Praia da Ilha de Faro a melhor praia da região e os Turistas ainda não descobriram


A Praia de Faro é a melhor praia da região de Faro e é facilmente acessível a partir da cidade, via o serviço regular de autocarro que também liga ao aeroporto (verifique posteriormente neste guia detalhes do serviço de autocarro).

As gloriosas areias douradas da praia estendem-se por 5km, ao longo da totalidade do litoral da Ilha de Faro, enquanto que a retaguarda da ilha observa as lagoas e lodaçais do Parque Natural da Ria Formosa. É difícil crer que esta estância descontraída se encontra apenas a 5 minutos do Aeroporto de Faro, e que é praticamente desconhecida pela maioria dos turistas!

A Praia de Faro situa-se na Península do Ancão – extensão de areal que se prolonga por vários km, separando o sistema lagunar do Oceano Atlântico. Em pleno Parque Natural da Ria Formosa, esta zona caracteriza-se por um cordão dunar, formado por penínsulas e ilhas arenosas que protegem uma vasta área de sapal, canais e ilhotes. A diversidade da fauna e flora existentes é um dos aspetos notáveis.
Trata-se de uma praia frequentada por milhares de banhistas, atraídos pela beleza natural, pelas águas temperadas e pelo sol.
O acesso à Praia de Faro faz-se através de uma ponte, onde pode circular trânsito automóvel ou através de barco. As carreiras fluviais iniciam-se em Faro no Cais da Porta Nova (Portas do Mar).


Verifica-se nesta praia uma grande ocupação urbanística e uma intensa atividade turística durante o verão. No entanto, nas extremas nascente e poente do areal as edificações de veraneio são substituídas pelas pitorescas casas de pescadores e mariscadores, e as dunas e o sapal vão dominando a paisagem.

São muitas as atividades desportivas que se realizam nesta praia durante todo o ano, sendo que o Centro Náutico da Câmara Municipal assume um papel estratégico na promoção da canoagem, vela e windsurf e na promoção da atividades promovidas pelas empresas que operam no ramo da animação turística. Durante a época balnear, esta instalação camarária conta ainda com o Centro Azul da Praia de Faro (centro de interpretação e educação ambiental da Bandeira Azul no concelho).


Nesta praia existem alguns restaurantes onde poderão ser apreciados os pratos típicos da zona e a grande diversidade de mariscos. Experimente o "Arroz de Lingueirão", prato típico Algarvio.

 



 


O serviço de nadadores salvadores é assegurado em seis postos de praia. Sendo que três destes postos de praia são assegurados pela Câmara Municipal de Faro e os restantes encontram-se integrados nos três apoios balneares existentes. Para esta praia está ainda atribuída a concessão de exploração de um apoio recreativo.

 

Esta praia é oficialmente classificada com o galardão “Praia Acessível”. A Câmara Municipal de Faro disponibiliza nesta praia uma cadeira destinada para facilitar o acesso ao banho a pessoas com mobilidade reduzida, rampas e passadiços de acesso ao areal, sanitários e posto de primeiros socorros acessíveis e estacionamentos ordenados com lugares para as viaturas ao serviço das pessoas com deficiência.

 

A Ilha de Faro está ligada ao continente por uma única ponte rodoviária, e esta área central é a secção mais desenvolvia da praia, com bares, restaurantes e hotéis com poucos pisos. Existe uma estrada que acompanha a praia em ambas as direções e que está repleta com casas de férias portuguesas e pequenos bares de praia, que eventualmente conduz até praias em ambos os extremos da Ilha de Faro.

A Praia de Faro possui uma atmosfera relaxante e descontraída, uma vez que acolhe os turistas portugueses, e é única comparativamente à restante agitação algarvia. É possível que a Ilha de Faro proporcione uma alternativa agradável a um destino para férias balneares, e é inacreditável que se situe apenas a 5 minutos de distância do aeroporto.

 

  • Praia da Ilha de Faro a melhor praia da região e os Turistas ainda não descobriram