As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Sesimbra

As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Sesimbra

Castelo de Sesimbra





O Castelo de Sesimbra, também referido como Castelo dos Mouros, localiza-se na vila de mesmo nome, freguesia do Castelo, concelho de Sesimbra, distrito de Setúbal, em Portugal.

O castelo medieval ergue-se em posição dominante numa falésia, sobre uma enseada que se constitui em porto natural na pení­nsula de Setúbal, entre os estuários do rio Tejo e o do rio Sado, a poucos quilômetros do cabo Espichel.

Classificado como Monumento Nacional em 16 de junho de 1910, o Castelo de Sesimbra é o último dos Castelos sobre o mar, que chegaram, bem preservados, até aos nossos dias.

As origens do Castelo de Sesimbra remontam ao século IX, período da ocupação muçulmana do território. Em 1165 é conquistado por D. Afonso Henriques, e em 1191 é perdido para os Almóadas. A sua reconquista definitiva dá-se por iniciativa de D. Sancho I, em 1199, monarca que atribui o primeiro foral à vila de Sesimbra, então sediada no interior do monumento.

Ao longo de toda a Idade Média, e dada a sua importância estratégica na defesa das fronteiras marítimas e terrestres do reino, o Castelo é alvo de inúmeras ampliações.



Praia das Bicas Sesimbra





Praia perto do parque de campismo campimeco. Com facilidade em estacionar mas de difícil acesso uma vez que tem uma escadaria enorme. Para quem tem crianças talvez não seja o ideal. Ainda assim o areal é fantástico e a água fantástica (ainda que na maior parte das vezes com algumas ondas). Vale a pena a visita

A praia das Bicas localiza-se a sul da praia do Moinho de Baixo, próximo do Parque de Campismo Campimeco.Encontra-se voltada a ocidente e, como tal, mais exposta aos ventos norte e oeste. É uma zona muito apreciada pelos praticantes de surf e bodyboard, devido à ondulação.Em 2011 a área de estacionamento foi melhorada e, em 2013, foi construída a escadaria de acesso ao areal.

A vigilância é feita por nadadores salvadores ao abrigo de um protocolo entre a Câmara Municipal e a Associação Âncora.



Praia dos Medos





A Praia dos Medos de Albufeira possui um areal muito extenso com cerca de 2,1 Km.O laranja da Arriba Fóssil entrecorta o verde da vegetação na base e no cimo da falésia.É uma praia bastante remota, procurada por apreciadores do contacto com a natureza e aqueles que preferem estar mais privados.O acesso faz-se por um trilho no topo da falésia que tem início na base militar da N.A.T.O. (North Atlantic Treaty Organization) ou, se vier de Sul, através da areia, vindo da Lagoa de Albufeira.



Praia do Seixalinho Sesimbra





A Praia do Seixalinho situa-se numa pequena enseada.O areal é inexistente. Aqui, predominam os seixos rolados.Na zona Norte, existem rochas e um penedo que emerge da água, causando forte rebentação das ondas. A zona central contém uma aglomeração de calhaus de maior dimensão que divide a praia ao meio.



Praia da Foz em Sesimbra





Localizada na costa ocidental, entre o Cabo Espichel e a Praia das Bicas, a Praia da Foz é ainda desconhecida para muitos.Tem um pequeno areal, ideal para quem prefere estar longe das multidões. O mar apresenta-se por vezes agitado e forma algumas correntes, aconselhando por isso alguma cautela por parte dos banhistas.

Estacionamento mais próximo Tem zona de estacionamento à entrada da praia.

Castelo de Sesimbra





O Castelo de Sesimbra, também referido como Castelo dos Mouros, localiza-se na vila de mesmo nome, freguesia do Castelo, concelho de Sesimbra, distrito de Setúbal, em Portugal.

O castelo medieval ergue-se em posição dominante numa falésia, sobre uma enseada que se constitui em porto natural na pení­nsula de Setúbal, entre os estuários do rio Tejo e o do rio Sado, a poucos quilômetros do cabo Espichel.

Classificado como Monumento Nacional em 16 de junho de 1910, o Castelo de Sesimbra é o último dos Castelos sobre o mar, que chegaram, bem preservados, até aos nossos dias.

No seu interior existem duas exposições permanentes sobre a sua história, centro de interpretação do património, igreja e um cemitério desativado. Disponibiliza também um circuito museológico que permite ao visitante, de forma autónoma, usufruir dos diversos pontos de interesse do imóvel. Os visitantes podem percorrer as muralhas e desfrutar de uma vista privilegiada da vila de Sesimbra e da região. A cafetaria com esplanada disponibiliza alguns produtos locais. Destaca-se na paisagem pela sua imponência.



Praia do Meco ou do Moinho de Baixo Sesimbra





A Praia do Meco (ou Praia do Moinho de Baixo) é uma praia situada junto à Aldeia do Meco, na costa ocidental do concelho de Sesimbra. Encostada a esta praia, fica a aldeia do Meco, tradicionalmente ocupada por agricultores e pescadores, cada vez mais raros, mas que vale a pena percorrer

Junto à aldeia do Meco, que lhe deu o nome que a popularizou, a Praia do Moinho de Baixo foi uma das primeiras a possuir uma zona devidamente assinalada e licenciada para a prática do naturismo, numa área que se estende para as Praias da Tramagueira e do Rio da Prata, as últimas do longo areal que tem início na Costa de Caparica.

Recatada, rodeada por dunas e com uma considerável extensão, a Praia do Meco ou Moinho de Baixo é um refúgio a sul do Tejo, mais precisamente no concelho de Sesimbra.  Conhecida desde sempre como a primeira praia de naturistas em Portugal - na época, ainda se chamavam nudistas - o Meco foi conquistando novos epítetos. Hoje, está legalizada para esta prática, embora esteja atualmente mais confinada à zona do Rio da Prata, a sul, numa área de algumas escarpas e de acessos mais difíceis.O mar, que por vezes tem uma ondulação muito forte, oferece boas condições para a prática de surf, bodyboard e windsurf.



Praia da Califórnia em Sesimbra





A Praia da Califórnia localiza-se na zona nascente da Baía de Sesimbra, e apresenta geralmente o mar bastante calmo e areal com pouca inclinação. Hasteia a Bandeira Azul da Europa há alguns anos.Em 2010 a Câmara Municipal levou a cabo a requalificação dos sanitários e construiu um novo acesso ao areal, que complementam as infraestruturas e serviços existentes.Entre maio e outubro realiza-se a Arte Xávega, pesca tradicional de cerco, feita num contexto turístico-cultural, ao abrigo de um protocolo entre a Câmara Municipal de Sesimbra, o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade – Parque Natural da Arrábida e os proprietários das embarcações.

Distinções Bandeira Azul Equipamentos Sanitários; Chuveiros gratuitos; Biblioteca de praia; Estação de Vitalidade e Fitness; Concessionários de praia com serviço de restauração e zonas de sombra; Corredor pedonal desde a rampa em frente ao Hotel do Mar, até ao acesso junto do porto de abrigo. Estacionamentos mais próximos Avenida 25 de Abril, Rua Heliodoro (tarifado); Largo do Calvário e edifício Mar da Califórnia (tarifado); Rua Navegador Rodrigues Soromenho (gratuito).

Praia do Portinho da Arrábida fica na Serra da Arrábida





A praia do Portinho da Arrábida é uma pequena praia localizada junto à pequena aldeia do Portinho da Arrábida, no concelho de Setúbal, em Portugal. Está inserida no Parque Natural da Arrábida e situada no sopé da Serra da Arrábida entre as praias de Alpertuche (a oeste) e de Coelhos e Galapos (a leste).

É uma praia rochosa, sendo mais arenosa à medida que se caminha para leste (em direção a Setúbal). Consiste numa baí­a de águas calmas e transparentes, ótimas para mergulho. A leste o areal alarga, sempre acompanhado pelas encostas verdejantes da serra da Arrábida. No lado poente ficam situados os restaurantes.

A pacatez do lugar é interrompida no verão por multidões de visitantes e pelas infelizes motos de água, que atormentam os banhistas.

Na extremidade nascente, durante a maré baixa, é possí­vel aceder, a nado ou pela falésia, à vizinha praia dos Coelhos. Os fundos marinhos são reserva natural, sendo proibida a pesca submarina pois o fundo do mar é também considerado reserva natural.

Vindo do Portinho, os turistas/veraneantes escolhem a parte mais rochosa ou caminham, numa via de terra batida, bastante acidentada, até à parte maior e mais arenosa.

Em 2010 a praia do Portinho da Arrábida foi considerada uma das melhores de Portugal ~

Situada no Parque Natural da Serra da Arrábida, a Praia do Portinho é uma das mais bonitas de Portugal. As suas areias brancas e finas e os variados tons de azul das águas límpidas contrastam com a verdejante vegetação da Serra, formando um belíssimo cenário que convida ao repouso.Nesta baía tranquila é possível praticar mergulho para observar a diversidade marinha, estando no entanto interdita a caça submarina pois o fundo do mar é também considerado reserva natural.









O que visitar e conhecer em Portugal

As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Matosinhos

As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Matosinhos

Praia de Angeiras Norte MatosinhosPraia de areal extenso, que mantém as dunas e o seu aspecto selvagem. Existem muitas rochas ao longo da praia, mas não são impeditivas da realização de desporto. Facilidade de Estacionamento: Tem parque de estacionamento. Localização e acessos: EN13, Angeiras Serv...
As 15 melhores coisas para fazer e visitar em Ericeira

As 15 melhores coisas para fazer e visitar em Ericeira

Praia do Portinho CorreiaA Praia do Portinho Correia localiza-se numa pequena enseada junto à aldeia de Casais de São Lourenço. Está protegida contra ventos provenientes de todas as direções, à exceção de Oeste.Arquivo-Museu da Santa Casa da Misericórdia da Vila da Ericei...
Roteiro 9 lugares grátis para visitar em Sines

Roteiro 9 lugares grátis para visitar em Sines

Praia da Cerca NovaA Praia da Cerca Nova tem um areal amplo e de extensão razoável que se divide em duas bolsas mais pequenas durante a maré alta. A ponta da falésia na zona central providencia o efeito divisório supracitado. As arribas laterais protegem os banhistas do vento.Na zona Sul, um enorme roche...
25 coisas para fazer e visitar no inverno em Évora

25 coisas para fazer e visitar no inverno em Évora

Convento de São José ÉvoraO Convento de São José da Esperança, popularmente chamado Convento Novo (por ter sido a última casa religiosa da cidade), situa-se no Largo de Avis, Construídos entre 1720 e 1933, assenta em adro de escadaria granítica, merecendo destaque a portaria e a fachada do templo, rasg...