Mosteiro aldeia no Xisto onde tens uma praia

Mosteiro aldeia no Xisto onde tens uma praia

A aldeia situa-se no fundo de um vale, como que numa procura constante pela água, que noutros tempos assegurava a subsistência. Hoje é sinónimo de lazer.

 

Tudo nesta aldeia sempre girou em torno da água. Hoje é sinónimo de lazer e a razão perfeita para uma visita prolongada. Principalmente nos dias quentes de Verão: Mosteiro goza do privilégio de ter uma praia dentro da povoação. Convidamo-lo não só a visitar, mas fundamentalmente a mergulhar nesta aldeia.

Mosteiro é uma pequena localidade de cariz rural, onde a água e a agricultura são elementos fundamentais que condicionaram positivamente o seu desenvolvimento, possuindo o maior regadio do concelho de Pedrógão Grande. A Aldeia do Mosteiro desenvolveu-se na margem direita da ribeira de Pera. Os terrenos férteis situados perto do leito da ribeira, promoveram a criação de hortas e moinhos que sustentavam a população da aldeia que vivia da agricultura de subsistência. Por isso mesmo, visita obrigatória são os moinhos, as levadas, os lagares e regadios que serviram como infraestruturas base durante séculos para a sustentação desta aldeia, e que agora servem de polos de atração turística.

A implantação da povoação neste local tirou partido da configuração aberta do vale com a consequente disponibilização de terrenos agrícolas. Dividida pela ribeira, a parte da aldeia na margem esquerda apresenta uma malha urbana complexa e difusa que apenas se estrutura em redor da pequena igreja do recente edifício da Associação do Mosteiro ou da estrada que atravessa a povoação.

 

Ao percorrer a aldeia do Mosteiro facilmente se verifica que a pedra de xisto foi o material de eleição para a construção das edificações, por parte dos moradores. É visível nas edificações antigas a pedra assente sobre argamassa de barro, travada com pedras mais pequenas, ou mesmo com cacos de telha. Também percetível é ainda a forte ligação das populações antigas à linha de água da Ribeira de Pera, pois muitas vezes recolhiam as pedras roladas para colocar nas paredes das edificações e muros.

Como a aldeia é enriquecida pelo atravessamento da ribeira, esta originou a existência de moinhos, lagares, levadas e regadios que serviram de infraestruturas base durante séculos para a sustentação desta povoação. Os moinhos de rodízio representam as raízes históricas e culturais do concelho de Pedrógão Grande. De entre todos os cursos de água do concelho de Pedrógão Grande, a ribeira de Pera assumiu especial importância na implementação de fábricas têxteis, lagares de azeite e moinhos.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 18 melhores sitios para ver e visitar em Beja

Os 18 melhores sitios para ver e visitar em Beja

Fluvirio de Mora aqurio AlentejoO Fluviário de Mora é um aquário público dedicado aos ecossistemas de água doce, privilegiando o conhecimento e importância da sua biodiversidade, e sua relação com a humanidade. Situa-se no Parque Ecológico do Gameiro, freguesia de Cabeção...
Os 10 melhores locais para visitar em Beja

Os 10 melhores locais para visitar em Beja

Museu Municipal da Vidigueira AlentejoO Museu Municipal da Vidigueira localiza-se na Praça Vasco da Gama na Vidigueira e encontra-se instalado no antigo edifí­cio antes ocupado pela Escola Primária Vasco da Gama, que foi remodelado e adaptado a espaço museológico. O espaço organiza-se em dois grandes n...
Os 12 melhores locais para visitar em Albufeira

Os 12 melhores locais para visitar em Albufeira

Praia da Oura AlbufeiraA Praia da Oura é uma praia situada no sí­tio denominado Oura, em Areias de São João, concelho de Albufeira. Dispõe de Bandeira Azul Situa-se a leste da Praia dos Aveiros e a oeste da Praia de Santa Eulália. Tem cerca de 900 m de comprimento por 450 metros de largura na maré...
Os 10 melhores lugares para visitar em Portalegre

Os 10 melhores lugares para visitar em Portalegre

Forte de Santa Luzia em Elvas AlentejoO Forte de Santa Luzia localiza-se no Alentejo, na cidade e sede de concelho de Elvas, distrito de Portalegre, em Portugal. Juntamente com o Forte da Piedade, o Forte de São Francisco, o Forte de São Mamede e o Forte de São Pedro, fazia parte da defesa da Praça-Forte de Elvas e inte...