Lisboa é a melhor cidade do mundo mas tu ainda não sabes


O que uma cidade tem que ter para convencer a própria Madonna a se estabelecer lá ? Revemos as virtudes da capital da moda, Lisboa , para lhe convencer que não é apenas a cidade perfeita para uma efémera visita, mas para ser eternamente entregue à sua luz atlântica e à sua beleza peculiar.




1. LUZ E UM CLIMA PERFEITO QUASE

 
Talvez capitais como Oslo ou Copenhague tradicionalmente liderem a classificação de cidades mais felizes, mas, sejamos sérios, e a luz? Sim, aquela fonte de energiaque nos faz sentir vivos e da qual nós, latinos, somos particularmente dependentes.

Lisboa é, antes de mais, luz : atlântica, poderosa, surpreendente, com nuances inesperadas quando se funde com os azulejos dos edifícios . Em Lisboa, algumas pessoas dirão que não precisamos de bebidas energéticas porque temos outra maneira de nos recarregarmos com muito mais eficácia.

 





Além disso, a cidade das sete colinas tem um clima privilegiado : invernos amenos e ensolarados (aqui o casaco é gasto pouco a pouco) e verões sem calor extremo (à noite refresca e é obrigatório usar uma jaqueta, perfeita para uma boa noite de sono ). Além disso, chove com a frequência apropriada. Qual é a vantagem? Menos poluição e um ambiente mais limpo. E, como ele nunca se cansa de repetir Woody Allen , as cidades na chuva podem ser ainda mais bonitas .

 

2. PESSOAS OU CIDADE? TRADICIONAL OU MODERNO?




Tudo, Lisboa é tudo . De repente se perde e está no meio de uma rua, casas baixas, grannies como as que antes de preto e avental, roupas penduradas, mantimentos, piso de paralelepípedos (sim, aqui nos saltos esquecer).

E não, asseguramos que não é uma decoração para os turistas: Lisboa é assim, uma surpresa contínua . Porque atravessa uma avenida e encontra-se no meio do frenesi urbano, grandes lojas de marca, restaurantes sofisticados, terraços onde os executivos almoçam, elegantes edifícios pombalinos ... O que se cansa de ver as pessoas? Perca-se na floresta de Monsanto , no meio da cidade, que ocupa nada mais e nada menos que 10% da extensão total da cidade .






Este puzzle extraordinário se desdobra em uma área relativamente pequena e que Lisboa, com pouco mais de 500.000 habitantes é uma cidade onde as distâncias são relativas. 15 minutos e vai estar quase em qualquer lugar (embora o transporte público de Lisboa deixa muito a desejar, tudo não pode ser perfeito).

 

3. PORQUE A SEGURANÇA É IMPORTANTE




Os portugueses possuem um caráter afável e calmo , pouco dado à violência ou reações agressivas. Não foi em vão que aconteceu a revolução mais romântica do mundo, o 25 de abril de 1975 , que acabou com a ditadura de Salazar e onde os fuzis dos soldados, em vez de serem fuzilados, acabaram adornados com cravos.

 

4. Nem tudo é BACALHAU

Bem-vindo a uma cidade em plena efervescência culinária : os restaurantes e pubs tradicionais ao longo da vida, onde tradicionais pratos (long ao vivo são provados Bacalhau Braz , as ameijoas à Bulhão pato ou peixe grelhado ) incorporaram novos restaurantes patrocinado por talentosos chefs que deram um novo toque à nova gastronomia lusitana, modernizando-a e temperando-a com muita criatividade.

Entre os primeiros, não podemos deixar de mencionar a Cervejaria Ramiro , uma verdadeira instituição em Lisboa, onde come os melhores frutos do mar da cidade , servidos há décadas pelos mesmos garçons (nada muda, são sempre eles).

Mas também outros menos conhecidos, como o Zé da Mouraria , o seu prato de sexta-feira, assado com grâo, atrai uma multidão de adeptos ou, talvez, a Maça Verde, junto à estação de Santa Apolónia , para o distrito da Mouraria . Seu ensopado português às quintas-feiras é quase lendário e passa mais de um chef para ver o que é "cozido". Bom bonito e barato. Não pode pedir mais.

 

Entre os restaurantes próxima geração impossível não para mencionar Alma , restaurante Sá Pessoa , um menu com base Português com toques asiáticos que terminaram convencer os inspetores sempre difíceis de Guia Michelin, e de curso, Belcanto , o templo gastronómico Chef português mais premiado, José Avillez.




5. VISITAR OS ARREDORES 




No Portinho da Arrábida , o tempo pára para que os poetas capturem no papel a beleza de uma estampa perfeita de azuis profundos e o verde intenso das montanhas.






Comporta , uma antiga vila de pescadores e fazendeiros, foi convertida em um destino chique que atrai o melhor da realeza européia e artistas de todo o mundo. Praias desertas, campos de arroz e uma arquitetura única fazem da Comporta um desses lugares difíceis de esquecer.







6. AQUI, HÁ PRAIA




E que praias ... infinitas praias de areia fina como a do Meco (uma das primeiras praias de nudismo de Portugal); selvagem e com dunas como o Guincho , onde os jovens em seus ternos de neoprene desafiam o ímpeto das ondas no Atlântico mais violento; escondido e com cavernas como a Praia da Adraga ... Aqui, asseguramos-lhe, existe uma praia para todos os gostos.







7. UMA CULTURA APAIXONADA E AINDA DESCONHECIDA




Sucesso esportivo (o europeu ainda está estourando o ocasionalmente lagrimilla), o fim de uma crise econômica que parecia interminável e a apoteose turística que finalmente colocou o país português no radar causaram um estado de euforia e confiança renovada. O português está na moda e descobrindo que é, sem dúvida, um incentivo extra:

O fado. Durante muito tempo insultados pelos próprios portugueses ("música para idosos ou turistas"), o Fado foi reconhecido como Património Imaterial da Humanidade em 2011 . Isso junto com artistas do calibre de Mariza ou Ana Mouraconseguiu internacionalizar o ícone nacional por excelência. Em Lisboa encontramos verdadeiros templos de fado (como Maria da Mouraria ) frequentados por aqueles que procuram um pouco da alma portuguesa.

 






Café e café . Nada mais português do que café aqui é quase uma religião. Para aprender a fazer como os lisboetas fazem, nada melhor do que fazê-lo em suas próprias igrejas: as cafeterias. E melhor, se são aqueles capazes de nos contar um pedaço de história, como A Brasileira , mítica por suas reuniões literárias que ainda estão sendo realizadas, ou Martinho da Arcada , onde a mesa do poeta Pessoa ainda permanece como ele gostava de tê-lo.

As telhas . Sbia que Lisboa é a cidade do mundo com o maior número de telhas? Palácios, casas senhoriais, residências modestas, estações de comboio ... os azulejos marcam a fisionomia da capital portuguesa e é um prazer descobri-los pouco a pouco.

Pastéis de nata, o que não é cultura? Em seguida, dirija-se à Antiga Confeitaria de Belém e peça uma acompanhada de um copo de vinho do porto. Quando a delicadeza pousa na mesa da sala coberta de azulejos, quente e polvilhada com canela, conversamos novamente ...




8. O ALFACINHAS , SÉRIO MAS TIPO E SERVICIÁVEL




Os lisboetas são chamados de alfacinhas. Alfacinha vem da alface alface. A razão pela qual eles são chamados assim não é muito clara. Mas há algo que os une: eles são gentis e educados. Além disso, eles são muito mais proficientes em linguagem do que nós. Portanto, o espanhol ou o inglês são falados fluentemente e não teremos absolutamente nenhum problema em nos comunicar.

Se no passado olhou para o exterior com suspeita, especialmente espanhol, agora lisboetas um dia ser feliz para nos receber (e, aliás, para mostrar o quão bem fala espanhol e que fala pouco Português).




9. MAGIC




Chegamos ao último elemento da equação, o mais intangível, mas talvez também a mais poderosa, provavelmente a mesma que levou à Madonna , Monica Bellucci ou Christian Louboutin, entre outros, para se estabelecer em Lisboa.

Por quanto para explicar o que se sente quando olhamos para um mirante e viu a cidade desenhados sobre os contornos azuis da imensa Tajo, como a dizer- lhe a sensação de estar perdido na mistura de ruas estreitas de Alfama e ouvir de repente o fado rasgado que Escapa de uma antiga taverna ... Lisboa é mágica e dificilmente pode ser explicada. Tem que viver isso.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal