A zona ocidental da ilha, também é conhecida como Ilha do Farol. O farol que guia os barcos dá o nome à Praia do Farol. O acesso à ilha é de barco de Faro (apenas durante a época de Verão) e Olhão (durante todo o ano) e tem infra-estruturas básicas. A pequena povoação na ilha consiste de casas de pescadores e alojamento para férias, virados para a ria.

 

Como chegar à Ilha do Farol?

O acesso à Ilha do Farol faz-se de barco, durante cerca de 45 minutos.

Existem ligações desde Olhão, durante todo o ano e desde Faro, a partir do Cais da Porta Nova (na Baixa). O preço é de cerca de 5€ para os adultos e 2,50€ paras as crianças (4-11 anos), ida e volta.

 



 

A Praia do Farol está situada na Ilha da Culatra, concelho de Faro e deve-se o seu nome ao facto de nela estar localizado o farol do Cabo de St.ª. Maria.


O acesso à Ilha do Farol faz-se apenas por barco. Existem ligações desde Olhão, durante todo o ano e desde Faro, a partir do Cais da Porta Nova (Portas do Mar).


Durante este transporte, de aproximadamente 40min, pode-se apreciar a beleza da Ria Formosa bem como a fauna diversificada que habita nesta área protegida.

Apesar da sua ocupação urbana e turística, esta praia conta com um extenso areal que, para nascente, se vai tornando gradualmente mais tranquilo.


Esta praia conta com um posto de primeiros socorros, um apoio balnear e dois apoios de praia. O serviço de nadadores salvadores encontra-se assegurado em dois postos de praia. 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal