Os 8 melhores pontos turisticos para visitar em Vila Nova de Gaia


Praia de Valadares Norte Vila nova de Gaia





Numa zona de litoral muito rica em iodo, com propriedades terapêuticas no tratamento de doenças de ossos, a Praia de Valadares possui um enorme areal, dotado de boas infraestruturas de apoio. Banhada por forte ondulação marítima, atrai os praticantes de surf e kitesurf.



Praia da Sãozinha Vila nova de Gaia Arcozelo





Numa zona de litoral muito rica em iodo, com propriedades terapêuticas no tratamento de doenças de ossos, a Praia de Francelos possui um enorme areal, dotado de boas infraestruturas de apoio, banhado por uma ondulação marítima forte, que atrai os praticantes de surf.No extremo norte deste areal fica a Praia Dunas Mar rodeada por um extenso cordão dunar que lhe dá o nome e compõe o cenário de fundo. O mar, que aqui é muito rico em peixe, é procurado pelos amantes da pesca desportiva.Na parte sul do areal de Francelos, e com características em tudo semelhantes, sucedem-se as Praias de Francemar e da Sãozinha, que devem os seus nomes aos concessionários existentes.

Com um extenso areal, os banhistas encontram óptimos apoios de praia, entre os quais, os toldos, bares, casas de banho, entre outros.A beleza natural da zona rochosa, junta-se à bonita paisagem dunar que se encontra protegida por cercas e passadiços de madeira.



Praia da Granja Vila Nova de Gaia





A Praia da Granja situa-se na costa, pouco a norte de Espinho, na freguesia de São Félix da Marinha, concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.

Teve origem no lugar da Granja, freguesia de São Félix da Marinha, com a construção de uma quinta, em 1758, denominada a Quinta da Granja, mais tarde Quinta dos Ayres e hoje conhecida por Quinta do Bispo. Pertença dos frades crúzios do Mosteiro de Grijó, utilizavam-na como estância de convalescência e repouso, nas épocas de maior calor. É de notar, porém, que embora em Portugal o termo

Nos finais do séc. XIX e início do séc. XX, a Praia da Granja era a mais aristocrática estância de veraneio do Norte de Portugal, frequentada pela realeza, pela corte e por alguns dos mais importantes escritores portugueses da época, como Ramalho Ortigão e Eça de Queirós. São originários desses tempos muitos dos chalés antigos, rodeados de vegetação, que conferem à Granja um charme que se manteve até aos nossos dias.



Praia de Dunas Mar Vila nova de Gaia





Numa zona de litoral muito rica em iodo, com propriedades terapêuticas no tratamento de doenças de ossos, a Praia de Francelos possui um enorme areal, dotado de boas infraestruturas de apoio, banhado por uma ondulação marítima forte, que atrai os praticantes de surf.No extremo norte deste areal fica a Praia Dunas Mar rodeada por um extenso cordão dunar que lhe dá o nome e compõe o cenário de fundo. O mar, que aqui é muito rico em peixe, é procurado pelos amantes da pesca desportiva.Na parte sul do areal de Francelos, e com características em tudo semelhantes, sucedem-se as Praias de Francemar e da Sãozinha, que devem os seus nomes aos concessionários existentes.



Praia de Salgueiros





Com areia branca fina pontuada por formações rochosas, a Praia de Salgueiros foi recentemente alvo de obras de beneficiação que a tornaram mais agradável. Banhada por uma ondulação forte, esta praia oferece boas condições para a prática de surf.



Praia de Canide Vila Nova de Gaia





Inserida num areal enorme que se estende por quilómetros sem interrupção, a Praia de Canide está dividida em duas áreas, Norte e Sul, sendo esta última a preferida dos surfistas, enquanto a zona norte costuma ser palco de competições de kiteboard e futebol de praia.



Mosteiro da Serra do Pilar ou Mosteiro de Santo Agostinho da Serra do Pilar





O Mosteiro da Serra do Pilar ou Mosteiro de Santo Agostinho da Serra do Pilar (séc. XVI - XVII) localiza-se numa elevação sobranceira ao Rio Douro denominada Serra do Pilar, O Mosteiro da Serra do Pilar foi criado após a reforma da Ordem dos Agostinianos, quando os monges do mosteiro de Grijó foram transferidos para a nova localização. Inicia-se em 1537 a construção deste novo mosteiro, que apresenta planta composta pela igreja, de planta circular, da capela-mor, de planta retangular, e do claustro, também de planta circular, todos dispostos sequencialmente. 

O Mosteiro da Serra do Pilar, em Gaia, Património da Humanidade, começou a ser edificado em 1538, segundo projeto da autoria de Diogo de Castilho e João de Ruão, com o intuito de albergar os monges transferidos do Mosteiro de São Salvador de Grijó.

As obras só terminaram por volta de 1670, devido a problemas financeiros dos monges e a situação política da altura, o reino de Portugal passou para o domínio de Espanha. Este facto é visível na santa padroeira do mosteiro, Nossa Senhora do Pilar, santa espanhola.

O Mosteiro da Serra do Pilar era masculino e pertencia à Ordem de Santo Agostinho. A sua edificação teve iní­cio em 1538 e prolongou-se pelos séculos seguintes, em diversas etapas de construção que alteraram significativamente a traça inicial.

É hoje considerado um dos mais notáveis edifí­cios da arquitetura clássica europeia devido ao seu excecional valor arquitetónico e ao caráter singular da sua igreja e do seu claustro, ambos circulares e da mesma dimensão em planta.

A igreja foi classificada como Monumento Nacional em 1910; em 1935 a sala do capí­tulo, o refeitório, a cozinha, a torre e a capela foram classificados como Imóvel de Interesse Público. Em 1996 o Mosteiro da Serra do Pilar passou a estar classificado, juntamente com o Centro Histórico do Porto, como Património Mundial da Unesco, encontrando-se, por inerência, classificado como Monumento Nacional.



Praia do Mar e Sol (Vila Nova de Gaia)





Perto de um dos mais antigos Campos de Golfe de Portugal, rodeada de casas luxuosas, a concorrida Praia de Miramar insere-se num vasto areal, pontuado por formações rochosas e dotado de completas infraestruturas de apoio. No extremo sul deste areal, a Praia Mar e Sol é menos frequentada do que a sua vizinha e está rodeada por dunas que a separam da estrada marginal, permitindo conservar um ambiente de tranquilidade propício ao repouso à beira-mar. Como complemento a um dia de praia, as crianças irão apreciar uma visita ao Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia, situado em Miramar, onde poderão participar em jogos educativos relacionados com a conservação da natureza.

Início: Interceção da Avenida Sacadura Cabral com a Avenida Gomes Guerra | Fim: Temple Beach Bar, na Praia da Areia Branca, AgudaExtensão: 714 m.Descrição: Este troço de ciclovia contorna o limite Sul do Clube de Golfe de Miramar e percorre o litoral de Vila Nova de Gaia até à Praia da Areia Branca, na Aguda. Apresenta pavimento colorido e encontra-se fisicamente separado das vias motorizadas, permitindo a circulação do ciclista em maior segurança.Pontos de interesse: Clube de Golfe de Miramar e Parque das Dunas da Aguda. Praias de Mar e Sol e da Areia Branca, na Aguda.Serviços disponíveis: bares, restaurantes, caixa Multibanco, estacionamento automóvel, passadiço para pedestres na praia, bebedouros e estacionamento para bicicletas. 



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal