O Museu Municipal Abel Manta é um museu inaugurado em 1985 localizado em Gouveia, no distrito da Guarda, em Portugal. Constituindo-se como um dos mais importantes núcleos artí­sticos da região, este espaço reúne uma colecção de 108 obras, de 72 pintores contemporâneos sendo por vezes denominado de Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta.

O Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta abre as suas portas a 17 de fevereiro de 1985.

Ocupa o primeiro andar do solar dos Condes de Vinhó, edifício que partilha com a Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, no piso inferior, até esta se mudar, em setembro de 1995.

A partir desta altura, o pôde Museu estender-se a todo o edifício: um átrio de entrada e receção, 7 salas de exposição permanente, uma sala de exposições temporárias, uma biblioteca de artes, uma sala experimental, dois gabinetes, uma oficina, arrecadação, zonas de circulação e instalações sanitárias. Abre sobre um jardim público e situa-se perto de zonas de estacionamento, lojas e restaurantes.

A coleção do Museu foi constituída a partir de uma doação efetuada, em 1985, pelo filho de Abel Manta, arquiteto, pintor e artista gráfico João Abel Manta. Em 2001, viria a fazer uma segunda doação, com testemunhos da sua obra gráfica.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal