A maior e mais bonita ecopista de Portugal fica no Dão


A Linha do Dãotem uma ecopista com percurso de 50 quilómetros. antiga linha ferroviária entre Santa Comba Dão e Viseu, desactivada em 1988, foi transformada em 2011 na lindíssima Ecopista do Dão. Com 50 km é a Ecopista mais comprida de Portugal e talvez também a mais bonita.


A parte inicial desta ciclovia, começando a partir de Santa Comba Dão, situa-se nas margens do rio Dão e o seu afluente, o rio Pavia. Cada curva no rio significa uma curva na Ecopista e vistas magnificas no meio da natureza.
Mais à frente a Ecopista afasta-se do rio, mas a paisagem continua a ser muito bonita, com muitos sobreiros, castanheiros e carvalhos, mas também algumas vinhas, campos cultivados e aldeias, e mais longe, vistas sobre a Serra do Caramulo a norte, e sobre a Serra da Estrela a sul.

Este trilho começa em Santa Comba Dão junto à margem do rio Dão e do seu afluente, o rio Paiva. Trata-se de um caminho que percorre a antiga linha de comboios, seguindo o curso do rio e as suas curvas, tendo sempre como paisagem de fundo a natureza típica da região. Faz a ligação entre os concelhos de Dão, Tondela e Viseu. Há ainda 11 percursos diferentes que pode fazer pela ecopista.

É fácil de percorrer de bicicleta ou a pé, pois não tem subidas significativas e tem um pavimento firme, cimentado, liso e confortável, que é pintado azul no concelho de Santa Comba Dão, verde em Todela e vermelho em Viseu.
Dado o seu cumprimento, o excelente pavimento e o facto de não encontrar transito motorizado, esta ecopista é também ideal para treinar para, por exemplo, a maratona.

No site da ecopista tens toda informação sobre os percorsos 

A linha do Dão, inaugurada em 1890, ligava Viseu à linha da Beira Alta, em Santa Comba Dão, ao longo de 49,1 quilómetros de carril de bitola estreita. Até que, em 1988, o comboio deixou de circular. Entregue a 23 anos de abandono ficou um trilho panorâmico que em 2011, em boa hora, foi convertido em ecopista.

  • A maior e mais bonita ecopista de Portugal fica no Dão


Outros Artigos Populares no Blogue