Portugal gosta de se promover como “Costa Oeste da Europa” e quem pode argumentar com isso?
O país exala uma vibe californiana com seu clima ensolarado, ótimas ondas para o surfe e uma indústria do vinho que a inveja da Ibéria.
Sua cultura de café e pastelaria conquista céticos - quem não ama pastéis de nata ? - e agora até os gourmands estão começando a se interessar. Há rumores de que o novo guia Michelin para a área, a ser lançado no final deste mês, dobrará o número de restaurantes estrelados no país.
Para selar o acordo, o cenário de varejo do país começou a animar-se. Em um país famoso por produzir produtos de qualidade para outros (da Armani à Louis Vuitton), os empreendedores se orgulham de exibir as marcas “Made in Portugal” para o mundo.
Aqui estão oito razões para ir agora - antes que a palavra se espalhe.
Onde comer
A nação ibérica está rapidamente se tornando um destino de comida, e o nome mais ligado ao seu crescimento culinário é José Avillez. Um prolífico dono de restaurante, ele supervisiona seis restaurantes no bairro do Chiado, em Lisboa. Avillez foi o primeiro chef português a ganhar duas estrelas Michelin, dado ao seu sofisticado restaurante Belcanto . Neste verão, ele revelou seu mais novo, o Bairro do Avillez , que se concentra em deliciosos frutos do mar. A sua açorda de camarão , preparada com pão, coentro e pimenta vermelha, é obrigatória.
RANCHERS ALEGRES
É difícil não se apaixonar pela região do Alentejo, com a sua beleza acidentada marcada por olivais, bosques de cortiça e vinhas. E os visitantes caem ainda mais para São Lourenço do Barrocal , uma fazenda de 200 anos que foi convertida em hotel este ano pelo arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker, Eduardo Souto de Moura. Aqui, os hóspedes desfrutam de safras da adega da propriedade, desfrutam de um mergulho na piscina ou mergulham em um banho de cedro em seu spa sereno. Canalize seu caubói interior e prepare-se para explorar os quase 2.000 acres de terras da propriedade (de cerca de US $ 160).
COSTA COISA
As praias do Algarve, na costa sul de Portugal, são muito populares entre os turistas. Alguns até decidem ficar para sempre. Depois de trabalhar em finanças, a cidadã francesa Veronique Polaert e Christian Kraus da Alemanha viram o seu futuro aqui, especificamente numa mansão decadente do século XIX na cidade costeira de Lagos. Agora, a propriedade foi remodelada em um elegante alojamento de 30 quartos com toques tradicionais, como telas de treliça e azulejos de terracota. A propriedade, que será inaugurada em breve, chamada Casa Mãe Hotel , tem dois restaurantes, uma piscina, um cinema ao ar livre e uma loja para comprar comida e artesanato tradicionais (a partir de US $ 126).
LOJA LOCAL
Um grupo corajoso de empresários emergiu da persistente crise econômica de Portugal para lançar marcas que mostram o know-how de design e fabricação do país. A marca de roupas La Paz faz malhas com tema náutico. A Flanela Portuguesa faz camisas casuais para homens em algodão resistente com um toque suave. A Ideal & Co utiliza couros curtidos com vegetais e telas de algodão com lantejoulas para suas bolsas e mochilas. A Wolf & Son fabrica calçados clássicos de couro e tênis de camurça para pais e filhos. Chocolataria Equador seduz doces com barras de chocolate em invólucros ao estilo da década de 1940 e recheios exóticos, da manga ao porto.
MONTANHA ALTA
No alto das montanhas da Serra da Estrela, num vale glaciar, encontra-se a Casa das Penhas Douradas , um hotel boutique de 18 quartos que mistura de forma inteligente móveis vintage escandinavos com design moderno português (desde $ 130). Elementos acolhedores encontrados em toda a propriedade incluem colchas e cobertores coloridos e tapetes em burel , uma lã resistente usada por pastores locais desde os tempos medievais. Os donos do hotel ressuscitaram o interesse pelo burel e agora produzem sacos e utensílios à venda nas suas lojas da Burel Factory em Lisboa e no Porto.
ARQUITETURA SURPREENDENTE
As instituições culturais de Portugal receberam um impulso este ano de arquitetos que sabem embelezar a paisagem construída. Em primeiro lugar, o vencedor do Prémio Pritzker Álvaro Siza Vieira revelou um museu dedicado ao pintor abstracto Nadir Afonso; o resultado é um complexo de concreto branco imaculado em Chaves. Siza Vieira juntou-se ao compatriota Eduardo Souto de Moura em Santo Tirso para um projecto municipal e de museu de escultura chamado Museu Municipal Abade Pedrosa (MMAP). No mês passado, foi a vez de Lisboa, com a abertura à beira do rio do ondulante MAAT(Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia), um edifício da arquiteta britânica Amanda Levete.
COMIDA COM VISTA
Situado em um penhasco na costa do Atlântico e ostentando uma piscina de água salgada alimentada pelas ondas, Azenhas do Mar é o paraíso para os amantes de frutos do mar. O proprietário João Pedro Cunha garante ingredientes frescos com robalo e robalo ao longo da costa sudeste. Ele também arrisca a vida e os membros para erguer a delicadeza local percebes (cracas de ganso) das rochas nas ondas arrebatadoras . Experimente-os como entrada enquanto saboreia um branco deslumbrante da vinícola local Casal Santa Maria e aproveite as vistas panorâmicas do mar.