O Terramoto de 1755 encontra-se entre os 10 maiores sismos já ocorridos no Mundo, atingindo uma magnitude de 8,7 na escala de Richter, o que corresponde á libertação de uma energia semelhante à da explosão de 5.000.000.000 de toneladas de TNT. (DIAS, 2000)

O epicentro situou-se a Sudoeste do Cabo de S. Vicente, na área do Banco Gorringe, Planície da Ferradura e Banco Marquês de Pombal. Os estudos mais recentes apontam para a sua localização neste último, situado a cerca de 150 km do Cabo de S. Vicente. (TEVES-COSTA, Paula, in MENDES-VICTOR, 2006, pág. 33)

A proximidade do epicentro do Terramoto à cidade de Lagos teve desde logo duas consequências fundamentais:

O facto de ter atingido a cidade com uma intensidade muito elevada, estimada num grau X-XI na escala de Mercalli, e o facto de o tsunami subsequente ter chegado à cidade num muito curto espaço de tempo, estimado em cerca de 20-30 minutos.

Lisboa, Portugal  1 de novembro de 1755 O Grande Terramoto de Lisboa figura na lista dos mais destrutivos. Com uma magnitude de 8,7 na escala de Richter, o desastre natural causou uma destruição quase total da capital portuguesa e a morte a um número entre 70 mil e 90 mil pessoas. O sismo foi sentido no norte de África, em França e no norte de Itália. Seguiu-se de um maremoto devastador e um grande número de incêndios espalhados pela cidade. O terramoto ocorrido na manhã do Dia de Todos os Santos foi inspiração para grandes autores e filósofos do iluminismo.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal