Este pão Alentejano foi eleito o melhor de Portugal


A padaria Seara de Pão, de São Miguel do Pinheiro, ganhou a distinção O Melhor dos Melhores e medalha de ouro no 11.º Concurso Nacional de Pão. O "Melhor dos Melhores" sai diariamente do forno a lenha da Seara do Pão, em São Miguel do Pinheiro.

É na região de Mértola, Baixo Alentejo, que se produz o melhor pão alentejano. Utilizando apenas farinha de Trigo T65, água e sal, com crescente ou massa-velha da fornada anterior e, ainda, cozido em forno de lenha.

A padaria Seara do Pão em S. Miguel do Pinheiro é uma referência e já conta com vários prémios. Já tinha planeado visitá-los, mas os constrangimentos provocados pela pandemia não permitiram.

Esta semana foi finalmente possível, e por coincidência, na semana em que ganharam mais uma medalha de ouro.

Fui gentilmente recebido pela D. Iria, proprietária e padeira de mão cheia, é a alma desta casa e um farol que guia os demais colaboradores. Foi fantástico acompanhar todo o processo desde aquecer o forno de lenha, amassar, levedar, tender, cozer e comer.


 

Aquele estabelecimento é uma empresa familiar e foi fundada em 2006 por Iria a mãe e Jorge e Manuela os dois filhos. São naturais de São Miguel do Pinheiro. Todos os dias saem do forno a lenha cerca de 600 pães que depois são vendidos em Beja e, graças a um distribuidor, também já chegam a outros pontos do País, nomeadamente a Lisboa. 

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal