Aljezur
Desde a sua localização no acidentado Parque Natural da Costa Vicentina, até ao seu estatuto de paraíso de surf , Aljezur é um local de topo para os entusiastas da natureza e surfistas. É também uma escolha inteligente para quem procura uma deliciosa cozinha portuguesa, especialmente peixe fresco. Encantadora, tradicional e descontraída, o canto noroeste do Algarve oferece uma mistura de cultura algarvia com uma ligeira dica alentejana
Albufeira
Talvez a cidade mais animada é Albufeira , um destino turístico-pesado que fica no centro da costa, e também pode ser a melhor cidade quando se procura uma festa. Em Albufeira, há algo para todos, desde deliciosos barracos de frango a restaurantes sofisticados, livrarias de língua inglesa e galerias de arte. Muitos expatriados de língua inglesa encontram-se em Albufeira, uma vez que o inglês é amplamente falado, e é também o lar de uma série de atracções únicas, como o Zoomarine Algarve.
Vilamoura
Moderno, resort-friendly e sofisticado, Vilamoura é uma cidade super legal cheia de pessoas bonitas e vistas deslumbrantes. Coberta com fantásticos restaurantes, hotéis de alto padrão , oportunidades de compras e praias, há muitas coisas para ver e fazer, e a Marina de Vilamoura está entre os melhores destinos noturnos da região. Vilamoura é também uma das principais cidades do Algarve para o golfe .
Lagos
Falésias impressionantes, cavernas e costa resumem a bonita Lagos em poucas palavras. Esta é outra cidade turística pesada no Algarve com cenas diurnas e noturnas vibrantes, mercados de peixe animados, marcos históricos e uma infra-estrutura moderna. Ao visitar, não deixe de visitar o mercado de sábado para frutas frescas, vegetais e produtos culturais e, em seguida, dirija-se ao mercado de peixe nas proximidades para experimentar uma verdadeira cena algarvia.
Loulé
Mercados ao ar livre, lindas lojas de souvenirs , cafés aconchegantes ou tascastradicionais esperam por em Loulé, uma das melhores cidades do interior. Embora possa não ser o local mais animado em termos de cenas sociais, é uma excelente escolha para descobrir delícias históricas e culturais e Loulé tornou-se num dos passeios de um dia mais populares para aqueles que precisam de uma pausa nas cidades costeiras movimentadas. Este também é um bom ponto de partida para ir em uma aventura para visitar aldeias menores ou até mesmo algumas " cidades fantasma ".
Silves
Hoje, a capital regional do Algarve é Faro, mas já foi Silves. Esta encantadora cidade está repleta de história e cultura, ruínas e edifícios transformados em museus. O Castelo de Silves e a Catedral de Silves são locais de destaque e a cidade está cheia de mais surpresas culturais, desde as charmosas casas ao longo das ruas de paralelepípedos até as pontes e as muralhas fortificadas das redondezas. Talvez seja por isso que muitos visitantes se dirigem a Silves quando exploram o Algarve.
Olhão
Uma das reivindicações de Olhão para a fama é que possui o maior porto de pesca do Algarve. Também está localizado perto de Faro, a capital regional, e fica perto do parque natural da Ria Formosa, por isso é fácil visitar ambos. Esta adorável vila de pescadores é também o lar dos notáveis mercados de frutas, legumes e peixe, bem como ruas tradicionais portuguesas, restaurantes e marcos históricos. Se visitar no verão, sincronize a viagem com o Festival do Marisco e experimente as especialidades locais. Além disso, a bela cidade de Tavira fica a apenas 25 km de distância.