Dornes

Já ouviste falar em Dornes? Não? Mas devias. Para quem gosta de fazer férias em Portugal, não conhecer esta vila à beira do rio Zêzere é, simplesmente, um sacrilégio. Situemo-nos primeiro: este destino fica no concelho de Ferreira do Zêzere, distrito de Santarém. Trata-se de uma península, o que dá um charme ainda maior a esta vila de cariz bastante religioso.

Aqui, podes aproveitar a praia fluvial de Dornes ou, caso pretendas, explorar as imensas praias deste género na região. A barragem de Castelo de Bode fica perto e é mais um local para desfrutares do sossego do Centro de Portugal.

AÇORES

As ilhas dos Açores são verdadeiros tesouros da natureza prontos a ser explorados com emoção. É um orgulho termos em Portugal um destino tão bonito e tão único. No total, são nove maravilhosos motivos para voarmos até ao arquipélago: Santa Maria e São Miguel, do lado oriental; Terceira, São Jorge, Faial, Pico e Graciosa, no grupo central e, por fim, as Flores e o Corvo.

São Miguel, Terceira, Faial e Pico são as ilhas mais visitadas e maiores em termos de população, mas todas guardam encantos próprios, que merecem ser conhecidos. No entanto, mesmo que na sua viagem não consiga abarcar todas, sairá dos Açores de coração cheio.

Peso da Régua

No meio desta lista de destinos que encaixem no conceito de escapadinhas em Portugal para as tuas férias de Verão, regressamos ao Norte e estacionamos em Peso da Régua. Começávamos a sentir falta do Douro, admitamos.

E é por aqui que iniciamos as nossas sugestões: aproveita para dar um passeio de barco pelo segundo maior rio português. Se a actividade terminar durante o final de tarde, mantém-te à beira-rio e degusta algumas das iguarias da região: vinho do Douro (branco ou tinto), acompanhado por queijos, pão e enchidos.

Esta cidade do distrito de Vila Real permite ainda que faças duas coisas: a primeira, é que desligues do turbilhão da cidade e que te esqueças que existem combustíveis fósseis. A segunda, é poder desfrutar, lentamente, de uma das zonas mais bonitas do país, sempre com uma temperatura amena, sem os excessos normais desta fase do ano em Portugal.

O que tens, então, para ver/visitar? A saber: o Miradouro de São Leonardo e de São Domingos, o Museu do Douro e, caso te sintas com força, podes dar uma volta no Comboio Histórico do Douro

DOURO

Não é um destino de praia – na verdade, até há algumas praias fluviais no Douro – mas é um destino português de férias absolutamente apaixonante. A paisagem dos socalcos vinhateiros é única no mundo e conquista ao primeiro olhar. Depois, há as quintas, os vinhos e as gentes durienses, que nos fazem sentir em casa.

Há cada vez mais excelentes hotéis no Douro, que juntam experiências vínicas e gastronómicas a uma oferta ímpar na área do de bem-estar. Imagine-se a fazer uma massagem de relaxamento ao mesmo tempo que contempla a paisagem. No final, uma refeição preparada com mestria, com vinhos excecionais a acompanhar.

 

Comporta

 

As nossas férias de Verão podem ser mais simples do que aquilo que, inicialmente, possamos pensar: a apenas uma hora de distância de Lisboa encontramos um destino fabuloso para a tua escapadela em Portugal. Chama-se Comporta e, segundo o New York Times, é um dos destinos obrigatórios em 2018.

A praia é um dos pontos de paragem obrigatória do turismo em Portugal enquanto aqui estiveres. Areia branca, águas calmas, azuis e translúcidas. 

ALGARVE

O Algarve dispensa apresentações. Um destino de férias cobiçado por turistas de todos os continentes, oferece praias e infraestruturas hoteleiras ao nível do melhor que há na Europa e no mundo. O bom tempo que se faz sentir durante quase todo o ano é outro chamariz, no entanto é no verão que o Sul de Portugal se enche de vida e de cor.

Parque Nacional de Peneda-Gerês: refugia-te na natureza

Gostas de viver na cidade e valorizas a comodidade de ter todo o tipo de bens e serviços aí mesmo à porta. Mas durante este fim de semana preferes respirar ar puro e estar longe do ruído dos carros e do movimento incessante de gente ao teu redor. Pois uma escapadinha no Gerês pode ser o plano ideal para ti, com as suas aldeias históricas, paisagens imponentes e cascatas que te convidarão a mudar de itinerário uma e outra vez. Mas não te preocupes.

ALENTEJO

As açordas onde não faltam os aromáticos coentros, as massadas, as ricas sobremesas: um cardápio regional de comer e chorar por mais. Do interior ao litoral, há muito para calcorrear e descobrir: desde cidades históricas como Évora, a cenários naturais incríveis, como o Alqueva, passando por aldeias amorosas como Monsaraz.

Porto 

Queres aproveitar estes dias longe de casa para divertir-te e para fazer essas coisas que provavelmente não farás no dia a dia, como sentar-te tranquilamente numa esplanada ou queimar calorias numa pista de dança até ao sol nascer. Pois no Porto não te faltarão ideias nem lugares para as concretizar. Desde os pequenos cafés da zona da Ribeira, perfeitos para horas de ociosidade total em frente ao Douro, até aos populares bares junto à Torre dos Clérigos, que te oferecem animação suficiente como para não parar durante 24 horas consecutivas. 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal