As 10 melhores praias para visitar em 2023


Praia Fluvial da Lenta Vila Nova da Cerveira





Considerada umas das melhores do país, a praia fluvial de Lenta fica na freguesia de Lovelhe, em Vila Nova de Cerveira. A escassos minutos do Aquamuseu e banhada pelo rio Minho, possui bons acessos e equipamentos de apoio. É uma praia vigiada, com restaurante e bar

A praia fluvial da Lenta dispõe de um areal de pequenas dimensões, a contrastar com o amplo espaço de lazer envolvente. Esta área verdejante, com cerca de 30000 metros quadrados, possui belos bosquetes ripícolas que se estendem até às margens do rio. Localizada na Freguesia de Lovelhe, junto ao INATEL, possui bons acessos e boas infraestruturas de apoio, como parque de estacionamento, parque de merendas, um bar e até nadador-salvador. Aproveite os dias de maior calor para apanhar banhos de sol ou para um mergulho nas margens do rio Minho.



Praia de Mira Designada por Palheiros de Mira





Praia de Mira é uma vila e freguesia portuguesa do concelho de Mira, Designada por Palheiros de Mira, devido às construções de madeira utilizadas pelos pescadores, a Praia de Mira era na primeira parte do séc. XX uma aldeia piscatória, cujo quotidiano se poderá conhecer no Museu Etnográfico, a funcionar precisamente num palheiro restaurado. 

Hoje em dia, é uma estância balnear concorrida, com areias brancas e finas rodeadas por dunas e banhadas pela ondulação forte do Oceano Atlântico, que atrai muitos surfistas. Para lá das dunas, a Mata Nacional, onde o aroma a pinheiro predomina, esconde a Lagoa da Barrinha, com águas serenas, excelentes para a vela, canoagem ou windsurf.



Praia do Azibo em Macedo de Cavaleiros é uma das praias fluviais mais prestigiadas da Europa





Praia do Azibo é uma praia fluvial portuguesa que fica situada nas margens da Barragem do Azibo e a cerca de 40m de Bragança. Localizada em Macedo de Cavaleiros, é uma das praias fluviais mais prestigiadas da Europa, é aquela que há mais anos consecutivos tem Bandeira Azul (praia limpa), constando assim nas listas europeias de melhores locais culturais e turí­sticos, sendo que nas infraestruturas constam restaurantes, cafés, parque de campismo, WC, chuveiros, parque de estacionamento, aluguer de barcos, etc.

Foi a única praia fluvial a norte do Tejo classificada como uma das Sete Maravilhas de Portugal, em 2012.

Dentro da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo destacam-se as duas praias fluviais de beleza singular: a Praia da Fraga da Pegada e a Praia da Ribeira. Esta última foi eleita uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, dada a sua riqueza em termos de biodiversidade e deslumbrante paisagem.

Desde 2004 que tem sido galardoada com a Bandeira Azul consecutivamente, o que é um caso único entre as praias fluviais europeias. É reconhecida como Praia Acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

Tem parque infantil e possibilidade de aluguer de canoas e gaivotas. A areia é fina e tem calhaus rolados na margem para mais agradável contacto com o fundo. Água normalmente acima dos 22ºC à superfície. Há um grande relvado para ser usado como solário. Estacionamento de automóveis junto à praia. Funcionam todas as redes telefónicas. É um local muito concorrido sobretudo nos fins-de-semana de Julho e Agosto. Muito bonito para se passear nos restantes meses do ano. Tem dois bares de apoio.

Época balnear: 1 de julho a 15 de setembro

Serviço de assistência a banhistas (Nadadores salvadores): durante a época balnear todos os dias das 10H00 às 19H00

Serviço de apoio e informação ao utente (Vigilantes do Azibo): durante a época balnear todos os dias das 9H00 às 20H00

Posto de socorro e serviço de socorrista durante a época balnear todos os dias das 10H00 às 19H00

Extensão de frente de praia: 480 metros

Zona de banhos devidamente sinalizada

Zona de chapéus-de-sol (aluguer)



Praia do Pescador Ericeira Mafra





A praia dos pescadores, também conhecida por Praia da Ribeira ou Praia do Peixe, localiza-se no centro histórico da Ericeira. Tem os apoios necessários no Verão e é bastante frequentada porque forma um baía, devido ao pontão, onde o mar aqui é sempre mais calmo. 



Praia da Carreagem no Parque Natural do Sudoeste Alentejano Costa Vicentina





A Praia da Carreagem, por vezes escrito Praia da Carriagem, é uma praia situada no concelho de Aljezur nas proximidades do Rogil e faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Esta praia da Costa Vicentina é pouco frequentada e tem acesso por escadas (descida í­ngreme), mas não tem vigilância ou estruturas de apoio. Oferece a possibilidade de observação de uma grande variedade da flora e fauna marí­timas do Parque Natural.

A Praia da Carriagem, com pouco areal e, em sua substituição, cascalho, exibe interessantes formações rochosas. No extremo norte da praia, aquando da maré baixa, é possível observar-se um curioso anfiteatro natural talhado em xisto. Muito procurada por pescadores, é também excelente para um diferente passeio à beira mar, oferecendo um cenário magnífico. COMO CHEGAR: No Rogil, sensivelmente a meio desse aglomerado urbano que se estende ao longo da EN 120, encontra sinalização indicando as Praias de Vale dos Homens e da Carriagem. Para a Praia da Carriagem o caminho é em terra batida. Este bifurca-se passados cerca de 2 km, depois de deixar o Rogil, pelo que deverá seguir pela direita, em direcção ao mar. Chegará a um pequeno parque de estacionamento no topo da arriba. A partir daí a descida para a praia faz-se a pé por um carreiro difícil.



Praia Nova Costa da Caparica





Praia com águas calmas, muito procurada pelos veraneantes. Restaurante a servir pratos típicos.



Praia do Barranco das Belharucas Albufeira Alvarve





A Praia do Barranco das Belharucas é uma praia no concelho de Albufeira, Portugal, entre Olhos de Água e Açoteias. Começa a Praia da Falésia que se estende por 7 km até Vilamoura. 

A partir desta praia, o litoral calcário muito recortado do barlavento algarvio cede lugar às arribas macias, talhadas em areias e argilas, que se estendem ao concelho de Loulé.

O acesso recomendado à praia é pedonal, quer pelo agradável passeio, quer porque o caminho pode não estar transitável a veículos. O trilho é sinuoso e percorre um barranco escavado onde a vegetação cresce de forma exuberante e frondosa.

As vertentes rochosas encontram-se muito ravinadas pela escorrência da água das chuvas, gerando formas requintadamente esculpidas.A vegetação, sobretudo pinheiros-mansos e plantas típicas dos matos litorais como o zimbro, surge por vezes suspensa à beira dos pequenos abismos gerados pelo deslizamento de terras, expondo ao ar a sua trama emaranhada de raízes.

Muitas aves aproveitam a zona de bosque e algumas escavam abrigos e ninhos nas paredes rochosas; é o caso dos coloridos abelharucos que batizaram a praia. A praia é ampla com um areal contínuo e a perder de vista, apenas interrompido pela marina de Vilamoura, cerca de 5,5 km para nascente.

A Praia do Barranco das Belharucas situa-se no extremo ocidental da Praia da Falésia (que se estende para leste por quilómetros até Vilamoura) e está separada dos Olhos de Água por rochas, que se podem atravessar a pé na maré baixa. O seu curioso nome, deve-se à própria falésia, popularmente designada por barranco, que é procurada pelas belharucas, uma das espécies de aves que aqui nidificam.Com acesso difícil por uma estrada de terra batida que atravessa o pinhal e uma entrada direta para os hóspedes do Sheraton Pine Cliffs, esta é uma praia tranquila e preservada, onde se pode encontrar uma diversificada oferta de desportos e divertimentos aquáticos.



Praia do Samouco fica em Alcochete





A vila do Samouco, concelho de Alcochete tem a sua zona de lazer onde se inclui praia fluvial, um excelente parque de Merendas e uma zona desportiva para exercitar.

Localizada á saída do Samouco em direção á base aérea nrº6 e depois ao Rio Tejo na Rua da Praia 15. As coordenadas GPS são: 38.728843, -9.009934. Abaixo o mapa da localização da praia



Praia do Murração Vila do Bispo Algarve





Já chamada de Joia Vicentina é uma praia de grande beleza natural e relativamente deserta. É assim das raras praias em que a vegetação dunar se estende até à linha de maré, combinando-se o verde pardo das dunas com o azul marinho.

A norte, uma arriba clara e muito esculpida, revestida por matos endémicos de zimbro, delimita uma pequena ribeira que desagua no areal na época das chuvas.

No troço central da praia, a arriba eleva-se e impõe-se na paisagem, talhada em xistos negros que se fazem atravessar por veios rubros e alaranjados. No topo longínquo desta arriba podem ainda observar-se rochas carbonatadas, rendilhadas e de tons mais claros, e, por vezes, pacatos rebanhos a pastar à beira do abismo.

No extremo sul da praia, a parede rochosa surge escavada por uma pequena e límpida linha de água que corre em cascata para a praia. Por todo o areal é possível encontrar rochas de formas e tonalidades curiosas, vestígios de antigos desmoronamentos.



Praia de Fuzelhas Leça da Palmeira Matosinhos





Apesar de ter muitas rochas, esta praia torna-se muito agradável para as crianças pela quantidade de poças que se formam na maré baixa, cenários muito apreciados para todo o tipo de brincadeiras. A Praia de Fuzelhas possui completas infraestruturas de apoio, bem como equipamentos para a prática de atividades desportivas que garantem uma animação constante.

  Praia com muitas rochas,torna-se agradável com poças que se formam na baixa-mar. Sendo abrigada e tendo boas infraestruturas convidam a um dia bem passado.

Os apoios de praia, vão desde o aluguer de toldos, animação constante, atividades desportivas, todo um conjunto de infraestruturas que satisfazem as necessidades de alquer veraneante.

Facilidade de estacionamento: Tem parque de estacionamento.

Localização e acessos: Leça da Palmeira.

Serviços de apoio disponíveis: praia vigiada, bar, duches, instalações sanitárias, aluguer de toldos, espreguiçadeiras.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal