Visita a Aldeia da luz no roteiro do Alqueva Alentejo

Visita a Aldeia da luz no roteiro do Alqueva Alentejo

A certeza de que com a construção da barragem de Alqueva a aldeia da Luz ficaria submersa fez desta localidade uma das mais badaladas do País. Vinte e três meses após o fecho das comportas desta gigantesca obra, os terrenos onde em tempos existiu a famosa localidade estão praticamente todos submersos.

A nova Aldeia da Luz foi construída para realojar os habitantes da antiga aldeia da Luz submergida pelas aguas da barragem de Alqueva. A nova aldeia foi construída de forma a manter no essencial as características da aldeia antiga.

A questão do realojamento dos habitantes da aldeia da Luz iniciou-se em 1981. Foram consideradas 3 hipóteses: indemnizar dos habitantes, transferi-los para uma povoação vizinha ou construir uma aldeia semelhante. Esta ultima alternativa foi a escolhida, sendo a preferida pela população.

As obras iniciaram-se em 1998 e terminaram em 2002. 

O dia 16 de Novembro de 2002 mudou, para sempre, a vida dos habitantes da Luz. Ao mesmo tempo que as águas do Guadiana iam submergindo o velho povoado, a três quilómetros de distância era inaugurada a nova aldeia. Envolta em promessas, parecia fadada para o progresso. Quase 13 anos depois, a maioria dos habitantes ainda não é dona do próprio quintal.

Casas ao estilo alentejano, todas iguais, numa paisagem aqui e ali pontuada por construções estranhamente modernas. Desajustadas. Construída em 2012 para substituir a antiga aldeia, submersa pelas águas da barragem do Alqueva, a nova povoação representava uma promessa de vida nova. Hoje, é um aglomerado de casas no meio de nada.

Uma aldeia postiça

 
O café Guloso é o refúgio dos homens da Luz. Sentado ao balcão, entre conversas e copos de vinho branco, Manuel Conde Ramalho, de 68 anos, não esconde as saudades da velha aldeia. “Aquela é que era a nossa aldeia, não é esta, postiça”. Guarda de caça, Manuel apresenta-se devidamente fardado e pronto para algum serviço que apareça. Pouco serviço, porque a caça é pouca. As águas invadiram o mato onde viviam os coelhos.

Os coelhos morreram e os próprios habitantes da Luz sentem-se uma espécie em vias de extinção. Manuel lamenta-se: “O meu pai teve sete filhos. Hoje, quem tem um ou dois já faz muito”. Além de não oferecer saídas de emprego, a aldeia surge aos olhos de Manuel como um local pouco apetecível para se viver. “Se alguma coisa de bom fizeram na nova aldeia, foi por engano”.

A culpa, diz, é dos engenheiros. Lembra, a propósito, os esgotos construídos na velha aldeia. “Os engenheiros foram um pedreiro de Mourão e outro lá da aldeia e a obra ficou bem feita. Nunca houve problemas. Aqui houve mais de uns cinquenta engenheiros, para quê?”.

A Nova Aldeia foi construída com a preocupação da manutenção dos traços e bens patrimoniais anteriores, sendo também construído um Museu com vista a perpetuar a memória da antiga aldeia e suas gentes. Uma colecção etnográfica da Aldeia, peças arqueológicas, estando o museu dotado de uma sala de exposições temporárias. 


A Aldeia está igualmente dotada de uma Praça de Touros, de um Lavadouro público que tem também a função e Miradouro com uma bonita vista sobre a Barragem do Alqueva, contando igualmente com a Igreja Paroquial do Sagrado Coração de Jesus, e uma réplica da Fonte Santa presente na antiga aldeia, que se dizia brotar águas milagrosas.


Em toda a área encontram-se diversas estações arqueológicas de diferentes períodos, muitas delas dadas a conhecer através da construção da Barragem. 







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 12 melhores locais para visitar na Ericeira

Os 12 melhores locais para visitar na Ericeira

Praia da Baleia ou praia do Sul na Ericeira Mafra A Praia do Sul (ou Baleia), próxima do centro da vila e com fácil acessibilidade a pé, é um espaço familiar, onde toda a gente se conhece. Os toldos e barracas às riscas coloridas identificam as várias concessões balneares, abrigando aut&e...
As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Setúbal

As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Setúbal

Forte de So Sebastio da CaparicaO Forte de São Sebastião de Caparica também denominado como Torre de São Sebastião de Caparica, Torre Velha e Fortaleza da Torre Velha, localiza-se na vila do Monte de Caparica, freguesia da Caparica, concelho de Almada, distrito de Setúbal, em Portugal. A Torre Velha de C...
Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Bragança

Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Bragança

Igreja Catedral de Miranda do DouroA Igreja de Miranda do Douro, antiga Sé de Miranda do Douro ou Concatedral de Miranda do Douro, é um templo católico localizado na cidade de Miranda do Douro, nordeste de Portugal. Toda a gente sabe o que são catedrais, no entanto, o termo concatedral poderá não soar ...
Dicas de 10 lugares grátis para visitar em Bragança

Dicas de 10 lugares grátis para visitar em Bragança

Ponte Velha ou Ponte Medieval um ex-libris da cidade de MirandelaA Ponte sobre o rio Tua, conhecida também como Ponte Velha ou Ponte Medieval de Mirandela, é uma ponte de estilo românico que se localiza sobre o Rio Tua. Esta ponte é um ex-libris da cidade de Mirandela e é uma das três pontes que atravessam ...