passar um cometa perto da terra bem na altura do natal

Prepara este fim de semana vai passar um cometa perto da terra bem na altura do natal

Poderá ver o cometa Leonard desde Portugal continental a olho nu a 12 de dezembro de 2021, naquele que se prevê ser o instante de maior proximidade à Terra, apenas no hemisfério Norte. Só na segunda metade de dezembro, a partir do dia 15, é que será observável a partir do hemisfério sul.

 

Quando estiver mais próximo da Terra, este cometa será visível imediatamente antes do amanhecer e logo após o pôr do sol. Tenha em conta que os tempos e ângulos fornecidos se baseiam numa localização específica.

 

Leonard se aproximará da Terra em 12 de dezembro, chegando a 34 milhões de quilômetros de nosso planeta. Em seguida, ele será empurrado por Vênus em 18 de dezembro. O cometa será visível nos céus dos hemisférios Norte e Sul neste mês.

 

Não dá para saber quão boa será nossa visualização sobre Leonard, então provavelmente precisará de binóculos para localizá-lo, de acordo com a Nasa. Procure por um objeto que se pareça com uma estrela difusa.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por IGN - CNIG (@ignspain)

 

Nas primeiras semanas de dezembro, Leonard pode ser encontrado no Leste antes do amanhecer, passando entre Arcturo — a estrela mais brilhante da constelação do Boieiro e o cabo da Ursa Maior — constelação do hemisfério celestial norte”, disse a agência em um post.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Chase Dolan (@chasedolan)

 

Ele se aproxima do horizonte na época de sua passagem mais próxima da Terra, o que significa que provavelmente será mais brilhante, contudo, mais difícil de observar. Em seguida, Leonard passa a ser um objeto noturno por volta de 14 de dezembro, pouco tempo após o pôr-do-sol — quando começa sua longa jornada para longe do Sol novamente, perdendo seu brilho gradualmente.”

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por J U S T J A M E S (@justjamesmedia)

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Cle (@claudio_86_)

 

Dependendo da poeira e do gás, espera-se que o brilho máximo modelado seja por volta de 13 ou 15 de dezembro de 2021, entre 1 a 3 dias depois do seu ponto mais próximo da Terra. Se o cometa emitir muita poeira, isto deverá tornar o pico mais brilhante devido à dispersão para a frente que poderá deslocar o pico mais tarde, para 15 de dezembro.

 

 







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 7 melhores locais para visitar em Coimbra

Os 7 melhores locais para visitar em Coimbra

Mosteiro de Santa Cruz CoimbraO Mosteiro de Santa Cruz localiza-se na freguesia de Santa Cruz, na cidade, concelho e distrito de Coimbra, em Portugal. Foi fundado em 1131 pela Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho , com o apoio de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I, que nele se encontram sepultados. A qualidade das intervenç...
Os 9 melhores locais para visitar em Vila do Conde

Os 9 melhores locais para visitar em Vila do Conde

Praia da rvoreSituada entre as Praias de Azurara e do Mindelo e a meio de um areal muito longo, a Praia da Árvore localiza-se junto do acesso ao Parque de Campismo e possui boas infraestruturas de apoio. Na parte sul do areal encontra-se uma faixa de dunas com cerca de um quilómetro de comprimento, área protegida, selvage...
Os 12 melhores locais para visitar em Peniche

Os 12 melhores locais para visitar em Peniche

Praia dos Belgas em PENICHEcom múltiplos picos numa praia muito extensa e onde ainda se pode surfar com pouco crowd.Aqui as ondas tem bastante power e pode por vezes dar grandes tubos quando está clássico. Maré – todasSwell – norteVento – leste e suduesteNível de dificuldade ...
Os 9 melhores pontos turisticos para visitar em Tavira

Os 9 melhores pontos turisticos para visitar em Tavira

Praia da Ilha de TaviraH carreiras regulares de Ferries e pontes a ligar esta ilha, que fica no lado oposto da cidade Tavira, a mesma tem praias de grande dimenso e aguas que espelham o cu de to calmas que so.Praia do Barril TaviraA praia do Barril (esporadicamente conhecida como praia da Armação ou praia dos Três Irm&atild...