Símbolo do renascimento da cidade, a Baixa é um distrito central de Lisboa que se estende do Rossio até o rio, com elegantes ruas e praças de pedestres. 

A Baixa , ou cidade baixa , é o bairro mais elegante de Lisboa , símbolo do renascimento da capital após o devastador terramoto de 1755 construído pelo Marquês de Pombal.

Tão radical foi a transformação desta área uma vez perto do palácio real que o bairro também é chamado Baixa Pombalina.

Percorrendo a rede ordenada de ruas e becos perpendiculares e paralelos da Baixa, que lembram um tabuleiro de xadrez,  experimentará um sentimento completamente diferente da desordenada confusão de ruas estreitas da vizinha Alfama , o bairro mais tradicional de Lisboa.

Espaços amplos, ruas pedonais, aberturas no rio e mansões elegantes caracterizam esta área que para muitos turistas representa a primeira aproximação à cidade.

Aqui, de fato, há muitos hotéis, pousadas e albergues, bem como bares, restaurantes e confeitarias, mas também lojas e escritórios. Não há nada melhor para começar um dia com um sorriso do que deixar o hotel beijado pelo sol e sentar-se para tomar um café numa das mesas ao ar livre das elegantes ruas e praças da Baixa. 

O que ver na Baixa de Lisboa



A Baixa é absolutamente um tiro no pé: é a área dos cafés comerciais, e seus principais atrativos, com uma exceção, todos sob o céu aberto. 

O muito grande intervenção Praça do Comércio é o centro da reconstrução da cidade queria pelo Marquês de Pombal, um espaço em forma de quadrado enorme caracterizada pela simetria neoclássica elegante e virtuosismo, fechado em três lados por casas senhoriais abertas para o rio em quarta.

No centro da praça está a estátua de bronze do rei D. José I, obra de Joaquim Machado de Castro desde 1775.

Uma vez que a praça foi o principal ponto de entrada para a cidade, que ocorreu principalmente através da água: um testemunho deste significado simbólico é Cais das Colunas , as duas colunas que parecem emergir da água no final de uma escadaria de mármore monumental que desce para o rio. 

Saiba mais sobre a Praça do comercio 

Arco da Rua Augusta 



Outra maravilha da Praça do Comércio é o " Arco da Rua Augusta , no lado norte da praça, que liga a praça para a principal rua comercial da cidade.

Este arco triunfal monumental, iniciado em 1755, mas concluído apenas em 1873, está decorado com estátuas que representam figuras importantes da história de Lisboa, incluindo o explorador Vasco da Gama e o Marquês de Pombal, a quem devemos a aparência de hoje. quadrado. Você pode subir até o topo para desfrutar de uma vista maravilhosa do bairro e do rio.

Saiba mais sobre o Arco da Rua Augusta 

Rossio centro de Lisboa



No lado oposto da Rua do Augusta fica a segunda praça mais importante da Baixa, a animada Praça D.Pedro IV, mais conhecida como Rossio: é  o centro nevrálgico da Baixa, um ponto de trânsito, mas também uma paragem de café, para residentes e turistas.

Apesar da praça ser ladeada por prédios elegantes, pela primeira vez, em vez de olhar para cima, seus olhos são direcionados para baixo para admirar o belo piso pavimentado de calcário preto e branco que forma um elegante padrão de onda, clara referência ao mar, um verdadeiro protagonista da história de Portugal.

A fachada da estação do Rossio , um edifício manuelino de três andares no canto noroeste da praça, também é linda

Saiba mais sobre o Rossio Lisboa

Elevador de Santa Justa 



Uma obra-prima da arte e da engenharia é o Elevador de Santa Justa , um gigantesco elevador que liga a Baixa à colina do Carmo.

Funcionando desde o início do século XX, tem um charme vintage dado pelas suas cabines de madeira e latão, mas para a época em que foi construído representou um trabalho muito inovador, considerado até arriscado.

À noite, quando está iluminado, é uma vista magnífica, bem como um dos melhores miradouros de Lisboa.



Saiba mais sobre o Elevador de Santa Justa 

Chegar ao Centro de Lisboa Baixa de Lisboa  A Baixa é um dos bairros centrais de Lisboa , ligado por todos os meios de transporte : eléctrico, autocarro, metro. Existem também ligações directas para o aeroporto.




Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal