A Avenida da Liberdade tem uma história como um dos bairrosmais atraentes de Lisboa , construída como um parque no século 18 e convertida no final do século 19 na avenida de alta qualidade que é hoje. Concebido à imagem dos Champs-Elysees de Paris, está repleto de grandes edifícios que albergam lojas de luxo, hotéis de cinco estrelas, uma variedade de restaurantes e percursos pedestres florais, decorados com quiosques e o tradicional azulejo português. Aqui está uma lista de coisas para ver e fazer ao visitar esta bela avenida.
Vitrine
As lojas de designers não são para a maioria dos orçamentos, mas as vitrines não custam nada. Caminhe pelas ruas de paralelepípedos da Avenida e dê uma olhada nas últimas tendências da moda nas vitrines das lojas de grife como Prada, Gucci, Dolce & Gabbana e Burberry. Essa não é apenas uma boa maneira de os fashionistas aproveitarem a cidade, mas as vitrines vão ajudar os turistas a sair e se socializar enquanto vêem mais Lisboa sem gastar um centavo.
A Avenida da Liberdade é um lugar encantador para caminhar, mesmo à noite.
© Paulo Valdivieso / Flickr
Encomende um café e sente-se sob as árvores
Os quiosques cafés da Avenida são os locais com sombra para se sentar e desfrutar de um café , cerveja ou vinho, mantendo-se ao sol durante o dia. De noite, eles às vezes ganham vida com música e dança, e aqueles que têm sorte podem se deparar com grupos dançando Forró Brasileiro sob a luz das estrelas.
Visite o Parque Eduardo VII
O ponto mais setentrional da avenida termina no maior parque no centro de Lisboa, onde os moradores locais gostam de caminhar e correr e onde os turistas podem capturar algumas fotos icônicas. Dependendo da época, os visitantes podem tropeçar em diferentes eventos como o Mercado de Natal de Lisboa e a Feira do Livro de Lisboa, mas um ponto de interesse que pode ser apreciado durante todo o ano são as três estufas que exibem plantas exóticas de todo o mundo.
Estufa Fria, Parque Eduardo VII, Lisboa, Portugal +351 21 817 0996
A vista do topo do Parque Eduardo VII © Pixabay
Aproveite a arquitetura
Embora muitos dos edifícios originais tenham sido substituídos por novos e modernos substitutos, a Avenida da Liberdade continua a reflectir exemplos impressionantes da arquitectura portuguesa. Além disso, existem alguns edifícios históricos que ainda estão hoje. Desde as calçadas pavimentadas de estilo mosaico, chamadas calçadas, até os palácios dos séculos XVIII e XIX, que foram transformados em hotéis, é fácil passar horas simplesmente fascinado pela arquitetura .
Vá para a Praça do Marquês de Pombal
Aqui, os visitantes verão a estátua do famoso Sebastião José de Carvalho e Mello, Marquês de Pombal , uma figura política do século XVIII que ajudou a governar o país. Sua conquista mais notável, no entanto, foi ajudar os cidadãos após o Grande Terremoto de 1755 e, mais ainda, redesenhar o bairro de Baixa de Lisboa. O projeto arquitetônico resultante foi batizado de pombalina após o Marquês de Pombal.
Praça do Marquês de Pombal, Portugal
Pegue um coquetel no Sky Bar
Pegue um coquetel no Sky Bar
Enquanto estiver na Avenida da Liberdade, entre no hotel cinco estrelas, o Tivoli Avenida Liberdade, e pegue o elevador até o andar superior para desfrutar de bebidas em um dos bares mais badalados da cidade, com uma das melhores vistas.
Av. da Liberdade 185, Lisboa, Portugal +351 21 319 8832
Visite o cinema
Um segredo não tão oculto sobre este bairro é que é um ponto quente para os amantes do cinema. Em primeiro lugar, o Cinema de São Jorge é um dos mais notáveis de Lisboa. Foi um cinema popular durante o seu apogeu, depois da sua inauguração em 1950 e hoje acolhe vários festivais de cinema, incluindo o famoso IndieLisboa. Apenas a três minutos a pé encontra-se a Cinemateca Portuguesa , o Museu do Cinema de Lisboa, onde os visitantes podem desfrutar dos filmes clássicos agendados, bem como folhear exposições permanentes e temporárias.
Cinema São Jorge, Av. da Liberdade 175, Lisboa, Portugal +351 21 310 3402
Cinemateca Portuguesa, R. Barata Salgueiro 39, Lisboa, Portugal +351 21 359 6200
Pare na estação ferroviária do Rossio
Pare na estação ferroviária do Rossio
A Estação Ferroviária do Rossio é um dos edifícios mais bonitos de Lisboa e, apesar de ter sido construída no século XIX, foi construída com o estilo manuelino do século XVI em mente. Localizado a sul da Avenida da Liberdade , encontra-se tecnicamente localizado no bairro do Rossio (fora da paragem de metro dos Restauradores), mas a poucos passos da Avenida da Liberdade e ainda imperdível.
R. 1º de Dezembro, Lisboa, Portugal
Encontre um restaurante para almoço ou jantar
Na verdade, jantar fora é uma das melhores coisas para se fazer em qualquer bairro de Lisboa. A Avenida da Liberdade é o lar do Hard Rock Café, mas outros locais populares incluem a Cervejaria Ribadouro , que serve pratos tradicionais de marisco, o restaurante português As Velhas e o restaurante no interior da JNcQUOI Fashion Clinic . Ou, passeie pelas ruas laterais ao lado da avenida e veja qual menu aumenta ainda mais o apetite.
Hard Rock Café, Av. da Liberdade 2, Lisboa, Portugal +351 21 324 5280
Cervejaria Ribadouro, Av. da Liberdade 155, Lisboa, Portugal +351 21 354 9411
Como Velhas, R. da Conceição da Glória 21, Lisboa, Portugal +351 21 342 2490
Pegue o funicular mais antigo de Lisboa
O Ascensor do Lavra foi inaugurado na década de 1880 e é o funicular mais antigo de Lisboa. Podem também ser os “elevadores” mais populares em Lisboa , transportando peões desde a Avenida da Liberdade até ao Jardim do Torel por menos de 2 € (que pode ser pago com o cartão Carris da cidade).
Calçada do Lavra, Lisboa, Portugal +351 21 413 8681