A Torre de Menagem de Chaves, possivelmente construída no século XIII o XIV, é o único vestígio conservado do antigo Castelo medieval, que corresponde a un tipicismo próprio da arquitectura militar gótica. Trata-se de uma construção sólida, em granito da região com um interior sobrio.

Por volta de 1385, foi submetido pelas forças de Dom João I, depois da sua vitória na Batalha de Aljubarrota, e que o doou ao Condestável, Dom Nuno Álvares Pereira.

O Castelo abriga desde 1978 um Museu Militar que dá a conhecer melhor a História Militar Portuguesa, e que está integrado na Rede de Museus de Chaves. O Museu ocupa os quatro pisos interiores da Torre, onde estão expostos armas, espadas, uniformes, peças de artilharia, bandeiras e troféus utilizados pelo exército português, desde a Idade Média até à atualidade.

Cada piso é dedicado à um período o um tema da história militar.

No primeiro piso, encontra-se a sala Dom João I dedicada à época da Reconquista com varias objetos como uma réplica do elmo de Dom João I, a sua bandeira, espadas do século XVII, figuras de algums dos povos que passaram por Chaves (archeiros, guerreiros, cavaleiros, legionário romano…).

O segundo piso é dedicado às Guerras Peninsulares (1808-1815), ao qual a cidade de Chaves se encontra fortamente ligada, uma vez que foi através desta cidade que a Segunda Invasão Francesa, liderada pelo Marechal Soult, penetrou em Portugal. Este piso contem armas e armaduras antigas e também fotografias antigas de personagens ilustres tal como o Marquez de Chaves, O Dom João VI e o Conde de Amarante.

Continuando nossa visita no terceiro piso, encontramos a sala dedicada à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), onde se pode ver o espólio do General José Celestino da Silva, um capacete das tropas alemãs, uniformes de infantaria e várias peças de artilharia alusivas à época.

No quarto e último piso do museu, encontra-se a sala dedicada as guerras coloniais (1961-1974) com a exposição de armas e uniformes portuguesas e indígenas.

A cereja no topo do bolo é a vista que temos do topo do Castelo que dá para apreciar a melhor vista panorâmica da cidade sobre a antigas casas medievais, o vale de Chaves e sobre o jardim evolvante do Castelo.




INFORMAÇÕES DE CONTACTO


TELEFONE



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal