5 melhores coisas para fazer em Santo Tirso

5 melhores coisas para fazer em Santo Tirso

Uma cidade apaixonante do rio Ave, Santo Tirso tomou forma no início da Idade Média em torno de um mosteiro beneditino. Esta ainda é a principal atração, facilmente identificada por suas torres com cúpulas piramidais revestidas de azulejo. Anexado a um dos edifícios do mosteiro existe um novo museu que apresenta o amor de Santo Tirso pela arte contemporânea ao ar livre.

Há mais de 50 obras espalhadas pela cidade, contribuídas por alguns grandes nomes como Vladimir Veličković e Wang Keping, acrescentando um senso de teatro aos parques e praças. A cidade também investiu em seus parques e margens, para passeios tranquilos e corridas matinais revigorantes.

Vamos explorar as melhores coisas para fazer em Santo Tirso :

1. Mosteiro de Santo Tirso

 

No centro da cidade, na margem esquerda do rio Ave, este mosteiro foi fundado em 978. A arquitetura atual data de uma reconstrução em meados do século XVII.

As belas dependências do mosteiro são agora escritórios da cidade, amenidades e residências particulares, mas valem a pena serem vistas de fora.

Você pode entrar no claustro, com arcos semicirculares margeando um pequeno jardim com uma fonte.

Há muito para ver na igreja, como estátuas policromáticas, altares de madeira dourada e capelas laterais elaboradas.

Uma adaptação muito rara aqui é a grade de ferro que separaria os monges da capela-mor do resto da igreja.

2. Santuário de Nossa Senhora da Assunção, Monte Córdova

 

tomar a estrada sinuosa de Santo Tirso para o sudeste, você subirá o Monte de Nossa Senhora da Assunção.

Do terraço até aqui você pode ver Santo Tirso, o vale aberto do Ave e até mesmo o Atlântico quando o tempo está claro.

Virados a poente, os pores-do-sol são tão idílicos quanto possível e também pode entrar num trilho sinalizado que leva de volta a Santo Tirso.

No terraço fica o santuário, construído em 1901 e com um design românico Revival.

15 de agosto é quando este local de outra forma deserta começa a vida e cor para as férias e peregrinação de Nossa Senhora da Assunção.

 

3. Parque Urbano da Rabada

 

Pouco a pouco, ao longo da última década, Santo Tirso recebeu um novo parque que se aninha em um meandro na avenida.

É um ambiente verde sedutor de carvalhos e sobreiros, e com novas instalações instaladas em etapas desde 2010. O parque está repleto de arte pública por alguns artistas internacionais de renome como Wang Keping, Pino Castagna e Philippe Perrin.

Há um lago, muitas comodidades esportivas, um parquinho infantil, café e trilhas que serpenteiam através de bosques frescos e descem até a beira da água.

4. Castro do Monte Padrão

 

Um dos picos que se erguem a sudeste de Santo Tirso tem as misteriosas ruínas de uma aldeia da cidadela da Idade do Bronze.

Existem muitos destes locais no norte de Portugal, mas Castro do Monte Padrão é bastante notável pela sua preservação e pelo período de tempo em que foi habitado.

As ruínas mais antigas são do século IX aC e há sinais de ocupação desde o final da Idade Média em forma de capela e necrópole.

Há um moderno centro de interpretação no site, que explica a história emaranhada deste castro.

Nas vitrines é um tesouro de itens de diferentes épocas, como ornamentos de bronze e ferro, machados, contas, vidros, moedas, esmalte, pedras de moagem e peças de cerâmica.

5. Parque D. Maria II

 

Este parque encantador está no meio da cidade foi ajardinado primeiramente nos 1870s.

Só as árvores de bananeira e ginkgo dão uma idéia da idade do local, subindo bem acima do parque e proporcionando uma sombra generosa no verão.

O gazebo bonito, casa de chá e esplanada refinada são todos os primeiros anos do parque.

Há um pequeno lago com patos e gansos, um playground para os membros mais jovens do clã, e exposições temporárias de arte são realizadas dentro da casa de chá.

Em julho este parque é também onde a cidade se reúne para as Festas de São Bento.

 

6. Museu Municipal Abade Pedrosa

 

Este museu está alojado em uma ala do mosteiro, em um edifício bonito e alongado que costumava ser uma loja de peregrinos.

É uma bela estrutura do século XVIII, com uma adega e um celeiro ainda intactos.

Ao longo de um extenso corredor há uma pequena, mas envolvente, coleção de artefatos escavados em sítios arqueológicos em e próximo a Santo Tirso.

Você pode inspecionar mais moedas, pedras inscritas e vidro do castro no Monte Padrão, bem como vidros de uma necrópole romano-celta.

7. Museu Internacional de Escultura Contemporânea

 

Apenas desvelado em 2016, este museu encontra-se num edifício moderno e angular, juntando-se ao museu municipal.

Foi desenhado por Souto de Moura, vencedor de Álvaro Siza e Pritzker, e cataloga a moderna arte pública de Santo Tirso.

Houve dez simpósios de arte pública na cidade desde 1991, deixando 54 trabalhos de 53 artistas diferentes (mencionamos algumas das peças no Parque Urbano da Rabada). Dois deles foram contribuídos pelo escultor do século XX, Alberto Carneiro, que liderou o projeto em 1990. O museu não possui nenhum desses trabalhos, mas é uma espécie de centro de interpretação que documenta todos os 54 e mantém arte contemporânea de curto prazo. mostra.

8. Parque do Ribeiro do Matadouro

 

Apenas desvelado em 2016, este museu encontra-se num edifício moderno e angular, juntando-se ao museu municipal.

Foi desenhado por Souto de Moura, vencedor de Álvaro Siza e Pritzker, e cataloga a moderna arte pública de Santo Tirso.

Houve dez simpósios de arte pública na cidade desde 1991, deixando 54 trabalhos de 53 artistas diferentes (mencionamos algumas das peças no Parque Urbano da Rabada). Dois deles foram contribuídos pelo escultor do século XX, Alberto Carneiro, que liderou o projeto em 1990. O museu não possui nenhum desses trabalhos, mas é uma espécie de centro de interpretação que documenta todos os 54 e mantém arte contemporânea de curto prazo. mostra.

8. Parque do Ribeiro do Matadouro

 

Do outro lado do rio, na estrada para Vila Nova de Famalicão é uma fonte termal natural que emerge a uma temperatura de 36 ° C. Ele foi canalizado em uma fonte e produz um forte cheiro sulfúrico.

Ao lado da fonte é o spa termal, que tem sido em funcionamento desde 1891. As águas são reivindicadas para ser bom para problemas músculo-esqueléticos, artrite e queixas respiratórias.

Mas se você está apenas para um pouco de relaxamento você pode reservar uma massagem de uma só vez, ou hidro-massagem com as águas da nascente.

10. Igreja de São Pedro de Roriz

 

Esta enigmática igreja românica é um monumento nacional, e foi construída pelos agostinianos em terras concedidas pelo rei Afonso Henriques.

Construído ao longo de algumas décadas a partir do final dos anos 1100, o trabalho foi feito com um alto padrão e sua pedra resistiu ao teste do tempo: os motivos de casca de vieira nas capitais do portal indicam que isso era uma parada no Caminho de St. Rota de peregrinação de Santiago a Santiago de Compostela, na Galiza.

Há mais esculturas a serem encontradas nos pilares, no tímpano e no interior dos capitéis que sustentam os arcos cegos na abside.

 

11. Citânia de Sanfins

 

Para os historiadores interessados, há outro castro a leste, na Citânia de Sanfins.

Este difere do Castro do Monte Padrão em que uma das casas foi restaurada, com um telhado de palha.

Então você terá uma visão valiosa de como era viver aqui há 2.500 anos.

Existem mais de 150 prédios no site, em planos retangulares e circulares.

Muitos datam do século 5 aC, enquanto este assentamento atingiu o pico 400 anos depois, na época em que os romanos assumiram o poder.

Se há uma coisa que você não pode sair sem verificar é a pedra formosa, uma pedra inscrita monumental nos banhos públicos da aldeia, com um padrão delicado acima de um pequeno arco na rocha.

12. Festas de São Bento

 

Santo Tirso tem um dos grandes festivais religiosos da região Norte, em honra de São Bento, padroeiro.

Tudo se desenrola nos cinco dias que antecederam o Dia de São Bento em 11 de julho. Os dias estão repletos de costumes e rituais esotéricos transmitidos por gerações.

Há missas, desfiles de tambor (bombos), danças, procissões solenes, performances de teatro e fogos de artifício.

E todas as noites o centro se enche de concertos de artistas pop portugueses, com a noite do dia 11 totalmente dedicada ao fado.

13. Rio Ave

 

Enquanto o Parque Urbano da Rabada estava sendo erguido rio acima, a Santo Tirsos também investiu vários milhões de euros para tornar acessível o rio Ave, no coração da cidade.

Há uma nova trilha de caminhada e ciclismo de 1,4 quilômetros com cais de pesca e vários pontos onde você pode sair do caminho e caminhar até a água.

Além de estar entre a natureza feliz na margem do rio, você terá uma nova perspectiva do mosteiro e de suas torres piramidais.

14. Viagens de um dia

 

Santo Tirso é uma espécie de estranheza geográfica, pois está equidistante das cidades de Braga, Guimarães e Porto (todas a cerca de 30 quilómetros). Todos são locais da UNESCO e todos merecem o seu tempo por diferentes razões.

Braga é uma das cidades mais antigas do país, com a primeira catedral de Portugal, assim como o glorioso Santuário do Bom Jesus, no topo de uma épica escadaria barroca.

Também mergulhada na história, Guimarães foi o berço do primeiro rei de Portugal e tem um antigo centro atmosférico que abriga o Palácio Gótico dos Duques de Bragança.

Porto dificilmente precisa de introdução, como a casa do vinho do porto e um lindo bairro ribeirinho, a Ribeira, com casas coloridas e uma praça borbulhante sob a famosa Ponte Dom Luís I.

15. Sabores Locais

 

Em Santo Tirso você está no país de vinho verde.

Aqui a palavra verde (verde) refere-se à idade do vinho e não à cor.

O vinho verde não amadurece por muito tempo, conferindo a estes vinhos uma frescura e leveza que as pessoas adoram.

Veja se consegue obter uma garrafa da premiada Quinta de Gomariz, produzida por Antonio Sousa, um dos mais respeitados produtores de vinho de Portugal.

Os monges beneditinos em Roriz passaram licor de singeverga, um licor artesanal destilado de açafrão, canela, baunilha, mirra, cravo e coentro.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Braga

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Braga

Monumento castrejo de Santa Maria de GalegosO Forno Castrejo localiza-se no sopé do Monte do Facho, na freguesia de Galegos Santa Maria, concelho de Barcelos, distrito de Braga, em Portugal. Sendo um dos exemplares melhor conservado da Idade de Ferro existentes em Portugal, está situado num dos sopés do Monte Facho, pró...
Os 7 melhores locais para visitar em Vila Nova de Gaia

Os 7 melhores locais para visitar em Vila Nova de Gaia

Ponte de D. Maria Pia Porto e GaiaA Ponte de D. Maria Pia é uma infraestrutura ferroviária, que transportava a Linha do Norte sobre o Rio Douro, entre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, no Norte de Portugal. Foi inaugurada em 4 de Novembro de 1877 e foi encerrada em 24 de Junho de 1991, tendo sido substituí­da pela Po...
Os 10 melhores locais para visitar em Beja

Os 10 melhores locais para visitar em Beja

Museu Municipal da Vidigueira AlentejoO Museu Municipal da Vidigueira localiza-se na Praça Vasco da Gama na Vidigueira e encontra-se instalado no antigo edifí­cio antes ocupado pela Escola Primária Vasco da Gama, que foi remodelado e adaptado a espaço museológico. O espaço organiza-se em dois grandes n...
Os 8 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Aljezur

Os 8 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Aljezur

Praia da Samouqueira Aljezur AlgarvePequenas praias rochosas, essencialmente de calhau, zonas de pescadores e mariscadores. Ideais para a observação da natureza, designadamente, aqui é possível observarem-se poças de maré, na baixa-mar, onde se encontram diversos organismos marinhos, como ouriços, bu...