Os 9 melhores lugares para visitar em Tavira


Castelo de Tavira Algarve





O Castelo de Tavira localiza-se na freguesia de Santiago, cidade de Tavira, distrito de Faro, em Portugal.

Em posição dominante sobre a foz do rio Gilão a povoação desenvolveu-se como importante porto marí­timo desde a Antiguidade.

Apesar da sua origem fenícia, as muralhas de Tavira foram reconstruídas ao longo dos séculos XI e XII, durante o período árabe.

Com a conquista cristã da cidade, em 1242, a muralha viria a beneficiar de vários melhoramentos durante os reinados de D. Afonso III e D. Dinis.

Após a construção de uma muralha fenícia entre os séculos VIII e VII a. C. passaram-se cerca de catorze séculos sem que nenhum importante aglomerado urbano se tivesse formado nas margens do Gilão. Os muçulmanos retomam a povoação de Tavira, em finais do século X ou inícios do XI, promovendo a construção do castelo no topo da colina de Santa Maria. Uma das suas funções seria proteger o vau do Gilão que permitia o trânsito entre as duas margens, supostamente, antes da construção da ponte.

Restam ainda alguns troços de muralha e o núcleo principal do Castelo.

No interior aprecia-se um agradável jardim e uma bonita vista da cidade.



Praia das Quatro águas ou Praia do Barril Tavira





A Praia das Quatro águas é uma praia marí­tima do concelho de Tavira. Localiza-se na Ilha de Tavira, entre a Praia da Ilha de Tavira e a Praia da Terra Estreita. Pouco frequentada, não dispõe de apoios de praia durante o perí­odo balnear. A prática naturista é tolerada. Faz parte do Parque Natural da Ria Formosa.

 

A Praia do Barril situa-se sensivelmente a meio da Ilha de Tavira, uma estreita língua de areia fina e branca. No acesso à praia é possível realizar um percurso pedonal sinalizado com seis estações de observação, permitindo contemplar a riqueza ambiental da Ria Formosa. Pelo caminho, que é muito aprazível, vale a pena observar a diversa fauna dos bancos de vaza, especialmente as bocas cava-terra (caranguejo típico destas zonas) que correm a esconder-se nos buracos de lodo à passagem dos veraneantes, e, mais perto da praia, a vegetação dos extensos campos dunares de onde se liberta um cheiro muito característico a caril, oriundo duma pequena planta chamada perpétua-das-areias.

O equipamento turístico da praia foi adaptado a partir de uma antiga armação de pesca do atum e no local ainda se pode ver o casario original e alguns objetos da faina, bem como um conjunto de grandes âncoras que se encontram dispostas no espaço envolvente da praia, ajardinado com plantas das dunas. Esta praia possui equipamentos de apoio aos utentes (restaurantes, bares, wc), bem como vigilância durante a época balnear.

Acesso: é necessário atravessar uma estreita ponte pedonal que se eleva sobre um canal da ria e seguir depois a pé ou através de um pequeno comboio que assegura um serviço regular (cerca de 1 km) até ao areal.



Praia do Barril





A praia do Barril tem dimensão suficiente para englobar toda aquela atmosfera mais cosmopolita e ao mesmo tempo guardar no seu oposto a quase completa ausência de actividade humana, uma vez que esta praia se encontra no meio da ilha de Tavira.

Praia da Manta Rota





Localizasse junto da pequena aldeia de pescadores com o mesmo nome, mantém um ambiente bastante sereno e esta relativamente perto da aldeia para ter como suporte varias funcionalidades adequadas ao turismo e restaurantes de apoio.

Praia de Santo António





Esta praia é a que fica mais perto da fronteira com Espanha e está na foz do rio Guadiana.

Praia da Ilha de Cabanas





Separado por um braço de agua da Ria Formosa, Cabanas é calma e bastante isolada. Tem acesso por barco desde Tavira, O Quinta Velha Resort encontra-se nas imediações..

Praia do Monte Gordo





Esta é outra praia da zona que era usada praticamente para a entrada e saída dos barcos de pesca , hoje em dia e dada a funcionalidade mais artesanal dos barcos a sua principal função agora e turistica e os mesmo são meramente decorativos.

Praia da Terra Estreita





Esta é uma linha de praia com cerca de 50 metros de largura. Também é conhecida como a praia de Santa Luzia é quase sempre despovoada e tem uma vista panorâmica de cortar a respiração.

Praia do Lacém Tavira





A praia do Lacém é uma praia marí­tima da freguesia de Cabanas de Tavira, concelho de Tavira, Algarve, Portugal.

Está integrada no Parque Natural da Ria Formosa. Ocupa a extremidade oriental da Ilha de Cabanas, entre a Praia de Cabanas de Tavira e a Barra do Lacém, que a separa da ilha frente a Cacela Velha. É uma praia selvagem, pouco frequentada, dado o seu isolamento e ausência de estruturas e meios de apoio. Também é conhecida entre a população como Alacém. Na margem continental da ria existe uma praia com o mesmo nome, que se estende desde a foz do ribeiro do Lacém até Cabanas de Tavira; acesso difí­cil, por estrada de terra batida.

 

Esta pequena praia de ria insere-se em plena paisagem agrícola, entre hortas, vinhas e pomares de sequeiro. O acesso para a praia é um pequeno caminho rural que acompanha uma ribeira temporária, ao longo da qual se desenvolve densa vegetação ribeirinha, com canavial e muitas silvas.

O areal é bastante exíguo, com modestas cristas dunares onde domina o estorno. O habitat dominante é mesmo o sapal e o cheiro a maresia e a vaza é intenso. Para além do estreito braço de ria, encontra-se a Ilha de Cabanas, muito fina e baixa neste local e apenas vegetada com pequenas ervas (o feno-do-mar), não oferecendo grande resistência aos galgamentos do mar. 



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal