A Fábrica da Pólvora de Barcarena é um parque e um dos grandes núcleos de cultura em Oeiras. A área em torno desta antiga fábrica de armamento destaca-se pelas atividades académicas, científicas e artísticas. Um espaço muito convidativo com as suas exposições e espaços de lazer.

ntegrado no Complexo da antiga Fábrica da Pólvora de Barcarena, uma grande unidade produtora de material militar que, após vários séculos de atividade, acabaria por encerrar portas em 1988. 


A autarquia veio a adquirir todo este espaço, em 1994,  com o propósito de preservar o valioso património industrial e de criar um equipamento de cultura e lazer aberto ao público.


A 17 de Junho de 1998 abria o Museu da Pólvora Negra, instalado no edifício da antiga Casa dos Engenhos, o mais antigo e emblemático do complexo e aquele onde funcionaram os primeiros engenhos de galgas para o encasque da pólvora negra, com o propósito de preservar e divulgar a memória do trabalho.

O Museu  está estruturado em quatro núcleos que abordam os seguintes temas:
- A Invenção, difusão e composição da pólvora – onde dá a conhecer a origem e os elementos de que é feito este explosivo;
- Os primórdios do fabrico da pólvora em Barcarena e a produção de armas nas Ferrarias d’El Rei fundadas por D. João II  – dá conta da primeira ocupação deste espaço para a produção de armas, no século XV,  e só mais tarde, no século XVII, surgiria a primeira oficina de pólvora;
- A reinauguração da Real Fábrica da Pólvora de Barcarena, em 1729, e o Engenho de Galgas – outra importante etapa nesta Fábrica é documentada neste núcleo onde destacamos uma réplica à escala original de um Engenho de Galgas, assim como a primeira planta com a representação do espaço existente em finais do século XVIII; 


- A atividade da Fábrica nos séculos XIX e XX e a criação da Cooperativa de Responsabilidade Limitada – Sociedade de Crédito e Consumo do Pessoal da Fábrica da Pólvora de Barcarena – neste último núcleo expositivo dá um grande destaque ao rosto da Fábrica, ou seja, os seus trabalhadores. Aqui é essencialmente focado o período da Revolução Industrial e as suas consequências sociais com o surgimento do operariado e dos movimentos associativos que lhe estão associados.

Visitar o Museu da Pólvora Negra permite percorrer cerca de 400 anos da história desta Fábrica que se cruzam com muitos dos momentos marcantes da nossa História.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal