O algarve tem umas das melhores costas de praias da Europa, aqui tens a lista das melhores prias do concelho da lagoa, estas são as melhores praias com Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios. Os Critérios do Programa Bandeira Azul para praias estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água;  Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços

 

Praia do Ferragudo

 



A Praia Grande fica na margem nascente do troço final do estuário do rio Arade. O areal forma uma faixa com pouco mais de 760m de comprimento e 130m na sua maior largura. O acesso pedonal faz-se por uma escadaria que vence uma diferença de cotas de cerca de 30m. Na praia existem vários restaurantes e concessões de toldos e outros equipamentos. O Município mantém na praia um parque infantil e zonas desportivas. A Junta de Freguesia gere balneários e sanitários à entrada da praia. Limitam a Praia Grande, a Sul, o molhe Nascente da barra do rio; a Este o areal é enquadrado por arribas que chegam aos 30m de altura, com cristas revestidas por uma vigorosa vegetação mediterrânica, onde se podem ver algumas moradias sobranceiras à praia. A Norte, ergue-se o Forte de S. João do Arade, estrutura que, em conjunto com a Fortaleza de Santa Catarina, garantia a defesa do estuário perante as investidas da pirataria. Não longe, um pouco mais a montante, avista-se o núcleo urbano da vila de Ferragudo.

 

Praia do Pintadinho

 



 

Praia do Pintadinho é uma das mais conhecidas praias do concelho de Lagoa (Algarve). Encontra-se na freguesia de Ferragudo, do lado direito da praia do Molhe.

Está, como a maior parte das praias do concelho de Lagoa, rodeada por rochas argilosas, as quais são normalmente usadas por pescadores. A rocha direita desenha um cabo que entra no mar onde estão colocados o Farol da Ponta do Altar e uma torre-radar.

Praia dos Caneiros

 



 

Praia não urbana de uso intensivo. Praia arenosa, encaixada em arribas calcárias, dominada a poente por um promontório onde se erguem um velho farol e uma torre VTS. Faixa litoral envolvente formada por arribas carbonatadas constítuidas por biocalcarenitos do Miocénico Inferior.

Praia do Carvoeiro

 



 

Praia urbana de uso intensivo. Praia arenosa, encaixada em arribas calcárias, dominada a nascente por um promontório onde se ergue um interessante conjunto formado por uma pequena igreja e um portal e muralha de uma antigo forte de defesa costeira. Faixa litoral envolvente formada por arribas carbonatadas constítuidas por biocalcarenitos do Miocénico Inferior. A actividade balnear coexiste com um núcleo vestígial de Pesca Artesanal.
 

Praia do Vale Centeanes

 



 

Praia não urbana de uso intensivo. Praia arenosa, encaixada em arribas calcárias, dominada a poente e nascente por promontórios. Faixa litoral envolvente formada por arribas carbonatadas constítuidas por biocalcarenitos do Miocénico Inferior.
 

Praia da Senhora da Rocha

 



Praia não urbana de uso intensivo. Praia arenosa, encaixada em arribas calcárias, dominada a poente por um estreito promontório onde se encontra a Capela de N. Sra da Rocha (Monumento de Interesse Público). Faixa litoral envolvente formada por arribas carbonatadas constítuidas por biocalcarenitos do Miocénico Inferior. A actividade balnear coexiste com um pequeno núcleo de Pesca Artesanal.
 

Vale do Olival

Praia urbana de uso intensivo localizada no extremo Nascente do Concelho de Lagoa. Praia arenosa, encaixada em arribas calcárias no sector Poente. Para Nascente o areal estende-se pelo Concelho de Silves até à zona dos Salgados. Litoral envolvente formada por arribas carbonatadas constítuidas por biocalcarenitos do Miocénico Inferior.