As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Tavira

As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Tavira

Praia do Barril Tavira





A praia do Barril (esporadicamente conhecida como praia da Armação ou praia dos Três Irmãos) é uma das praias da Ilha de Tavira, localizada a oeste de Santa Luzia, próxima do pequeno aldeamento turí­stico Pedras d´El-Rei, a poucos quilómetros a sudeste de Tavira e a oeste da praia da Ilha de Tavira. A paisagem é formada pela Serra do Caldeirão a norte e o Cerro de São Miguel a noroeste, além dos sapais, canais e salinas da Ria Formosa, bem como as formações dunares da ilha de Tavira e o Oceano Atlântico, a sul.

O acesso é feito por uma ponte que atravessa a Ria Formosa seguindo-se um trilho e caminho pedonal que atravessam a ilha, num total de cerca de 1,5km. Não é permitida a circulação de bicicletas nem de veí­culos motorizados neste percurso. Na época balnear o atravessamento da ilha é igualmente feito por um pequeno comboio, que assegura um serviço regular. A linha ferroviária, do tipo Decauville, tem cerca de 1km de extensão, em via estreita de 60cm de bitola paralelo ao caminho pedonal. A linha foi construí­da com o objetivo inicial de servir a antiga armação de pesca do atum localizada na praia do Barril.

A praia do Barril é uma das praias mais calmas da costa sul do Algarve, escapando mesmo no pico da época balnear í s enchentes que caracterizam outras praias da região.

As suas águas são calmas e tépidas durante a Primavera e o Verão. nos dias amenos de sol, ao longo dos meses de Inverno, é um local para a prática de desportos ao ar livre ou para a observação de aves aquáticas.

Ostenta regularmente a bandeira azul, prova da sua qualidade ambiental.

Praia vigiada, galardoada, há vários anos com o prémio Bandeira Azul e considerada uma das melhores praias portuguesas.

A praia do Barril situa-se sensivelmente a meio da Ilha de Tavira, uma estreita língua de areia fina e branca. Para lá chegar basta atravessar uma pequena ponte pedonal que se eleva sobre um canal da ria e seguir depois a pé, ou nos comboios turísticos, durante cerca de 1 km até ao areal.

Pelo caminho vale a pena observar a fauna dos bancos de vasa, especialmente as bocas (caranguejo típico destes sapais) e, mais perto da praia, a vegetação dos campos dunares de onde se liberta um aroma intenso a caril, oriundo duma pequena planta, a perpétua-das-areias. É ainda possível realizar um percurso de natureza que disponibilizada informação sobre a riqueza ambiental da Ria Formosa.

O equipamento turístico da praia foi adaptado a partir de uma antiga armação de pesca do atum e no local ainda se pode ver o casario original e alguns objetos da faina, bem como um conjunto de grandes âncoras dispostas no espaço envolvente da praia. 



Castelo de Tavira Algarve





O Castelo de Tavira localiza-se na freguesia de Santiago, cidade de Tavira, distrito de Faro, em Portugal.

Em posição dominante sobre a foz do rio Gilão a povoação desenvolveu-se como importante porto marí­timo desde a Antiguidade.

Apesar da sua origem fenícia, as muralhas de Tavira foram reconstruídas ao longo dos séculos XI e XII, durante o período árabe.

Com a conquista cristã da cidade, em 1242, a muralha viria a beneficiar de vários melhoramentos durante os reinados de D. Afonso III e D. Dinis.

Após a construção de uma muralha fenícia entre os séculos VIII e VII a. C. passaram-se cerca de catorze séculos sem que nenhum importante aglomerado urbano se tivesse formado nas margens do Gilão. Os muçulmanos retomam a povoação de Tavira, em finais do século X ou inícios do XI, promovendo a construção do castelo no topo da colina de Santa Maria. Uma das suas funções seria proteger o vau do Gilão que permitia o trânsito entre as duas margens, supostamente, antes da construção da ponte.

Restam ainda alguns troços de muralha e o núcleo principal do Castelo.

No interior aprecia-se um agradável jardim e uma bonita vista da cidade.



Praia de Cabanas de Tavira





A Praia de Cabanas de Tavira ou simplesmente Praia de Cabanas é uma praia marí­tima situada na freguesia de Cabanas de Tavira, concelho de Tavira; é uma das praias do Parque Natural da Ria Formosa. Encontra-se integrada na Ilha de Cabanas, e como tal o acesso é feito de barco a partir de Cabanas de Tavira.

Em 2013 o jornal The Guardian considerou-a a melhor praia de Portugal e Espanha..

Para nascente da Ilha de Tavira, surge a Ilha de Cabanas, uma estreita mas extensa língua de areia, antes da última barra da ria para nascente. A praia situa-se em frente à vila de Cabanas. Da comprida marginal de Cabanas espreitam-se os barcos de pesca artesanal ancorados na ria e as casas de aprestos.

A praia possui equipamentos de apoio aos utentes (bares e wc) e vigilância durante a época balnear. Esta é também uma praia indicada para a prática de windsurf e vela.

Acesso: é feito em pequenas embarcações de pescadores a partir da marginal de Cabanas, num passeio de cerca de quatro minutos.



Praia do Barril





A praia do Barril tem dimensão suficiente para englobar toda aquela atmosfera mais cosmopolita e ao mesmo tempo guardar no seu oposto a quase completa ausência de actividade humana, uma vez que esta praia se encontra no meio da ilha de Tavira.

Praia da Ilha de Cabanas





Separado por um braço de agua da Ria Formosa, Cabanas é calma e bastante isolada. Tem acesso por barco desde Tavira, O Quinta Velha Resort encontra-se nas imediações..

Praia da Terra Estreita





A Praia da Terra Estreita é uma praia marí­tima situada na freguesia de Santa Luzia, concelho de Tavira, em pleno Parque Natural da Ria Formosa. Localiza-se na Ilha de Tavira, a oeste da Praia das Quatro águas e a leste da Praia do Barril, num ponto em que ocorre um estreitamento do cordão arenoso da ilha barreira. Dispõe de apoios de praia durante o perí­odo balnear.



Praia do Monte Gordo





Esta é outra praia da zona que era usada praticamente para a entrada e saída dos barcos de pesca , hoje em dia e dada a funcionalidade mais artesanal dos barcos a sua principal função agora e turistica e os mesmo são meramente decorativos.







O que visitar e conhecer em Portugal

O que fazer na Ericeira os 10 melhores lugares para visitar

O que fazer na Ericeira os 10 melhores lugares para visitar

Praia da Pesqueira Ericeira - MafraA Praia da Pesqueira apresenta um areal de pequenas dimensões na zona Norte.As zonas centro e Sul têm grandes lajes de rocha que integram a estrutura da falésia.Praia de So Julio (Ericeira)A Praia de São Julião pertence aos Concelhos de Mafra (freguesia da Carvoeira) e...
As 10 melhores coisas para fazer no inverno em Costa Vicentina

As 10 melhores coisas para fazer no inverno em Costa Vicentina

Fica a duas de uma hora de Lisboa uma prola por descobrir na Costa VicentinaLocalizada no concelho de Santiago do Cacém, a Lagoa de Santo André é um dos mais belos locais com que a natureza nos brindou. O extenso lençol de água, ladeado de dunas de grão de areia dourada e uma avifauna riquíssima e...
As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Lagos

As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Lagos

Praia dos Pinheiros Lagos AlgarveSituada em Lagos, entre a Praia do Camilo e a Ponta da Piedade, a Praia dos Pinheiros possui um pequeno areal em forma de concha, que na maré alta mede cerca de 30 a 40 metros. Com um acesso difícil, por degraus escavados nas rochas escarpadas que a abrigam dos ventos e projetam sombras convi...
Os 8 melhores pontos turisticos e passeios em Leiria

Os 8 melhores pontos turisticos e passeios em Leiria

Igreja da Exaltao de Santa Cruz BatalhaA Igreja da Exaltação de Santa Cruz é a igreja matriz da paróquia da Batalha, na diocese de Leiria-Fátima. Foi construí­da durante o reinado de D. Manuel I, em 1514 e concluí­da em 1532. A sua arquitectura teve influência do estilo manuelino, vi...