O Museu do Pão é um complexo museológico privado localizado em Seia, onde se exibem e preservam as tradições, história e arte do pão português. Abriu ao público a 26 de setembro de 2002.

Está situado na Quinta Fonte do Marão, em Seia, junto à Serra da Estrela, contendo aproximadamente 3.500m, quatro salas expositivas e vários outros espaços do complexo museológico.

Para além do museu em si, neste complexo de iniciativa privada cabem ainda um restaurante (com uma ementa onde abundam pratos que utilizam pão), bar (com biblioteca incluí­da), mercearia antiga (onde se pode comprar pães tí­picos de diferentes regiões portuguesas) e um ateliê de arte de pão (onde os mais novos metem a mão na massa).

O Museu do Pão, sediado em Seia na Quinta Fonte do Marrão, é um museu privado que pretende recolher, preservar e exibir os objetos e o património do pão português nas suas vertentes: etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística.

O projecto do Museu do Pão remonta a 1996, surgindo na sequência de sinergias criadas entre historiadores, empresários e docentes. Desde esse ano de 1996 e até à sua abertura, a 26 de Setembro de 2002, procedeu-se à recolha do espólio, seja através de compra em antiquários, alfarrabistas e leilões, seja através de doações.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal