Onde ficar em Lisboa os 5 melhores bairros da cidade


Lisboa é uma das capitais mais bonitas da Europa Ocidental, e quase todas as suas atrações estão dentro de um centro relativamente pequeno. Contanto que você não se importe com as colinas, é uma cidade muito passável, o que lhe permite ser mais flexível sobre o bairro em que você escolhe ficar.

Se você está procurando por boutiques, vida noturna agitada, restaurantes de qualidade ou um ambiente descontraído, você pode tê-lo à sua porta, mas ainda assim, nunca precisa pegar um táxi ou metrô até a hora de voltar para o aeroporto. Estes são os cinco melhores bairros para os visitantes de Lisboa.

 

Alfama e Graça






 

Os bairros mais antigos da cidade, Alfama e Graça estão cheios de ruas estreitas e sinuosas que dão muito charme ao centro de Lisboa. A roupa de baixo está pendurada do lado de fora de janelas suspensas, a música de fado cheio de alma emerge de barras escuras, e a vida continua para os habitantes daqui, como tem feito há décadas.

Enquanto os dois bairros combinam perfeitamente, Graça refere-se à área superior em torno do famoso castelo de Lisboa , enquanto Alfama desce a colina em direção ao rio. Ambas são atmosféricas e fascinantes por si só, embora você tenha melhores vistas de água perto do topo.

É um bom lugar para comprar artesanato local e saborear pratos tradicionais portugueses, e muitas vezes você vai sentir o cheiro de sardinha grelhando muito antes de vê-los.

As estradas são íngremes, mesmo para os padrões de Lisboa, portanto, arrumar um bom par de sapatos se você estiver hospedado aqui. O labirinto de ruas dificulta a navegação, mas também mantém a maioria dos veículos afastados. Os lugares de estacionamento são quase inexistentes, por isso não se preocupe em alugar um carro.

 

Chiado

 



Se você está procurando compras, não procure além do sofisticado bairro do Chiado. É a resposta de Lisboa à Quinta Avenida ou à Oxford Street, cheia de lojas locais e internacionais de alta qualidade, e você poderia facilmente passar um dia ou dois (e todo o seu orçamento de viagem) por lá.

Quando você precisar fazer uma pausa na terapia de varejo, demore-se com um expresso e pastel de nata em um dos cafés luxuosos da região, ou visite a livraria mais antiga do mundo . À noite, faça um longo jantar e um espetáculo sem sair do bairro - o Chiado abriga alguns dos restaurantes mais badalados da cidade e abriga o distrito dos teatros de Lisboa.




Bairro Alto

 



Literalmente "Cidade Alta", o Bairro Alto fica um pouco acima do Chiado e é um local popular para a multidão que pernoita na animada vida nocturna de Lisboa. Isso significa que pode ser barulhento, especialmente nos fins de semana. Ao invés de ir para a cama cedo, este é o lugar para se misturar com os moradores em uma das centenas de restaurantes e bares nas proximidades.

Existem muitos locais de fado a encontrar no Bairro Alto, embora, tal como Alfama, o melhor seja em locais mais pequenos que não cobram taxas de entrada nem exigem refeições fixas. É uma parte colorida e popular da cidade, ainda perto do rio e das atrações, enquanto os trens da estação próxima do Cais do Sodré vão levá-lo rapidamente a Belém ou a Cascais para uma viagem de um dia .




Príncipe Real

 



A menos de 10 minutos a pé do Bairro Alto, o Príncipe Real tem uma sensação notavelmente diferente. Mais calmo e silencioso, com mais espaço verde e uma sensação residencial, também abriga muitas butiques, cafés e restaurantes. Jardim Botânico da cidade e o Museu de História Natural e Ciências também podem ser encontrados aqui.

O coração do bairro é o Jardim do Príncipe Real, um pequeno parque arborizado com quiosques que oferecem bebidas e lanches para os clientes nas mesas ao ar livre. Para uma vista espectacular sobre a cidade e o rio, dirija-se ao Miradouro de São Pedro de Alcântara, que tem um par de cafés permanentes e bancas regulares vendendo comida, vinho, lembranças e muito mais.

Alguns dos melhores restaurantes da cidade podem ser encontrados aqui, tanto na estrada principal e escondido em várias das ruas laterais. Há fácil acesso a duas linhas de metrô se você precisar, mas você provavelmente não vai - ainda é apenas a 20 minutos a pé até o rio.

 

Campo de Ourique

 

Para um ambiente familiar mais local, dirija-se ao Campo de Ourique. É um pouco mais longe do centro do que os outros bairros e troca essa proximidade por espaços verdes e falta de multidões. Aqui, encontrará muitas padarias e restaurantes de alta qualidade, oferecendo comida portuguesa e internacional com um valor muito melhor do que os locais turísticos mais próximos da água.

Para uma versão menor e mais íntima do famoso mercado Time Out , confira o Mercado de Campo de Ourique, ou desfrute de uma cerveja ou uma refeição leve no quiosque do Jardim Teófilo Braga, o pequeno parque no coração do bairro.

É difícil sentir falta da Basílica da Estrela , uma igreja ornamentada do século XVIII à beira do Jardim da Estrela. No verão, faça como os locais, faça um piquenique e tome sol na grama convidativa deste grande parque. 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal