As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Lagoa

As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Lagoa

Praia da Albandeira





O acesso a esta praia é feito da mesma maneira que a praia da Marinha, a Albandeira é também pouco frequentada, é quase um segredo a espera de ser descoberto. Embora seja bastante isolada esta praia tem acesso a restaurantes, e um parque de estacionamento.

Praia dos Beijinhos situada na Armação de Pera Lagoa Algarve





A Praia dos Beijinhos Apesar de se situar na extrema poente da baía arenosa de Armação de Pera, o areal de Vale Olival insere-se ainda numa zona tipicamente rochosa.

A arriba na envolvente da praia encontra-se muito ravinada, denunciando a existência de linhas de escorrência da água das chuvas, em torno das quais se desenvolvem caniçais e tamargais que alcançam a praia. Uma ribeira de caráter torrencial, marginada por densa vegetação ribeirinha, desagua no areal durante a época húmida.

Para poente as paredes rochosas elevam-se e é possível percorrer um trilho pelo topo da arriba até à vizinha Praia dos Beijinhos.

O caminho é marginado por vegetação típica do litoral e oferece fabulosos panoramas sobre o oceano e sobre as formações rochosas esculpidas pelos elementos: leixões, arcos, algares e galerias subterrâneas delineiam a linha de costa.

Já na Praia dos Beijinhos, uma escadaria percorre a face da arriba até ao areal, ladeada pelo aromático tomilho e pela vistosa açafate-de-prata. No pequeno e acolhedor areal, dois enormes leixões cortam a linha do horizonte, aproximados à distância de uma fresta.



Praia da Marinha Lagos Algarve (informações)





A Praia da Marinha é uma das mais bonitas e emblemáticas praias de Portugal, considerada, ainda, como uma das 10 mais belas praias da Europa e uma das 100 mais belas praias do Mundo pelo Guia Michelin, tendo chegado inclusivamente a ser distinguida com o galardão

Rodeada por uma falésia alta esculpida pela erosão, a belíssima Praia da Marinha é considerada uma das cem melhores praias do mundo, num recanto de natureza preservada, quase mesmo em estado selvagem.Antes de descer à praia, deslumbre-se com a paisagem que se avista do alto da falésia que lhe dá acesso e depois percorra a longa escadaria. O seu esforço será recompensado pela tranquilidade que encontra neste areal banhado por um mar suave.

Uma enorme e suave escadaria dá acesso a uma pequena enseada; ao avançar até à linha da arriba o visitante depara-se com um areal que se alonga para poente.

Arribas calcárias de tons quentes, muito fraturadas e fissuradas, envolvem a praia, exibindo uma diversidade notável de curiosos modelados rochosos: arcos, grutas, leixões e algares.

Também a diversidade de habitats marinhos é assinalável: ambientes rochosos e campos de ervas marinhas abrigam coloridos ouriços e anémonas, cardumes de sargos e safias, curiosos polvos e chocos, ou delicados cavalos-marinhos.

É possível realizar aqui um percurso subaquático, acessível de máscara e barbatanas ou com escafandro autónomo.

De volta a terra firme, deixe-se seduzir pelos campos de orquídeas que florescem na primavera, visíveis nas imediações do parque de merendas no topo da arriba, ou por uma caminhada no percurso de natureza que percorre a linha das arribas entre esta praia e Vale Centeanes.



Praia do Barranco (Lagoa) Algarve





As águas transparentes do litoral de Lagoa atraem milhares de visitantes aos aconchegantes areais, estirados ao longo dos seus 17 km de arribas calcárias. Ao longo das últimas décadas consolidou-se naturalmente o uso de algumas destas línguas de areia que, embora com serviços mínimos ou mesmo inexistentes, não afastam os banhistas. São as Praias Naturais de Lagoa.



Praia do Barranquinho Lagoa, Algarve





A Praia do Barranquinho é uma praia situada em Caramujeira, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve.

É conhecida pela sua tipologia rara, pois a extensão de areal entre o acesso e o mar é quase o dobro da distância que perfaz a linha de água.

Encontra-se situada ao lado da Praia da Malhada do Baraço e perto da estrada de acesso à Praia de Albandeira.

É praia vizinha da internacionalmente famosa Praia da Marinha.

Ao lado da praia do Barranco fica o Barranquinho, uma pequena praia em que o acesso só pode ser feito por mar, a pé ou por jipe, pois não há nenhuma estrada que ligue a praia do Barranquinho ao resto do mundo.

Se resolver chegar lá caminhando, então aconselhamos que parta da praia da Marinha, pois no caminho entre as duas praias encontrará paisagens de sonho e a caminhada será compensada pela visão da praia do Barranquinho, um pedaço de paraíso à beira-mar plantado.



Praia de Nossa Senhora da Rocha Lagoa Algarve





A Praia de Nossa Senhora da Rocha é uma praia da freguesia de Porches, no concelho de Lagoa, região do Algarve, em Portugal.

Fica junto uma pequena comunidade piscatória que recebeu o nome popular de Senhora da Rocha em tributo à Virgem Maria devotada numa antiga ermida sitiada no topo do pontão de uma falésia onde se encontra também os vestí­gios do Forte de Nossa Senhora da Rocha. Este pontão e praia são usados como refúgio para os barcos dos pescadores.

A praia é flanqueada por falésias, mas de especial interesse a falésia a Oeste onde se encontra o Forte e a Capela de Nossa Senhora da Rocha. Ainda nesta falésia existe um túnel escavado na rocha, que liga a Praia de Nossa Senhora da Rocha com a Praia Nova.

O facto de a Praia de Nossa Senhora da Rocha estar protegida por altas arribas não só traz uma grande vantagem para os pescadores, como também para os turistas nos dias de ventos menos agradáveis.

A praia, muito acolhedora, surge associada ao porto de pesca da Nossa Senhora da Rocha, sendo assim o areal partilhado com as embarcações, artes de pesca (sobretudo alcatruzes) e casas de aprestos dos pescadores.

As mesmas embarcações fazem também, a pedido dos turistas, visitas às grutas marinhas da região onde se produzem fascinantes jogos de luz e cor, bem como a praias isoladas só acessíveis por mar.

O areal é delimitado a nascente pela linha alta da arriba, onde são visíveis vários algares em corte, e a poente pelo longo promontório da Nossa Senhora da Rocha, de onde se avista toda a linha de costa até Albufeira.

Atravessando um túnel escavado sob o promontório é possível aceder ao areal da vizinha Praia Nova. Uma mancha muito verde envolve a praia, com zimbro, oliveira-brava e aroeira. Na face da arriba são já comuns as plantas típicas destes ambientes salinos, bem como as inúmeras aves que por aqui se refugiam: falcões, guinchos, gaivotas e andorinhões.



Praia de Benagil Lagoa, Algarve





A Praia de Benagil é uma praia situada em Benagil, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve. Aldeia de pescadores, que com os seus barcos quase escondem o pequeno areal, a Praia de Benagilfica situada num dos mais bonitos trechos da costa algarvia, em que as arribas recortadas formam grutas e algares.Banhada por um mar tranquilo, esta zona é ideal para passeios de barco em que poderá descobrir praias desertas, inacessíveis por terra, onde encontra uma tranquilidade difícil de ultrapassar. 

A praia, outrora o domínio das gentes da faina da pesca é, nestes tempos, ocupada sobretudo por banhistas.

Agora, os coloridos botes de madeira deram lugar a embarcações modernas que dão as boas vindas da praia a estes novos utentes. Durante o verão, a atividade piscatória é complementada com visitas às grutas, guiadas por quem melhor conhece esta costa.





Praia de Albandeira Caramujeira, Lagoa, no Algarve





A Praia de Albandeira é uma praia situada em Caramujeira, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve.

É conhecida pelas suas piscinas naturais existentes nas rochas, as quais proporcionam uma magní­fica experiência balnear aos seus visitantes. Esta praia serve ainda de estância balnear aos turistas do Hotel Suites Alba Resort & SPA.

A sua estrada de acesso, permite ainda o acesso à Praia do Barranquinho e à Praia da Malhada do Baraço.

É praia vizinha da internacionalmente famosa Praia da Marinha

O caminho para a praia é estreito e sinuoso, seguindo por campos com matos mediterrânicos que vão ocupando os antigos pomares de sequeiro onde ainda se sente o aroma adocicado das alfarrobeiras.

Mais perto do mar crescem exuberantes matos litorais com zimbro e espécies típicas das arribas como o funcho-do-mar, a barrilha, a salgadeira e o vistoso pampilho-marítimo, formando uma mancha verde que envolve a praia.

O areal é pequeno e encontra-se dividido por um afloramento rochoso que origina abrigos, quase sempre aproveitados pelos banhistas, bem como piscinas naturais. 



Praia Nova





A praia nova está separada da praia da Senhora da Rocha por um rochedo em que figura uma pequena capela da Nossa Senhora da Rocha, é ainda possível alugar barcos para explorar a costa e aceder a praias isoladas. Este serviço juntamente com um parque de estacionamento são as únicas infra estruturas disponíveis nesta praia.

Praia do Carvalho Lagoa (Algarve)





A Praia do Carvalho é uma praia situada na freguesia de Praia do Carvoeiro, pertencente ao concelho de Lagoa (Algarve).

Conhecida por ser uma praia tranquila de areias ricas em conchas e águas lí­mpidas e frias, esta praia ofereça aos seus visitantes (maioritariamente estrangeiros) uma fresca sombra na parte da manhã e da tarde, devido í s suas altas rochas dispostas quer do lado poente, quer no lado nascente. Possui umas escadas esculpidas na rocha por onde se pode subir até meio da falésia, a cerca de 6 metros de altura, e mergulhar na água.

Num recorte anguloso da costa, esconde-se um pequeno areal dourado, enquadrado por arribas esculpidas pela erosão. Dominando a praia, um leixão interrompe a linha do horizonte azul.

O acesso à praia é feito através de um túnel escavado na rocha e, apesar da dificuldade e perigosidade do acesso, a praia é muito popular entre locais e visitantes. No espaço envolvente, o Pampilho-marítimo e o Limónio salpicam a crista da arriba calcária, enquanto Aroeiras, Zimbros, Carrascos e Palmeiras-anãs cobrem o barranco verdejante que desagua na praia.

O temperamento inconstante do maciço rochoso aconselha muita prudência, pelo que o visitante deverá guardar uma distância de segurança em relação às escarpas altaneiras.









O que visitar e conhecer em Portugal

O que fazer em Coimbra os 15 melhores locais para visitar

O que fazer em Coimbra os 15 melhores locais para visitar

Conmbriga em CoimbraConí­mbriga é uma povoação estabelecida desde a Idade do Cobre que foi um importante centro durante o Império Romano e que continuou habitada até pelo menos o século IX. É um dos maiores sí­tios arqueológicos dos que há vestí­gios e...
O que fazer no inverno em Setúbal os 20 melhores locais

O que fazer no inverno em Setúbal os 20 melhores locais

Casa do Corpo Santo em SetubalA Casa do Corpo Santo foi erguida em 1714 junto de um troço da muralha trecentista de Setúbal, que constitui a parede nascente do edifício. A sua designação provém do nome do santo protector da Confraria dos Navegantes da cidade, que aí esteve instalada durante sé...
Os 12 melhores locais para visitar em Braga

Os 12 melhores locais para visitar em Braga

S de BragaA Sé de Braga localiza-se na freguesia da Sé, cidade e concelho de Braga, distrito de mesmo nome, em Portugal. Constitui-se na sede do bispado fundado, segundo a tradição, por São Tiago Maior que aqui terá deixado como primeiro bispo o seu discí­pulo, São Pedro de Rates. Devido...
Os 12 melhores pontos turisticos para visitar em Odemira

Os 12 melhores pontos turisticos para visitar em Odemira

Praia de Carvalhal (Odemira) Situada a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, com acesso por uma estrada de terra batida a sul desta localidade, a Praia do Carvalhal é bastante concorrida durante o verão.Integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina que é considerado o troço de litoral eu...