Estas são as 5 cascatas mais bonitas do Gerês

Estas são as 5 cascatas mais bonitas do Gerês

No Gerêsexistem dezenassenão centenas, de percursos pedestres com os mais diferentes graus de dificuldade. O problema é como os descobrir Peneda Gerês é um dos melhores destinos em Portugal para ferias ou fins de semana como escapadinhas, descobrir as cascatas do Gerês

 

Cascata do Tahiti

 

Como se veio a descobrir que não estava dentro da lei, foi depois destruído e agora o acesso faz-se pela margem esquerda do Rio Arado, não sendo dos mais fáceis.

 



 

Tem de descer e subir, em pontos precisa de uma corda, não deve ir com miúdos e não se esqueça, não é vigiada. Mas é tão incrível que, quem vai, diz que vale mesmo a pena.

Cascata de Leonte

 

Cascata de Leonte é uma queda de água (cascata) localizada nas proximidades da Portela de Leonte, freguesia de Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro e distrito de Braga, em Portugal.

 



 

Esta queda de água encontra-se localizada a 1 km da Portela de Leonte e a 6 Km da Vila do Gerês na estrada que liga esta à fronteira com Espanha na Portela do Homem.

Forma-se com o despenhar das águas do alto de uma penedia de rocha granítica, numa linha de água afluente do Rio Gerês.

 

Cascata do Arado

 

Cascata do Arado é uma queda de água (cascata) fluvial localizada no Rio Arado, perto da aldeia da Ermida, freguesia de Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro e distrito de Braga, em Portugal.

 



 

Esta cascata caracteriza-se por se localizar num curso de água de alta montanha, no rio Arado em que o desnível do terreno é vencido por uma sucessão de cascatas que terminam num lago de águas cristalinas nas proximidades da aldeia da Ermida, localizada a leste das Termas do Gerês.

O caminho para esta cascata faz-se a partir da aldeia da Ermida, por uma estrada florestal rodeada de vegetação abundante até ao cruzamento desta com o entroncamento que vai para o sítio de Pedra Bela. A partir deste local falta cerca de 1,5 km até à ponte sobre o rio Arado.

Cascata da Portela do Homem

 

Cascata da Portela do Homem é uma queda de água (cascata) localizada nas proximidades da Portela do Homem, freguesia de Campo do Gerês, concelho de Terras de Bouro e distrito de Braga, em Portugal.

 



 

Esta queda de água encontra-se localizada a 1 km da Portela do Homem junto à ponte e as suas águas provêm do ainda incipiente rio Homem dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Forma-se com o despenhar das águas do alto de uma penedia de rocha granítica. Depois da queda as águas dão forma a uma serena lagoa bastante utilizada nas épocas de veraneio.

Para se chegar a esta cascata é preciso chegar até ao local da Portela do Homem, sendo que o caminho a partir daqui se encontra assinalado.

 

Cascata da Laja

 

Cascata da Laja é uma queda de água (cascata) localizada nas Caldas do Gerês, freguesia de Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro e distrito de Braga, em Portugal.

 



 

Esta queda de água insere-se numa paisagem de montanha, na Serra do Gerês onde o verde é um elemento de referência e que contribui para o cenário do local, particularmente para o cinário do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Nas proximidades da cascata encontra-se uma grande quantidade de pontes de madeira que permitem cruzar as águas abundantes do local que no entanto não dão forma a lagos adequados a espaços balneares.

Para se chegar a esta cascata deve seguir-se até à Portela do Homem até chegar ao início do trilho pedestre, denominado Trilho da Preguiça.







O que visitar e conhecer em Portugal

10 lugares grátis para visitar em Tavira

10 lugares grátis para visitar em Tavira

Praia do Barril TaviraA praia do Barril (esporadicamente conhecida como praia da Armação ou praia dos Três Irmãos) é uma das praias da Ilha de Tavira, localizada a oeste de Santa Luzia, próxima do pequeno aldeamento turí­stico Pedras d´El-Rei, a poucos quilómetros a sudeste de ...
Os 10 melhores locais para visitar em Matosinhos

Os 10 melhores locais para visitar em Matosinhos

Praia da Memria (Matosinhos)A Praia da Memória é uma praia portuguesa situada no lugar de Arnosa de Pampelido, em Perafita, a norte das cidades do Porto e de Matosinhos, onde se deu o chamado Desembarque do Mindelo. A 8 de julho de 1832, na praia junto a Arnosa do Pampelido, entre as freguesias de Perafita e de Lavra do concelho de ...
O que fazer em Peniche os 10 melhores sitios para visitar

O que fazer em Peniche os 10 melhores sitios para visitar

Praia de Peniche de Cima ou Praia do Norte em PenicheTambém conhecida como Praia do Norte, da Cambôa ou Gambôa, tem um areal extenso e águas calmas. Tem passadeiras de acesso à praia. Com boas infra-estruturas de apoio tem acesso à praia. Desde tempos imemoriais,  Peniche viveu intimamente ligado ao mar...
As 7 melhores coisas para fazer e visitar na Ilha de São Miguel

As 7 melhores coisas para fazer e visitar na Ilha de São Miguel

Praia do Negrito Ilha de So Miguel AoresCaracteriza-se por ser tipo 1 e ter a morfologia rochosa. Localiza-se na freguesia de São Mateus e está situada ao lado de um pequeno forte.Cinco Ribeiras Ilha do AoresLocaliza-se na freguesia das Cinco Ribeiras e caracteriza-se por ser tipo 1 e ter a morfologia rochosa.Praia das Milcia...