Bragança

 

Capital da região de Trás os Montes, apesar de pouco explorada pelo turismo é sempre um destino agradável para quem gostar de uns dias em família descansados.
Comece por visitar o Castelo de Bragança e depois dê um salto até ao Parque do Montesinho, conhecido por ser uma das zonas florestais mais selvagens de toda a europa, rico em fauna e flora proporciona actividades na natureza como por exemplo passeios equestres, percursos pedestres, BTT, 4x4, Etc..
Em Macedo de Cavaleiros, poderá encontrar, a praia fluvial do Azibo, considerada por muitos a melhor do país. Se não gostar de praia tem sempre o rio Tua em Mirandela.
Bragança é rica em gastronomia, desde os mais variados enchidos, queijos, doces tradicionais até à bela da posta mirandesa. Se depois de tudo isto, ainda tiver forças para sair à noite, pode muito bem deixar o carro em casa e ir para a viva noite de Bragança a pé mesmo, já que tudo fica ao pé… de tudo!

 

Viana do Castelo

 

Para além das ruas desta cidade serem repletas de história que remonta à época dos descobrimentos, Viana do Castelo torna se num atraente destino para si e para a sua família porque toda ela está virada ao mar.
A Igreja matriz da cidade, a Citânia de Santa Luzia ou o navio museu hospital Gil Eannes que se encontra ancorado junto aos estaleiros de Viana, são alguns dos pontos de interesse deste destino. 
Percorra a cidade a pé, suba até ao alto do monte da Santa Luzia para que da Basílica possa disfrutar da vista,  sobre o azul do belo Atlântico. 
Por todo o Verão as ruas desta cidade se enchem de romarias, a mais conhecida de todas é a Festa da Senhora da Agonia. Disfrute de belas praias, começando pela praia do Cabedelo. 
Por aqui o bacalhau é rei, saboreie um belo bacalhau à moda de Viana ou então um arroz de lampreia, guarde sempre um espaço para a sobremesa pois não pode deixar de provar a bela torta de Viana.

 

Gerês

 

Quem por lá passou com certeza que não ficou indiferente à riqueza cultural e paisagística deste destino. A natureza invade o Parque Nacional da Peneda – Gerês, aproveite este cenário para fazer campismo em família.
Existe uma alargada oferta de atividades desportivas no Gerês, desde o rappel, slide, paintball, canoagem, BTT, jogos tradicionais, entre outros.
Aproveite e vá até ao Vale de Vilarinho fazer BTT, ou então às Cascatas de Tahiti, simplesmente uns dos locais de paisagem mais bela no Gerês, se for adepto de aventura não deixe de fazer canoagem na barragem de Caniçadas. O Museu Etnográfico e a Igreja de São Rosendo são também alguns pontos de interesse a visitar.
No final de um dia repleto de atividades pode aproveitar as águas termais do Gerês para relaxar, e não só, já que são consideradas medicinais.
Não vá para casa sem saborear o belo do cabrito ou então a vitela estufada no pote, como sempre guarde espaço para o Bucho Doce, sobremesa típica da região.

 

Póvoa de Varzim





Um dos aspetos positivos desta cidade é que para além de ter das melhores praias do norte do país, também é das poucas zonas onde existe jogo legal.
O Cego do Maio em homenagem a um dos mais emblemáticos poveiros de sempre, o herói pescador José Rodrigues Maio. A Igreja românica de S. Pedro de Rates, o Aqueduto, a Igreja Matriz, o Paço do Concelho, o Monte de S. Félix e claro o monumental Casino da Póvoa são alguns dos pontos de interesse desta cidade. 
Se à noite quiser sair, adivinhe onde vai parar? À praia, pois é, é lá que tudo acontece.
Sendo a Póvoa terra de pescadores, não pode deixar de provar um dos muitos pratos de peixe confecionados nesta região.

 

Guimarães

 

Haverá cidade com mais história? Afinal aqui nasceu Portugal.
Repleta de história e de maravilhas, Guimarães tem mais do que muitos pontos de interesse e atividades. Pode começar por visitar o marco da cidade que é o Castelo de Guimarães, ou então o Paço dos Duques de Bragança, subir ao Santuário da Penha e acabar a passear pelo Jardim da Cidade. Caso seja adepto de futebol pode sempre visitar o estádio D. Afonso Henriques. 
Um roteiro diversificado, que não pode perder..

 

Porto

 

Não é qualquer cidade que oferece cultura e história como a Invicta. Para além de beneficiar de uma localização geográfica privilegiada, o centro histórico do Porto é considerado Património Cultural da Humanidade.
No centro histórico poderá encontrar vários monumentos entre eles: Fontanário no Largo da Sé, Sé do Porto, Igreja da Misericórdia, Igreja de Santa Clara, Ponte Luís I, Praça da Ribeira, etc. 
Pode disfrutar ainda de um cruzeiro em família nas águas do Rio Douro. Passear pelo cais da ribeira, ir até à baixa do Porto e conhecer o comércio local. Subir à Torre dos Clérigos e contemplar a vista sobre o rio Douro e a cidade. Não deixe de visitar as Caves do Vinho do Porto, o Museu Nacional de Soares dos Reis, a Casa da Música e o Coliseu do Porto. Por cá teatros também não faltam: Teatro Rivoli, Teatro Sá da Bandeira, Teatro nacional S. João. 
Os pratos típicos da invicta são: a francesinha, tripas à moda do Porto e o bacalhau à Gomes de Sá.  Disfrute de um belo Vinho do Porto, o original, enquanto saboreia uns deliciosos papos de anjo.

 

Évora

 

Esta cidade conjuga paz de espírito, história e animação como poucas. Évora é testemunho de diversos estilos e correntes estéticas, sendo por isso dotada de obras de arte.
Com tanta história, não faltam locais na cidade de Évora de incontornável visita. O Templo Romano, a Igreja de São Francisco e a sua célebre Capela dos ossos, o Palácio D. Manuel são apenas alguns exemplos do que poderá aqui encontrar, sem esquecer que Évora possui ainda uma excelente oferta de artesanato.
Saboreie uma sopa de beldroegas enquanto escolhe um dos muitos pratos típicos desta cidade: ensopado de borrego, a cabeça de xara, os pezinhos de porco de coentrada, a lebre e outros pratos de caça, as açordas, as migas, os sarapatéis, os enchidos, as cacholeiras, a açorda à alentejana ou o gaspacho à alentejana.

 

Lisboa

 

Capital, o destino ideal para férias em família.
Não pode ir a Lisboa sem visitar a emblemática Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos a Praça dos Restauradores a Basílica da Estrela e o Parque das Nações. 
Disfrute da vista sobre o Rio Tejo enquanto atravessa a Ponte 25 de Abril ou a Vasco da Gama. Vá até ao Bairro Alto ouvir Fado ao vivo, ao Teatro São Carlos ouvir ópera, ao Coliseu dos Recreios assistir a um concerto ou até ao Teatro D. Maria II assistir a uma peça de teatro. Como vê, razões mais do que suficientes para fazer férias na Capital. Não deixe também de visitar o Oceanário, as crianças vão adorar.
A gastronomia desta cidade é legitimamente influenciada pela proximidade do mar. Saborosas sardinhas, pataniscas de bacalhau e peixinhos da horta são algumas das especialidades tipicamente lisboetas. O pastel de nata é o doce mais famoso por estes lados.

 

Ilha de S. Miguel, Açores

 

Já fora do continente, é nos Açores que encontramos uma ilha repleta de magia e aventura, S. Miguel. Esta ilha de natureza vulcânica, relevo montanhoso, de vales, grutas e ribeiras torna-se no destino ideal onde em família poderá partir à descoberta.
O fundo de antigas crateras de vulcões extintos serve agora de leito à Lagoa das Sete Cidades, à Lagoa do Fogo e à Lagoa das Furnas.
Mas a ilha de S. Miguel é muito mais que lagoas, vegetação e montanha. Complementarmente engloba um conjunto de áreas exteriores onde o visitante poderá desenvolver atividades de lazer.
S. Miguel oferece uma gastronomia diversificada, desde pratos de polvo, caldeiradas de peixe, arroz de lapas até ao emblemático cozido das furnas, que tem a particularidade de ser confecionado na caldeira natural da Lagoa das Furnas

 

Algarve

 

Verões longos e quentes, águas tépidas com as suas paisagens naturais, o património histórico e etnográfico e a deliciosa e saudável gastronomia são referências que fazem deste destino o mais apetecível de todos.
Por aqui terá a oportunidade de subir até à Serra do Caldeirão, de conhecer a Ria Formosa e navegar no Rio Guadiana. Sem dúvidas que as belas praias  do Algarve fazem deste destino o preferido dos portugueses , algumas delas: praia do farol, praia do carvoeiro, praia da rocha entre muitas outras, naquele que é o extenso areal da costa sul do país.
A gastronomia desta região resulta de uma combinação entre os sabores frescos do mar e os aromas agradáveis e fortes do campo, exemplos disso: Arroz de Lingueirão, Xarém, Bifes de atum de tomatada, entre outros.

O que quer que seja que procura, seja diversão, descanso, aventura ou cultura, é certo que o encontrará em Portugal.
Quais são para si os destinos portugueses ideais para umas férias em família?

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal