As 15 melhores cidades para férias em familia em Portugal

As 15 melhores cidades para férias em familia em Portugal

Lisboa 

Simplesmente deslocar-se a Lisboa pode ser uma actividade divertida para a família: os distintivos eléctricos vermelhos passam pelas principais atracções históricas e um bilhete diário permite-lhe entrar e sair em qualquer sítio durante 24 horas. Mas ainda mais divertido é um passeio em um dos veículos anfíbios operados pelo Hippotrip. O autocarro aquático percorre os marcos da cidade antes de mergulhar de forma dramática nas águas do rio Tejo. No alto da colina acima de Lisboa, o Castelo de São Jorge do século XI (aberto diariamente das 9:00 às 21:00, entrada € 8,50) oferece excelentes vistas sobre a cidade. As crianças vão adorar experimentar a câmara escura de 360 graus na Torre Ulysses (das 10h às 17h), e há várias galerias apresentando relíquias do passado do castelo - incluindo vestígios da ocupação moura de mil anos atrás.

O que fazer em Viana do Castelo

Viana do Castelo. Uma das mais bonitas cidades de Portugal. Cheia de história, cultura e tradição, Viana é uma cidade perfeita para uma escapadela de fim de semana com a sua cara metade.

Subir no elevador até o Santuário de Santa Luzia e usufruir, a dois, de uma das mais deslumbrantes paisagens do país. Percorrer o centro histórico de Viana do Castelo, sem mapa e sem rumo, descobrindo todos os seus recantos e pequenas praças. Visitar o Museu do Traje. Perder-se nas feiras e lojas à procura do Lenço dos Namorados perfeito. Caminhar de mão dada junto à Praia do Cabedelo. E, quando a fome apertar, deliciarem-se com as famosas bolas de berlim do Natário. Estas são apenas algumas das nossas sugestões para uma estadia romântica nesta que é uma das mais encantadoras cidades do país.

O que fazer em Coimbra

Com um ambiente muito próprio, fruto de um passado cheio de história, Coimbra é um destino intemporal que inspirou a obra de aclamados poetas e escritores. Ao som das serenatas e do Fado, Coimbra conquistará o vosso coração.

Neste roteiro romântico, a primeira paragem obrigatória é a Quinta das Lágrimas, um local envolto pela mais pura beleza e marcado para sempre pela história de amor entre D. Pedro e Inês de Castro.

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a Igreja de Santa Cruz, a Universidade de Coimbra e Conímbriga – um dos maiores complexos de ruínas romanas do país – são outros dos planos para um fim de semana em cheio.

O que fazer no Funchal

Perfeitamente localizada na costa sul da Madeira, o Funchal é uma cidade pitoresca, detentora de uma beleza natural mundialmente reconhecida.

Passear pelos incríveis parques e jardins, fazer mergulho, nadar com golfinhos, comer bolo do caco, beber vinho da Madeira e perder-se pelas estreitas e sinuosas ruelas são apenas algumas das muitas experiências inesquecíveisque fazem deste destino um dos mais românticos do país.

Destino ideal para experienciar a dois, o Funchal conquistará certamente um lugar no vosso álbum das melhores viagens românticas.

O que fazer em Óbidos

Óbidos é um dos mais impressionantes e românticos destinos em Portugal. A pouco mais de 80 km de Lisboa, esta cidade medieval – ainda toda muralhada – encanta todos os que a visitam. O Castelo de Óbidos, construído no século XIII, é a estrela da cidade e constitui uma das Sete Maravilhas de Portugal, funcionando hoje como uma pousada.

Mas há muito mais para descobrir e momentos para partilhar: subir às muralhas e contemplar o infinito, conhecer as igrejas e capelas, visitar as pequenas lojas e perder-se pelo típico casario de Óbidos, com seus detalhes em azul e amarelo. Uma experiência verdadeiramente mágica… que irá certamente ficar para sempre nas vossas memórias.

O que fazer na Guarda

Implantada na paisagem montanhosa da Serra da Estrela, a Guarda é a cidade mais alta de Portugal, onde o ar é limpo, leve e sadio. Herdeira de um património cultural único, a Guarda encerra nas suas muralhas mais de 800 anos de História. No ponto mais alto da cidade ergue-se a Torre de Menagem, símbolo máximo de toda a estrutura defensiva. No centro da cidade, e digna de visita, encontramos a Catedral da Guarda.

Conhecida como “A cidade dos 5 F’s” – forte, farta, fria, fiel e formosa -, a Guarda é marcada pelo granito, pelos vales, pelo seu ar puro e pela tradição de saúde e bem-estar: o clima de montanha e a fertilidade dos solos garantem uma riquíssima gastronomia. E o clima traz a beleza e o brilho inigualável da neve, que a transforma a cidade e a pinta de branco.

Se procura um retiro para estar em contacto com a natureza, degustar sabores divinos e namorar à lareira, Guarda é sem dúvida a resposta.

 

O que fazer em Évora

Considerada património mundial pela Unesco, Évora é uma cidade cheia de beleza encanto. Conhecida por ser uma autentica cidade-museu, cujas raízes datam dos tempos dos romanos, Évora é uma viagem onde se sente a carga da história, mas onde se destacam também os pormenores da arquitetura, as casas brancas, os azulejos e as varandas.

Depois de conhecerem e se maravilharem com os vestígios do passado, não se esqueçam de se render ao presente e perderem-se nas delícias dagastronomia alentejana tradicional.

 

O que fazer em Braga

Conhecida como a “Roma Portuguesa”, Braga é uma cidade com um encanto especial. Com um grande legado e longa história (e mais de 30 igrejas!), Braga é a cidade mais antiga de Portugal, com mais de 2000 anos.

Bom Jesus, no alto de uma colina, de onde se vislumbra toda a cidade, é um dos locais obrigatórios. Para lá chegar pode subir a sua escadaria (com mais de 600 degraus) ou optar pelo fascinante elevador do Bom Jesus – o primeiro funicular construído na Península Ibérica e atualmente o mais antigo em serviço no mundo, com o sistema de contrapeso de água. Para além da incrível vista e do seu parque natural, o Bom Jesus conta ainda com dois programas particularmente românticos: um passeio de barco ou a cavalo.

O que fazer em Guimarães

A pitoresca cidade de Guimarães é um dos mais importantes destinos históricos do país. Conhecida como o “Berço da Nação”, Guimarães é um destino fascinante para visitar a dois: particularmente pelo seu castelo, muralhas e bairros medievais, muito bem preservados e, por isso, encantadores. Classificada como Património Mundial pela UNESCO, Guimarães é composta por vielas sinuosas ladeadas por casas antigas que nos conduzem até à praça principal, o Largo da Oliveira, e ao antigo Palácio Ducal.

Para partilhar soberbas vistas panorâmicas de Guimarães com o seu amado, nada melhor que uma ida à Penha, através do teleférico, que proporciona uma bonita vista aérea da cidade e de onde poderá desfrutar de uma paisagem natural única.




O que fazer em Monsaraz

Situada no topo de uma colina, com vista sobre o Guadiana e a fronteira com Espanha, Monsaraz é o Alentejo perto do céu. Vila medieval airosa, feita de cal e xisto, Monsaraz mantem o ambiente e magia de outros tempos, como poucos lugares no mundo.

As muralhas que cercam a vila desvendam uma povoação acolhedora e os ecos das magníficas histórias aqui vividas. A Porta da Vila, o Castelo e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa são alguns dos pontos obrigatórios. Mas quando a noite cai há um programa que certamente não vai querer perder: o céu de Monsaraz, que brilha como mais nenhum e oferece um espetáculo de estrelas e constelações único.

O que fazer em Piódão

Na Serra do Açor, no Centro de Portugal, descobrimos uma aldeia histórica que teima em permanecer um tesouro escondido. E é por isso que é o destino ideal para uma escapadela a dois.

Conhecida pelas suas casas em xisto com janelas e portas pintadas de azul, Piódão é um daqueles destinos para conhecer sem guia ou mapa. É um sítio para se perder e apaixonar.

O que fazer no Douro

Dotado de uma exuberante beleza natural e abençoado pelas suas vinhas sob o rio, o Douro é o local onde se produz o mundialmente famoso Vinho do Porto. As pequenas aldeias entre a paisagem, as vinhas e as fantásticas colinas são um convite para conhecer esta que é uma das províncias mais deslumbrantes de Portugal.

Há inúmeros programas românticos, perfeitos para guardar para sempre na memória: um cruzeiro pelo rio ou uma viagem de veleiro, um passeio de comboio entre a Régua e o Tua, uma visita ao miradouro de Casal de Loivosou então um passeio de burro, promovido pela Douro Valley.







O que visitar e conhecer em Portugal

As 12 melhores coisas para fazer no inverno em Ilha da Madeira

As 12 melhores coisas para fazer no inverno em Ilha da Madeira

Medieval de Mem Martins 2020Julho de 2020  Até domingo a Quinta de Santa Teresinha recebe a Feira Medieval de Mem Martins. Uma parceria entre a Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins e a Trás Eventos, que além desta, pretende organizar outras feiras até ao final do ano.Mas, para já, durante ...
Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Lisboa

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Lisboa

Chafariz dos Canos em Torres VedrasO Chafariz dos Canos localiza-se na freguesia de São Pedro e Santiago, na cidade e concelho de Torres Vedras, distrito de Lisboa, em Portugal. A primeira referência ao Chafariz dos Canos data de 1322, quando o mosteiro de Santa Maria de Alcobaça doou uma soma de dinheiro a um homem para a cons...
O que fazer em Leiria os 10 melhores sitios para visitar

O que fazer em Leiria os 10 melhores sitios para visitar

Torre Sineira (Leiria)A Torre sineira de Leiria (1772) é uma torre sineira em estilo barroco e localiza-se no Largo D. Manuel de Arriaga, na cidade portuguesa de Leiria; tem a particularidade de estar separada da Sé dessa cidade. Esta torre de estilo barroco, curiosamente afastada da Sé, foi construída sobre uma das ant...
Os 9 melhores pontos turisticos para visitar em Vila do Conde

Os 9 melhores pontos turisticos para visitar em Vila do Conde

Praia da Congreira Vila Ch, Vila do CondeA Praia da Congreira, tem um pequeno areal onde se encontram os tipicos toldos desta zona do norte, um bar, mas uma das suas características principais é a zona rochosa que parece fazer uma divisão perfeita entre a areia e o mar.É uma praia acolhedora, com bons acessos, com uma z...