Comporta e a peninsula de Tróia o novo oeste selvagem da Europa


Uma hora e meia de carro ao sul de Lisboa, aos pés da península de Tróia, fica uma pequena vila despretensiosa chamada Comporta. O litoral aqui - milhas intermináveis de areias brancas e arejadas - é magnífico. Mas a própria Comporta fica ligeiramente no interior, separada das dunas por arrozais. Os dias ainda são claros e quentes nesta época do ano, mas uma sonolência permeia suas duas ruas com suas simples casas de pescadores de um andar e o ocasional café e loja.

Para os não iniciados, esta pacata vila agrícola é como muitas outras espalhadas por Portugal. No entanto, a Comporta tornou-se sinônimo de legalismo sob o radar. É um fenômeno internacional - e está trazendo um público totalmente novo para a costa alentejana selvagem e intocada de Portugal.

Todo verão, uma multidão descontraída e rica vai descer. Boutiques e galerias da moda aparecerão, e seus cafés voltarão a ser inundados por vozes estrangeiras. Vá para fora da cidade, em uma das trilhas empoeiradas que levam até a praia, e  verá o que o rebuliço é sobre.

É aqui que pode confundir o lugar para Ibiza. Ao pôr do sol, multidões se reúnem na areia em frente ao Café Comporta. Enquanto o clube bate do baralho, homens em triliques de palha sentam-se de pernas cruzadas com violões na areia enquanto mulheres balançam, olhos fechados, mojitos e celulares na mão.

Para a maioria dos portugueses que se encontram nestas partes, o fenómeno da Comporta é curioso e divertido - mas muito bem-vindo. “É uma espécie de intangível. É algo criado por algumas pessoas bem posicionadas ”, afirma João Madeira, director-geral da vizinha Troia Resort ( troiaresort.pt ).

“A Comporta fazia parte da maior propriedade familiar em Portugal”, explica ele, porque a toda-poderosa família proprietária de terras do Espírito Santo faliu durante a crise global e grande parte da terra já foi recuperada pelo estado. “Eles conheciam pessoas - Nicolas Sarkozy e Carla Bruni, Christian Louboutin, Princesa Caroline de Mônaco - e os convidaram para a Comporta. Criou uma aura que beneficia toda a área ”, afirma a Madeira.

Durante a recessão, que sufocou o mercado imobiliário de Portugal de 2010 a 2013, a família Espírito Santo congelou as vendas de imóveis na Comporta. Ainda é difícil encontrar qualquer coisa à venda na aldeia - e em nenhum lugar isso tem uma vista para o mar.

Mas os empreendimentos eco-boutique, tipicamente de moradias de madeira em estilo cabana, situados entre os pinheiros e dunas, estão surgindo ao longo da costa próxima e aproveitando o nome Comporta. E o ultra luxuoso Aman Group está construindo seu primeiro resort ibérico, Amanduna, nas florestas próximas ao Carvalhal, a 14 quilômetros ao sul.

Os franceses vêm adotando o chique discreto da Comporta há vários anos. “Tudo começou com as marcas A e isso criou uma tendência liderada pelo rico hippie-chic francês que procurava encontrar o verdadeiro Portugal”, afirma Charles Roberts, sócio-gerente da Fine & Country Portugal. “Todos se deliciam com as rigorosas restrições de planejamento ambiental e com o uso de materiais de construção tradicionais. A Sublime Comporta é o resort que fez isso primeiro e colocou a Comporta no mapa. ”

 
“Quando compramos, ninguém falava sobre a Comporta”, diz ele. “Ainda é uma vila sonolenta que se revela relutantemente, mas de repente alguns grandes nomes foram para lá e se tornou muito mais movimentado nos últimos dois anos.”

 

Há pouco que pode ser feito sobre os restantes blocos de torre - além de olhar para o outro lado. Mas o desenvolvimento da península a partir de agora será de baixa densidade, low-rise e high-end. “Existem 600 espécies de plantas e animais na península. A lagoa é a área mais sensível - então tudo o que é construído perto dela terá que ser em palafitas para deixar a natureza crescer por baixo ”, diz Madeira.

A vizinha Setúbal está passando por uma transformação própria. Um porto anteriormente deprimido, agora tem uma orla renovada, dezenas de ótimos restaurantes e, conforme votado pelo USA Today, um dos melhores mercados de peixe do mundo. “Muitos proprietários em Troia vão comprar o peixe. Setúbal é um trunfo para Tróia agora - e não poderia ter dito isso há 10 anos ”, diz Madeira.

O mesmo poderia ser dito para a Comporta. Esta área do Alentejo está em ascensão - e está a fazê-lo de uma forma discreta e ao natural que a galera não parece ter o suficiente.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal