A magnífica Torre de Bélem, declarada património da Unesco, é o símbolo de Lisboa. Esta antiga torre de controle é de extraordinária beleza. 

A magnífica Torre de Belém ergue-se orgulhosamente no céu de Lisboa , uma joia arquitetônica do reinado de Manuel I que mistura harmoniosamente elementos góticos, bizantinos e manuelinos.

Símbolo de Portugal na época das grandes descobertas, a torre, também chamada torre de Belém ou torre de San Vincenzo , é na verdade um reduto de 30 metros com quatro pequenas torres. Num dia claro, a cor cinza pérola da torre é realçada pela luz do sol e o contraste com o céu azul de Lisboa deixa de boca aberta os muitos turistas que vêm visitá-la.

Majestosa e elegante, a torre é simplesmente encantadora de observar e não é de estranhar que seja hoje um dos monumentos mais visitados de Lisboa . Tire uma foto desta maravilhosa torre de longe, depois aproxime-se e visite-a para descobrir mais sobre sua história centenária. 

Um pouco de história A torre de Belém foi construída no século XVI por iniciativa do rei D. João II , que desenhou um sistema de defesa para a foz do rio Tejo.

A construção da torre começou em 1515 e foi levada a cabo pelo rei D. Manuel I na morte de João II ; eles foram concluídos em 1521.

O projeto é do arquiteto militar Francisco de Arruda e de Diogo de Boitaca, que também colaborou no projeto do vizinho Mosteiro dos Germênios : podemos ver algumas semelhanças nos dois edifícios, que no entanto tiveram funções diferentes.

Na época em que a torre foi construída, ficava no meio do rio, enquanto hoje não fica longe das margens do Tejo. Esta mudança é devida a alguns a um desvio do rio ocorrido após o terremoto devastador de 1755, enquanto outros argumentam que é uma conseqüência da mudança progressiva ao sul da costa. 

Visita à Torre de Belém Se decidir visitar o interior da torre de Belém, lembre-se de que foi construído para fins defensivos: não espere quartos ricamente decorados, eles são quartos funcionais projetados para fins militares que não re-propõem o esplendor da fachada externa.

Dito isto, uma visita à torre de Belém é, no entanto, uma experiência fascinante, porque você se encontrará vagando entre os quartos centenários construídos no rio e desfrutará de uma vista agradável. Para acessar o interior,  terá que atravessar uma passarela e a ponte levadiça.

Durante a sua visita, você terá acesso à passarela nas muralhas defensivas, ao Hall of Audiences , ao Governor s Hall, ao Kings Hall , a uma capela e a um terraço panorâmico. 

Para visitar a torre de Belém, pode optar por comprar apenas o bilhete para a torre ou um dos diferentes bilhetes combinados que incluem, para além da torre, outros monumentos famosos de Lisboa, incluindo o Mosteiro do Geronimo que se encontra nas proximidades.

A visita à Torre de Belém é gratuita para os titulares do Lisboa Card , o cartão turístico de Lisboa, que permite acesso gratuito ou com desconto a mais de 50 atrações, bem como o uso ilimitado de transportes públicos. 

Como chegar à torre de Belém A Torre de Belém está localizada no distrito de mesmo nome, facilmente acessível por ônibus da cidade, o bonde número 15 ou o metrô (ponto de Belém).



Como economizar no ingresso de admissão Dedicado aos que desejam visitar Lisboa, os cartões de desconto permitem-lhe poupar dinheiro nas entradas para as atracções turísticas mais importantes, nos meios de transporte e nas principais actividades.

Torre de Bélem é uma das atrações incluídas no Lisboa Card